11/10/2017 Semasa registra queda no número de veículos reprovados por emissão de fumaça preta

Ações da autarquia visam tornar a qualidade do ar mais adequada em toda a cidade

As operações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para prevenir e combater a emissão de fumaça preta mostram que houve pequena queda no número de veículos reprovados entre janeiro e setembro de 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. 

As blitz para fiscalização, que acontecem semanalmente nas vias públicas de Santo André revelam que, até setembro deste ano, 168 veículos foram parados pelos agentes ambientais do Semasa. Desse total, apenas 34 estavam inadequados, ou seja, 20%. No mesmo período de 2016, a autarquia inspecionou 167 transportes, na qual 39 estavam em desacordo e foram autuados, o que equivale a 23%.

Quando a emissão de fumaça preta de caminhões, ônibus e outros veículos movidos a diesel está acima do padrão regular, é emitido um Auto de Infração de Trânsito no valor de R$ 195,23 e o proprietário do veículo recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Operação Inverno – Já a Operação Inverno do Semasa, que tem como objetivo fiscalizar veículos a diesel de empresas de ônibus da frota pública municipal, da Prefeitura de Santo André e da autarquia, realizou, entre julho e setembro, 744 inspeções, sendo que 624 veículos foram aprovados, o que  equivale a  84%. Em 2016, quando o que a autarquia vistoriou 650 viaturas, 84% também foram classificados como regulares.

Os veículos aprovados na Operação Inverno ganham o selo do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) da autarquia. Já os motoristas dos veículos reprovados recebem orientação para levá-los para a manutenção.

As inspeções são feitas com um  equipamento conhecido como  opacímetro, que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no exato momento.

Muito estudos já comprovam os efeitos danosos dos poluentes atmosféricos  à saúde humana. Os poluentes, mesmo quando se encontram abaixo dos níveis determinados por lei, são capazes de provocar efeitos na saúde das pessoas. Sendo assim, as ações promovidas pelo Semasa em relação à qualidade do ar, visam um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida de toda a população.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...