06/09/2017 Prefeitura e Semasa atendem demanda de varrição do Núcleo dos Ciganos

Limpeza ocorrerá sempre às quartas-feiras, no período da manhã

Santo André, 6 de setembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implantou, no fim de agosto, o serviço de varrição manual nas ruas do Núcleo dos Ciganos, em Utinga. O serviço é uma antiga demanda dos moradores, reforçada na visita do prefeito Paulo Serra ao local há cerca de 15 dias. Os varredores farão a limpeza nas vias do núcleo sempre as quartas-feiras, entre 10h e 12h.

O serviço de varrição e limpeza manual é uma das atribuições do Semasa na gestão de resíduos sólidos da cidade. Todo o perímetro urbanizado do município é atendido com a limpeza das guias e sarjetas.

O Núcleo dos Ciganos também é atendido com coleta de resíduos, que acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h. Um caminhão, do tipo gaiola, faz a recolha do lixo nas ruas e vielas da comunidade. Nos locais em que o caminhão não entra, o serviço é feito pelos coletores, em forma de puxada.

Descarte irregular – Além da varrição e da coleta, o Semasa também monitora e realiza a limpeza constante de um ponto de descarte irregular localizado nas imediações do Núcleo dos Ciganos, na rua Júlio Pignatari. Só em 2017, o Semasa já removeu quase mil toneladas de lixo do ponto.

É importante lembrar que o descarte irregular de lixo é um crime ambiental, passível de multa e detenção, quando identificado o infrator. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – R$ 37.584,00). A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 115, da Central de Atendimento.

Para coibir este tipo de prática, o Semasa disponibiliza à toda a população da cidade as 18 Estações de Coleta. Estes equipamentos públicos, e de uso gratuito, podem receber resíduos recicláveis, entulho de pequenas construções, móveis velhos, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, entre outros. Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no site do Semasa, em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...