11/05/2017 Semasa faz diagnóstico preventivo em 43 pontes de Santo André

Objetivo é detectar problemas que possam comprometer as estruturas

Santo André, 11 de maio de 2017 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está realizando um programa de diagnóstico preventivo em 43 pontes que cruzam rios e córregos de Santo André. O objetivo é detectar problemas que possam comprometer a segurança das construções e, assim, agilizar manutenções e evitar transtornos como os que a cidade já enfrentou este ano – duas pontes que cruzam o rio Tamanduateí, na avenida dos Estados, sofreram danos estruturais irreversíveis.

A definição das 43 pontes foi feita por técnicos da autarquia, que priorizaram as construções com idade mais avançada, trânsito intenso e já com alguma suspeita de anomalia. Ao todo, Santo André tem 90 pontes sobre rios e córregos, todas monitoradas pelo Semasa, que tem entre suas atribuições a manutenção do sistema de drenagem da cidade.

O diagnóstico preventivo é realizado por uma empresa terceirizada com supervisão de engenheiros e técnicos do Semasa. Quando aponta problemas e necessidade de intervenção, um projeto de manutenção é desenvolvido.

O programa, que começou no final de janeiro, assim que foi detectado o solapamento na rotatória de Santa Terezinha (av dos Estados), já resultou em intervenções em duas pontes: uma do Tamanduateí (av. dos Estados junto à av. Eng. Olavo Alaísio de Lima) e outra do córrego Guarará (av. Cap. Mário Toledo de Camargo com a Rua Cisplatina).

Ao todo, o trabalho será realizado em 15 locais do rio Tamanduateí, 9 do córrego Guarará e 5 do ribeirão Oratório (próximos da rua Oratório, na divisa com o município de São Paulo). Ainda serão analisados pontilhões nos córregos Cassaquera (av. Prof. Ignácio de Anhaia Mello), Itrapoã (av. Giovanni Batista Pirelli) e Taióca (av. Pereira Barreto e rua Thales dos Santos Freire) – 2 locais cada; e nos córregos Utinga (av. Dom Pedro II), Beraldo (av. Industrial), Jundiaí (rua Vieira de Carvalho),  Comprido (rua Paulina Isabel de Queiroz) e Apiaí (rua Amambaí) – 1 local cada.

Um total de R$ 200 mil está sendo investido no programa preventivo e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...