11/10/2017 Semasa registra queda no número de veículos reprovados por emissão de fumaça preta

Ações da autarquia visam tornar a qualidade do ar mais adequada em toda a cidade

As operações do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para prevenir e combater a emissão de fumaça preta mostram que houve pequena queda no número de veículos reprovados entre janeiro e setembro de 2017 na comparação com o mesmo período de 2016. 

As blitz para fiscalização, que acontecem semanalmente nas vias públicas de Santo André revelam que, até setembro deste ano, 168 veículos foram parados pelos agentes ambientais do Semasa. Desse total, apenas 34 estavam inadequados, ou seja, 20%. No mesmo período de 2016, a autarquia inspecionou 167 transportes, na qual 39 estavam em desacordo e foram autuados, o que equivale a 23%.

Quando a emissão de fumaça preta de caminhões, ônibus e outros veículos movidos a diesel está acima do padrão regular, é emitido um Auto de Infração de Trânsito no valor de R$ 195,23 e o proprietário do veículo recebe 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Operação Inverno – Já a Operação Inverno do Semasa, que tem como objetivo fiscalizar veículos a diesel de empresas de ônibus da frota pública municipal, da Prefeitura de Santo André e da autarquia, realizou, entre julho e setembro, 744 inspeções, sendo que 624 veículos foram aprovados, o que  equivale a  84%. Em 2016, quando o que a autarquia vistoriou 650 viaturas, 84% também foram classificados como regulares.

Os veículos aprovados na Operação Inverno ganham o selo do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) da autarquia. Já os motoristas dos veículos reprovados recebem orientação para levá-los para a manutenção.

As inspeções são feitas com um  equipamento conhecido como  opacímetro, que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no exato momento.

Muito estudos já comprovam os efeitos danosos dos poluentes atmosféricos  à saúde humana. Os poluentes, mesmo quando se encontram abaixo dos níveis determinados por lei, são capazes de provocar efeitos na saúde das pessoas. Sendo assim, as ações promovidas pelo Semasa em relação à qualidade do ar, visam um ambiente mais saudável, priorizando a qualidade de vida de toda a população.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....