13/07/2017 Fundação Vanzolini recomenda manutenção da certificação da qualidade do Semasa

Auditores externos elogiaram a sistemática de análise crítica de indicadores. Em 2017 sistema completa 21 anos

Santo André, 13 de julho de 2017 – A Fundação Carlos Alberto Vanzolini indicou a manutenção da certificação dos serviços do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) pela norma ISO 9001, versão 2008. As auditorias externas de manutenção ocorreram no final de junho.

O auditor líder, Miguel Cesar Sestokas, destacou, entre os pontos fortes do sistema de qualidade do Semasa, a transparência nos trabalhos realizados, a boa utilização de plataformas on-line para a estruturação da documentação e instruções do SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade), a ótima sistemática de análise crítica dos indicadores estratégicos, além da constante busca por inovação nas várias áreas e todo o sistema de telemetria utilizado pela autarquia.

Tanto o auditor líder quanto o segundo auditor, Edilson Ebinger Garcia, estiveram pela primeira vez no Semasa. Edilson foi enfático ao elogiar a sinergia entre os funcionários de todas as áreas em que passou. Para Sestokas “a norma dentro do Semasa está aderente e vemos que vocês estão pensando em ações preventivas, só precisam registrá-las por meio do sistema”, concluiu.

Histórico – O sistema de gestão da qualidade do Semasa foi implantado durante a primeira passagem de Ajan Marques de Oliveira como Superintendente do Semasa, há 20 anos. Começou em 1994 e, em dezembro de 1996, a autarquia conquistou a primeira certificação na versão NBR 9002/94 para o sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto.

Neste ano, o SGQ da autarquia completará 21 anos.  “Utilizamos a série de normas ISO como instrumento de gestão, visando melhorar continuamente a prestação de serviços. O sucesso para manutenção da certificação é fruto do trabalho de todos os gestores e funcionários do Semasa”, afirma.

Desde 1997, o Semasa foi incorporando outras atividades e sendo certificado também nos novos processos. Em 2018, as auditorias serão para recertificação da norma. Até lá, o Semasa deverá se adequar para a nova versão da ISO, que é a 2015.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...