11/05/2017 Semasa faz diagnóstico preventivo em 43 pontes de Santo André

Objetivo é detectar problemas que possam comprometer as estruturas

Santo André, 11 de maio de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está realizando um programa de diagnóstico preventivo em 43 pontes que cruzam rios e córregos de Santo André. O objetivo é detectar problemas que possam comprometer a segurança das construções e, assim, agilizar manutenções e evitar transtornos como os que a cidade já enfrentou este ano – duas pontes que cruzam o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, sofreram danos estruturais irreversíveis.

A definição das 43 pontes foi feita por técnicos da autarquia, que priorizaram as construções com idade mais avançada, trânsito intenso e já com alguma suspeita de anomalia. Ao todo, Santo André tem 90 pontes sobre rios e córregos, todas monitoradas pelo Semasa, que tem entre suas atribuições a manutenção do sistema de drenagem da cidade.

O diagnóstico preventivo é realizado por uma empresa terceirizada com supervisão de engenheiros e técnicos do Semasa. Quando aponta problemas e necessidade de intervenção, um projeto de manutenção é desenvolvido.

O programa, que começou no final de janeiro, assim que foi detectado o solapamento na rotatória de Santa Terezinha (av dos Estados), já resultou em intervenções em duas pontes: uma do Tamanduateí (av. dos Estados junto à av. Eng. Olavo Alaísio de Lima) e outra do córrego Guarará (av. Cap. Mário Toledo de Camargo com a Rua Cisplatina).

Ao todo, o trabalho será realizado em 15 locais do rio Tamanduateí, 9 do córrego Guarará e 5 do ribeirão Oratório (próximos da rua Oratório, na divisa com o município de São Paulo). Ainda serão analisados pontilhões nos córregos Cassaquera (av. Prof. Ignácio de Anhaia Mello), Itrapoã (av. Giovanni Batista Pirelli) e Taióca (av. Pereira Barreto e rua Thales dos Santos Freire) – 2 locais cada; e nos córregos Utinga (av. Dom Pedro II), Beraldo (av. Industrial), Jundiaí (rua Vieira de Carvalho),  Comprido (rua Paulina Isabel de Queiroz) e Apiaí (rua Amambaí) – 1 local cada.

Um total de R$ 200 mil está sendo investido no programa preventivo e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...