23/03/2017 Atividades ambientais do Semasa na Oliveira Lima celebram Dia da Água

O Dia Mundial da Água foi celebrado com muita informação e atividades em Santo André. Ontem, quem passou pelo movimentado Calçadão da Oliveira Lima pôde conferir o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa exibindo vídeos e promovendo uma sensibilização ambiental.

No mesmo local, tendas educativas foram montadas, como a do Senac Santo André, em que alunos do curso de Aprendizagem distribuíram mensagens com alertas ecológicos e entregaram redutores de água aos munícipes.

A Gerência de Educação e Mobilização Ambiental (Gema) do Semasa também apresentou maquetes, produzidas com material reaproveitado, demonstrando três cenários possíveis para os rios e córregos da cidade.

Falando em rios e córregos, houve espaço para uma exposição aprofundando melhor o conhecimento sobre os cursos d’água da cidade, com orientações sobre o contexto histórico. A Estação de Tratamento de Água (ETA) portátil também foi montada no local, ensinando quais os processos necessários para tornar a água potável e própria para consumo.

Palestras

Durante a noite, dando continuidade ao ciclo de palestras em comemoração ao Dia Mundial da Água e o Aniversário da Represa Billings, o tema “Perdas de água” foi abordado por Plínio Tomaz, diretor adjunto da Superintendência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guarulhos, e Paulo Seiji Yamasaki, encarregado de perdas de água no Departamento de Manutenção e Operação do Semasa.

Plínio Tomaz iniciou o debate alertando que a perda de água é uma realidade mundial e apresentando parâmetros de outros países, como EUA e Alemanha. Também apresentou índices, definições e controle dessas perdas. “A perda de água é toda perda real e aparente de água ou todo o consumo não autorizado que determina aumento do custo de funcionamento ou que impeça a realização plena da receita operacional”, disse.

Já Paulo Seiji Yamasaki falou sobre perdas de água em Santo André, explicando como os setores do Semasa atuam nessa causa, além de apresentar projetos que contribuem com sua redução, como o mutirão Operação Caça-Vazamentos e o programa de combate às fraudes. “Com todos os esforços, estamos trabalhando para melhorar o controle na cidade. Temos muitas propostas e execuções em andamento”, explicou.

O Dia da Água já passou, mas o ciclo de palestras continua na cidade. Todas são gratuitas e abertas aos interessados, não sendo necessária inscrição prévia. Confira as próximas:

  • 24/03 – Contaminação de águas subterrâneas nos processos de licenciamento e controle ambiental: estudos de caso
    Local: Fundação Santo André – no Auditório do Teatro Nelson Zanotti (prédio do colégio)

Horário: 19h30

Endereço: Avenida Príncipe de Gales, 821

· Palestrante: Fernanda Longhini, gerente de licenciamento ambiental do Semasa

  • 27/03 – Escassez hídrica
    Local: Fundação Santo André – no Auditório do teatro Nelson Zanotti (prédio do colégio)

Horário: 19h30

Endereço: Avenida Príncipe de Gales, 821

· Palestrantes: Priscila Reina Siliano Silva, professora doutora da Faculdade de Engenharia da FSA; Clóvis Ferreira do Carmo, professor doutor da Faculdade de Engenharia da FSA; Murilo Valle, professor doutor e secretário-adjunto da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPP).

  • 28/03 – Represa Billings

Local: Auditório do Centro de Referência

Horário: 19h

Endereço: Avenida José Caballero, 143 (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

Poluentes emergentes, determinação e estudos de degradação em efluentes
· Palestrante: Elizabete Campos de Lima, professora doutora da UFABC

O estado da arte da Lei Específica da Billings
· Palestrante: Rosa Ramos, conselheira jurídica e de meio ambiente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de SP) e presidente da comissão de meio ambiente da OAB-Santo André

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...