18/05/2017 Semasa desburocratiza procedimentos para solicitações de grandes empreendimentos

Redução de papel e de tempo do usuário são os principais benefícios

Santo André, 18 de maio de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início neste mês a um novo procedimento para encaminhamento dos pedidos de dimensionamento e diretrizes para implantação de ligações de água, esgoto e drenagem para grandes empreendimentos da cidade.

O objetivo é buscar uma maior satisfação do usuário, reduzindo o número de vezes que ele precisa comparecer ao Posto de Atendimento e diminuir a quantidade de cópias de documentos necessários para fazer as solicitações. Do ponto de vista do volume de papel, a redução esperada é de 2/3 da demanda anterior.

A desburocratização é aplicada para os processos que pedem diretrizes, dimensionamentos, extensões ou reforços nas redes de água e esgoto, ligações, além de declaração de individualização de hidrômetros, sempre para empreendimentos imobiliários acima de 4 pavimentos.

Antes, era necessário abrir até cinco processos administrativos diferentes, sempre com a apresentação da documentação. Agora, todas as tratativas estão sendo atendidas dentro de um único processo, dispensando cópias já entregues anteriormente, o que gera a economia de recursos para o usuário e evita que ele vá ao posto várias vezes.

Outras mudanças – A atualização do procedimento também trouxe outras duas mudanças para o usuário. Antes, para abertura do processo que pede as diretrizes para as redes de saneamento, o interessado deveria comprovar vínculo com a área de análise, o que agora não é mais necessário. A cobrança também passou a ser realizada na entrega pelo Semasa das diretrizes solicitadas. Antes, o pagamento deveria ser feito no momento do pedido.

Para o Semasa, além de ganhos também com a redução de suprimentos (cópias e papeis diversos) há ainda ganhos de espaço físico, uma vez que, quando encerradas as tratativas, os processos precisam ser arquivados pela autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...