06/09/2017 Obra da nova ponte da avenida dos Estados entra na reta final 

 Com a ajuda de guindastes, Semasa levará para o local da construção as 18 vigas pré-moldadas, que serão colocadas sobre 44 estacas para a transposição do Tamanduateí. 
Via precisará ser interdita durante todo final de semana
Santo André, 5 de setembro de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) transportará no próximo final de semana (9 e 10/9) as 18 vigas pré-moldadas que servirão de base para a nova ponte da avenida dos Estados, localizada na altura da rua Augusto Ruschi, no Centro da cidade. Para conduzir as vigas de 30 m de comprimento e 40 ton cada até o local da obra será necessário o uso de guindaste e carreta. A avenida dos Estados será bloqueada na altura da obra, na pista sentido Mauá, ao longo de todo sábado e domingo.
A maior parte das vigas foi confeccionada em um canteiro a 1km do local. Elas serão içadas uma a uma por um guindaste até uma carreta, que as transportará até a obra, onde serão novamente içadas e colocadas sobre estacas, fazendo a transposição do rio Tamanduateí.
Para a realização do trabalho, o trecho da avenida dos Estados entre a rua dos Alpes e o viaduto Adib Chammas, na pista sentido Mauá, e a rua Augusto Ruschi, serão interditas de 1h de sábado (9/9) até 22h de domingo (10/9). Para a realização do bloqueio, agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego), da Prefeitura de Santo André, estarão no local para orientar os motoristas.
Como rota alternativa para Mauá, os veículos poderão acessar a rotatória da avenida Antônio Cardoso, sentido Terminal Metropolitano Santo André Leste, entrar à direita na Visconde de Taunay e entrar na avenida Henri Sanejouand, retornando para a avenida dos Estados.
Construção – A ponte da avenida dos Estados está sendo construída pelo Semasa desde abril, logo após a antiga estrutura entrar em colapso por causa de forte chuva que atingiu Santo André.
Para minimizar o risco de enchentes no local e evitar a erosão nas margens do rio, a nova passagem foi projetada com um vão de 22 m, 9 a mais do que a passagem antiga, que já não era compatível com a atual vazão do Tamanduateí.  Ela também será 1,2m mais alta que a antiga ponte. A obra vai custar R$ 3,9 milhões e será finalizada em outubro.
Números da nova ponte
18 vigas pré-moldadas, com 30 metros de comprimento e 40 toneladas cada
Aço usado em toda obra: 90 toneladas
Concreto usado em toda obra: 630 toneladas
Estacas: 44 unidades do tipo raiz (22 em cada margem), com 41 cm de diâmetro cada
Vão do rio: 22 metros
Altura da ponte: 1,35 metro
Custo total: R$ 3,9 milhões
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

05/03/2021: Funcionamento dos serviços do Semasa | Fase Vermelha – de 6 a 19/3/2021

Em atendimento aos decretos do Prefeito Paulo Serra, publicados nesta sexta-feira (5), que dispõem sobre as regras e determinações para cumprimento da Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia de Covid-19, informamos: Atendimento ao usuário e ordens de serviço O atendimento ao público, realizado pelo Posto de Atendimento do Semasa, está suspenso temporariamente até dia 19/3. A autarquia entrará em contato com os moradores que já haviam agendado atendimento para estes dias e, no retorno, também...

No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

04/03/2021: No mês da mulher, Semasa oferece minicurso on-line sobre igualdade de gênero e relação com o meio ambiente

Tema integra os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU Santo André, 4 de março de 2021 – A equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia em março uma série de pocket cursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E, para celebrar o Dia da Mulher, a primeira formação será sobre o ODS número cinco, que trata justamente sobre igualdade de gênero. A série de minicursos, que é totalmente on-line e...

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...