20/10/2017 Estação de Coleta Carnaúba ganha área verde para combater descarte de resíduos

Ação ocorria no entorno do ecoponto, após o fim do expediente

Santo André, 20 de outubro de 2017 – A área próxima à entrada da Estação de Coleta Carnaúba, na Vila Guiomar, foi transformada em um espaço verde, com o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. O trabalho foi realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Prefeitura de Santo André, para combater o descarte irregular de resíduos que era feito no local.

Após o fim do expediente da Estação de Coleta Carnaúba, constantemente eram despejados resíduos volumosos e de construção e demolição no entorno do ecoponto. O descarte acontecia mesmo com a presença da placa do Semasa, que faz o alerta de que jogar lixo e entulho é crime. A infração está sujeita à multa e apreensão do veículo.

Desde a criação da área verde, que aconteceu na segunda quinzena de outubro, a autarquia não registrou mais casos de descarte irregular no local. Intervenção semelhante deve ser realizada do outro lado do ecoponto onde há disposição inadequada de resíduos úmidos para a coleta.

A implantação de espaços verdes também foi fundamental para inibir o mesmo problema no entorno das Estações de Coleta Palmeiras, Grajaú e Sorocaba, onde foram instaladas jardineiras.

Horário de atendimento – Desde abril deste ano, o Semasa ampliou o atendimento da Estação de Coleta Carnaúba e de outras quatro para garantir mais comodidade aos moradores de Santo André e estimular o descarte correto de resíduos. Os ecopontos, que funcionavam de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h, passaram a abrir aos feriados. Apenas aos domingos permanecem fechados.

O Semasa possui ainda outras estações de coleta que atendem até às 19h e também aos domingos. Os horários de funcionamentos dos ecopontos podem ser consultado no site da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

28/07/2021: Chácara Baronesa é a 17ª comunidade a receber as trocas do programa Moeda Verde

Iniciativa andreense troca resíduos recicláveis por alimento em locais carentes Santo André, 28 de julho de 2021 – Moradores da comunidade Chácara Baronesa, no Jardim Las Vegas, começaram a participar das trocas do Moeda Verde nesta quarta-feira (28). No local, a estimativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é beneficiar 900 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. “Mais uma comunidade atendida, um projeto que vem para ajudar a todos os envolvidos, pensando sempre na...

Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

28/07/2021: Avenida Giovanni Battista Pirelli é interditada parcialmente no sentido Centro de Santo André

Duas pistas da via, na rotatória próximo ao Assaí Atacadista, estão bloqueadas para as obras de canalização do córrego Cassaquera Santo André, 27 de julho de 2021 – A pista da avenida Giovanni Battista Pirelli, no sentido Centro de Santo André, começou a receber as obras de canalização do córrego Cassaquera. Por causa das intervenções, o trecho da via na região da rotatória do Assaí Atacadista ficará parcialmente bloqueada até o fim de agosto. Inicialmente, neste local, os veículos...

Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

25/07/2021: Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

Ação em conjunto com a Polícia Militar e GCM também rendeu multa ao proprietário e apreensão dos equipamentos Santo André, 25 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, flagrou na madrugada deste domingo (25) um bar no Parque Miami, que realizava evento com música ao vivo e aglomeração de mais de 100 pessoas, todas sem máscara. A...

Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

22/07/2021: Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação  Santo André, 22 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, que havia sido invadida no início...