24/08/2017 Semasa inicia recadastramento de empresas de caçamba

Objetivo é garantir que prestadoras de serviço não façam descarte irregular de entulho

Santo André, 24 de agosto de 2017 – O Semasa iniciou o recadastramento das empresas de caçambas que coletam resíduos de construção e demolição em Santo André e são certificadas pelo programa Operação Obra Limpa. O objetivo é garantir que as prestadoras de serviço atuem na cidade de maneira correta, com a documentação em dia e fazendo o descarte do material recolhido em locais apropriados, sem agressão ao meio ambiente.

“Se encontrarmos alguma irregularidade, acionaremos a fiscalização ambiental e a empresa pode perder o certificado”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Rosa Moreira. Entre as obrigações da empresa está a apresentação das notas de prestação do serviço e de entrega do resíduo em aterros licenciados.

Iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC em parceria com as prefeituras da região, o programa Operação Obra Limpa existe desde 2013 e tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos da construção civil e de demolições, o que é considerado crime ambiental.

A empresa que faz o descarte correto pode solicitar a certificação no programa ao município, o que a qualifica positivamente como prestadora de serviço junto a seus clientes.

Em Santo André, o Semasa é o responsável pela concessão do selo Obra Limpa e 35 empresas estão atualmente certificadas. Juntas, elas transportam aproximadamente 2.720 toneladas de resíduos diariamente.

Neste mês, todas serão visitadas por agentes da autarquia e receberão as orientações sobre a documentação necessária para manter o certificado. De acordo com o diretor de Resíduos Sólidos, empresas que não têm o selo também serão visitadas pelos agentes, pois precisam mostrar que trabalham de forma regular na cidade. “Não queremos caçambas irregulares aqui”, disse.

“A ideia é ótima, pois tem caçambeiro que descarta onde não pode”, afirmou Paulo Sidnei de Jesus, dono da Paulão Remoção de Entulhos, do Recreio da Borda do Campo, que recebeu o agente do Semasa esta semana. O transportador de entulho Raimundo Fernandes Filho, do Parque Capuava, também apoia o recadastramento. “Tem que fiscalizar, pois quem trabalha errado precisa passar a trabalhar de maneira correta. O empresário tem que colocar na cabeça que o meio ambiente está em primeiro lugar”.

Usuário dos serviços de caçamba nos últimos meses por conta de uma reforma em sua casa, o professor José Mauro Capp acredita que o recadastramento vai ampliar a confiança nas empresas que têm o selo Obra Limpa. “O programa já faz o usuário ter mais controle sobre o serviço. Achei ótimo, porque eu tive um problema e a empresa, que tinha o selo, o solucionou rapidamente. Com o recadastramento essa resposta pode ser ainda mais eficiente”.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...