11/10/2017 Semasa registra queda no número de veículos reprovados por emissão de fumaça preta

Ações da autarquia visam tornar a qualidade do ar mais adequada em toda a cidade

As operações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para prevenir e combater a emissão de fumaça preta mostram que houve pequena queda no número de veículos reprovados entre janeiro e setembro de 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. 

As blitz para fiscalização, que acontecem semanalmente nas vias públicas de Santo André revelam que, até setembro deste ano, 168 veículos foram parados pelos agentes ambientais do Semasa. Desse total, apenas 34 estavam inadequados, ou seja, 20%. No mesmo período de 2016, a autarquia inspecionou 167 transportes, na qual 39 estavam em desacordo e foram autuados, o que equivale a 23%.

Quando a emissão de fumaça preta de caminhões, ônibus e outros veículos movidos a diesel está acima do padrão regular, é emitido um Auto de Infração de Trânsito no valor de R$ 195,23 e o proprietário do veículo recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Operação Inverno – Já a Operação Inverno do Semasa, que tem como objetivo fiscalizar veículos a diesel de empresas de ônibus da frota pública municipal, da Prefeitura de Santo André e da autarquia, realizou, entre julho e setembro, 744 inspeções, sendo que 624 veículos foram aprovados, o que  equivale a  84%. Em 2016, quando o que a autarquia vistoriou 650 viaturas, 84% também foram classificados como regulares.

Os veículos aprovados na Operação Inverno ganham o selo do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) da autarquia. Já os motoristas dos veículos reprovados recebem orientação para levá-los para a manutenção.

As inspeções são feitas com um  equipamento conhecido como  opacímetro, que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no exato momento.

Muito estudos já comprovam os efeitos danosos dos poluentes atmosféricos  à saúde humana. Os poluentes, mesmo quando se encontram abaixo dos níveis determinados por lei, são capazes de provocar efeitos na saúde das pessoas. Sendo assim, as ações promovidas pelo Semasa em relação à qualidade do ar, visam um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida de toda a população.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...