21/09/2017 Santo André celebra Dia da Árvore com atividades no Parque Celso Daniel

Crianças plantaram pé de cambuci no local, que recebeu atrações de cultura, lazer e educação voltadas ao meio ambiente

Santo André, 21 de setembro de 2017 – Como forma de conscientizar a população quanto à importância de um dos nossos bens mais valiosos, a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) celebraram nesta quinta-feira (21) o Dia da Árvore com diversas atrações de educação ambiental, cultura e lazer, no Parque Prefeito Celso Daniel, no bairro Jardim. A área de eventos do parque recebeu diversas atrações, que foram bem recebidas pelo público presente e alunos da rede municipal de ensino plantaram um pé de cambuci no local. Entre as atrações, oficinas e workshops ambientais, exposições, prática corporal oriental do Lian Gong e apresentações artísticas, como dança cigana, zumba, circo e percussão. Além dessas opções, as crianças puderam realizar atividades recreativas como cama elástica e ping-pong.

Para o prefeito Paulo Serra, ações como essas fazem o município voltar a se tornar uma referência em políticas públicas quando o assunto é Meio Ambiente. “Santo André é uma cidade relativamente arborizada, mas infelizmente temos algumas regiões que carecem de uma política de arborização mais eficiente. Por isso é muito importante essa conscientização, para aproveitar essa data festiva para chamar a atenção para essa construção de cidade que queremos. Passa pela qualidade de vida a manutenção do meio ambiente e arborização da cidade para também contribuir com o ecossistema e conservação do ar”, afirmou o prefeito.

O evento contou com a presença do prefeito Paulo Serra, do vice-prefeito Luiz Zacarias, do secretário de Meio Ambiente, Donizeti Pereira, entre outros secretários e adjuntos e teve a participação integrada de diversos departamentos. Estiveram disponíveis para o público o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa e tendas do Departamento de Resíduos Sólidos com informações sobre compostagem; o Departamento de Vigilância à Saúde, com informações sobre os cuidados para prevenção ao mosquito da dengue; o Departamento de Manutenção de Áreas Verdes, com apresentação do Projeto Amigos da Praça e distribuição de mudas. Como uma ação simbólica, uma muda de Cambuci, árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica e muito tradicional na cidade, foi plantada no parque durante a cerimônia de encerramento.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Donizeti Pereira, o evento foi uma forma encontrada para chamar atenção das pessoas para a importância da árvore nas nossas vidas. “Uma cidade que muitas vezes se pede para arrancar árvore todos os dias, as pessoas têm que se conscientizar que a árvore é um filtro de poluição para nós, para deixar o ar com mais qualidade. Esse dia tem que ser comemorado e servir também para repensarmos em muitas das nossas atitudes em relação ao meio ambiente”, contou o secretário.

A preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades da atual administração. A criação de uma secretaria para tratar do tema foi uma das ações do governo para o estabelecimento de diretrizes de políticas públicas relacionadas às questões ambientais.

Parque Escola – No Parque Escola, o Dia da Árvore foi comemorado pelos alunos da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Homero Thon, que visitaram o espaço especialmente para ir à Sala da Árvore do Parque Escola e aos ambientes dedicados ao tema que existem na Escola de Educação Ambiental: a Fitoteca (coleção de plantas), Xiloteca (um local onde se guardam vários tipos de madeira), a Sementeca (espaço dedicado ao armazenamento de sementes) e a Carpoteca (espaço dedicado ao armazenamento de frutos).

Os 30 alunos, do 3º ano, participaram ainda de plantio de sementes de girassol em copos plásticos reaproveitados que foram levados para casa. Para encerrar a programação, os estudantes participaram de uma peça teatral sobre a importância da preservação da natureza e o combate ao desmatamento, onde eles próprios eram os atores.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...