11/05/2017 Semasa faz diagnóstico preventivo em 43 pontes de Santo André

Objetivo é detectar problemas que possam comprometer as estruturas

Santo André, 11 de maio de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está realizando um programa de diagnóstico preventivo em 43 pontes que cruzam rios e córregos de Santo André. O objetivo é detectar problemas que possam comprometer a segurança das construções e, assim, agilizar manutenções e evitar transtornos como os que a cidade já enfrentou este ano – duas pontes que cruzam o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, sofreram danos estruturais irreversíveis.

A definição das 43 pontes foi feita por técnicos da autarquia, que priorizaram as construções com idade mais avançada, trânsito intenso e já com alguma suspeita de anomalia. Ao todo, Santo André tem 90 pontes sobre rios e córregos, todas monitoradas pelo Semasa, que tem entre suas atribuições a manutenção do sistema de drenagem da cidade.

O diagnóstico preventivo é realizado por uma empresa terceirizada com supervisão de engenheiros e técnicos do Semasa. Quando aponta problemas e necessidade de intervenção, um projeto de manutenção é desenvolvido.

O programa, que começou no final de janeiro, assim que foi detectado o solapamento na rotatória de Santa Terezinha (av dos Estados), já resultou em intervenções em duas pontes: uma do Tamanduateí (av. dos Estados junto à av. Eng. Olavo Alaísio de Lima) e outra do córrego Guarará (av. Cap. Mário Toledo de Camargo com a Rua Cisplatina).

Ao todo, o trabalho será realizado em 15 locais do rio Tamanduateí, 9 do córrego Guarará e 5 do ribeirão Oratório (próximos da rua Oratório, na divisa com o município de São Paulo). Ainda serão analisados pontilhões nos córregos Cassaquera (av. Prof. Ignácio de Anhaia Mello), Itrapoã (av. Giovanni Batista Pirelli) e Taióca (av. Pereira Barreto e rua Thales dos Santos Freire) – 2 locais cada; e nos córregos Utinga (av. Dom Pedro II), Beraldo (av. Industrial), Jundiaí (rua Vieira de Carvalho),  Comprido (rua Paulina Isabel de Queiroz) e Apiaí (rua Amambaí) – 1 local cada.

Um total de R$ 200 mil está sendo investido no programa preventivo e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...