24/08/2017 Semasa inicia recadastramento de empresas de caçamba

Objetivo é garantir que prestadoras de serviço não façam descarte irregular de entulho

Santo André, 24 de agosto de 2017 – O Semasa iniciou o recadastramento das empresas de caçambas que coletam resíduos de construção e demolição em Santo André e são certificadas pelo programa Operação Obra Limpa. O objetivo é garantir que as prestadoras de serviço atuem na cidade de maneira correta, com a documentação em dia e fazendo o descarte do material recolhido em locais apropriados, sem agressão ao meio ambiente.

“Se encontrarmos alguma irregularidade, acionaremos a fiscalização ambiental e a empresa pode perder o certificado”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Rosa Moreira. Entre as obrigações da empresa está a apresentação das notas de prestação do serviço e de entrega do resíduo em aterros licenciados.

Iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em parceria com as prefeituras da região, o programa Operação Obra Limpa existe desde 2013 e tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos da construção civil e de demolições, o que é considerado crime ambiental.

A empresa que faz o descarte correto pode solicitar a certificação no programa ao município, o que a qualifica positivamente como prestadora de serviço junto a seus clientes.

Em Santo André, o Semasa é o responsável pela concessão do selo Obra Limpa e 35 empresas estão atualmente certificadas. Juntas, elas transportam aproximadamente 2.720 toneladas de resíduos diariamente.

Neste mês, todas serão visitadas por agentes da autarquia e receberão as orientações sobre a documentação necessária para manter o certificado. De acordo com o diretor de Resíduos Sólidos, empresas que não têm o selo também serão visitadas pelos agentes, pois precisam mostrar que trabalham de forma regular na cidade. “Não queremos caçambas irregulares aqui”, disse.

“A ideia é ótima, pois tem caçambeiro que descarta onde não pode”, afirmou Paulo Sidnei de Jesus, dono da Paulão Remoção de Entulhos, do Recreio da Borda do Campo, que recebeu o agente do Semasa esta semana. O transportador de entulho Raimundo Fernandes Filho, do Parque Capuava, também apoia o recadastramento. “Tem que fiscalizar, pois quem trabalha errado precisa passar a trabalhar de maneira correta. O empresário tem que colocar na cabeça que o meio ambiente está em primeiro lugar”.

Usuário dos serviços de caçamba nos últimos meses por conta de uma reforma em sua casa, o professor José Mauro Capp acredita que o recadastramento vai ampliar a confiança nas empresas que têm o selo Obra Limpa. “O programa já faz o usuário ter mais controle sobre o serviço. Achei ótimo, porque eu tive um problema e a empresa, que tinha o selo, o solucionou rapidamente. Com o recadastramento essa resposta pode ser ainda mais eficiente”.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...