11/10/2017 Semasa registra queda no número de veículos reprovados por emissão de fumaça preta

Ações da autarquia visam tornar a qualidade do ar mais adequada em toda a cidade

As operações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para prevenir e combater a emissão de fumaça preta mostram que houve pequena queda no número de veículos reprovados entre janeiro e setembro de 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. 

As blitz para fiscalização, que acontecem semanalmente nas vias públicas de Santo André revelam que, até setembro deste ano, 168 veículos foram parados pelos agentes ambientais do Semasa. Desse total, apenas 34 estavam inadequados, ou seja, 20%. No mesmo período de 2016, a autarquia inspecionou 167 transportes, na qual 39 estavam em desacordo e foram autuados, o que equivale a 23%.

Quando a emissão de fumaça preta de caminhões, ônibus e outros veículos movidos a diesel está acima do padrão regular, é emitido um Auto de Infração de Trânsito no valor de R$ 195,23 e o proprietário do veículo recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Operação Inverno – Já a Operação Inverno do Semasa, que tem como objetivo fiscalizar veículos a diesel de empresas de ônibus da frota pública municipal, da Prefeitura de Santo André e da autarquia, realizou, entre julho e setembro, 744 inspeções, sendo que 624 veículos foram aprovados, o que  equivale a  84%. Em 2016, quando o que a autarquia vistoriou 650 viaturas, 84% também foram classificados como regulares.

Os veículos aprovados na Operação Inverno ganham o selo do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) da autarquia. Já os motoristas dos veículos reprovados recebem orientação para levá-los para a manutenção.

As inspeções são feitas com um  equipamento conhecido como  opacímetro, que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no exato momento.

Muito estudos já comprovam os efeitos danosos dos poluentes atmosféricos  à saúde humana. Os poluentes, mesmo quando se encontram abaixo dos níveis determinados por lei, são capazes de provocar efeitos na saúde das pessoas. Sendo assim, as ações promovidas pelo Semasa em relação à qualidade do ar, visam um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida de toda a população.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...