06/02/2017 Santo André inicia mutirão para reduzir vazamentos de água

Santo André 03 de fevereiro de 2017 – Com o objetivo de reduzir as perdas de água e melhorar o abastecimento em Santo André, a Prefeitura, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou um grande mutirão para eliminar vazamentos em toda a cidade.

Trata-se da Operação de Caça-Vazamentos, que mobiliza mais de 100 funcionários da própria autarquia, que darão prioridade de atendimento aos pedidos formais feitos pela população para averiguação de vazamentos.

De acordo com o prefeito Paulo Serra, diagnóstico realizado pela comissão que integra técnicos do Semasa e da Sabesp constatou muita deficiência na manutenção da rede de água do município. “Isso impossibilitava a Sabesp de aumentar a pressão de água enviada para a cidade”, afirmou o prefeito, que nesta sexta-feira (03) acompanhou uma equipe da Operação Caça-Vazamentos, no Jardim Las Vegas. “Criamos esta força tarefa que está trabalhando muito”, completou.

Ele ainda anunciou a instalação de mais redutores de pressão na cidade e a contratação de uma empresa para detectar vazamentos invisíveis através de um equipamento chamado geofone.

Paulo Serra reafirmou compromisso feito por ele em 9 de janeiro deste ano, de que em 30 dias o problema da falta de água em Santo André estará resolvido, ou seja, 9 de fevereiro. “A gente quer restabelecer por completo o fornecimento de água em Santo André e isso só é possível porque retomamos o diálogo com a Sabesp e fizemos a lição de casa”, disse. Segundo ele, após resolvido o problema da falta de água, será debatida com a Sabesp a questão da dívida.

Combate às perdas – Os vazamentos contribuem para a falta de água e estão entre as principais causas do aumento do índice de perdas em Santo André, cujo valor atual está na ordem de 47% (média de 2016).
Quando no início do ano Santo André retomou o diálogo com a Sabesp, o prefeito determinou ao Semasa a intensificação do combate aos vazamentos e a redução de prazos para o atendimento de reparos.

A autarquia recebe diariamente cerca de 100 pedidos de munícipes relacionados ao abastecimento de água, sendo que os principais são as solicitações de manutenção em cavaletes, ramais e redes de água que apresentam problemas. Durante o mutirão, o Semasa vai ainda priorizar pedidos que estejam fora dos prazos informados.

Para fazer uma solicitação ao Semasa, o usuário pode acessar o site, ligar para a Central de Atendimento 115, que funciona 24 horas, ou ainda procurar um dos postos de atendimento da autarquia. Confira os endereços e horários de atendimento aqui.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa realiza bate-papo virtual sobre soluções e caminhos para o turismo sustentável diante das mudanças climáticas

27/06/2022: Semasa realiza bate-papo virtual sobre soluções e caminhos para o turismo sustentável diante das mudanças climáticas

Transmissão ao vivo será pelo Youtube da autarquia na próxima terça-feira (28)   Santo André, 24 de junho de 2022 – A discussão sobre as mudanças climáticas, seus impactos aos ecossistemas e à saúde pública, bem como a análise das vulnerabilidades socioeconômicas e ambientais é uma temática cada vez mais necessária ao planejamento público para as cidades. Neste sentido, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, realiza...

Fim de semana tem Arraiá no Parque do Pedroso e atividade de educação ambiental para crianças no Parque Ipiranguinha

23/06/2022: Fim de semana tem Arraiá no Parque do Pedroso e atividade de educação ambiental para crianças no Parque Ipiranguinha

Ações do Semasa integram a agenda em celebração ao Junho Verde   Santo André, 23 de junho de 2022 – Para agitar o próximo final de semana (dias 25 e 26/6), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove a primeira edição do Arraiá do Parque do Pedroso – no sábado e no domingo. Além disso, também no sábado, o Parque do Ipiranguinha recebe a atividade de educação ambiental para crianças “Vivenciando a nossa cidade”.  ...

Inscrições para o seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’

22/06/2022: Inscrições para o seminário ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’

O seminário ‘Um olhar  integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, realizado no dia 30 de junho, no anfiteatro Heleny Guariba,  discutirá a importância da inserção dos catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos sólidos, bem como políticas públicas para esses trabalhadores, a partir das necessidades observadas no mapeamento realizado pelo Semasa. Serão quatro mesas com profissionais de diversos setores, como gestores públicos, técnicos, instituições acadêmicas, cooperativas, organizações sociais e o setor empresarial. Saiba mais e inscreva-se em...

Semasa oferece minicurso gratuito sobre fotografia e educação ambiental

22/06/2022: Semasa oferece minicurso gratuito sobre fotografia e educação ambiental

  Atividade inédita é totalmente gratuita e com direito a certificado   Santo André, 22 de junho de 2022 – Como parte das atividades do Junho Verde, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, e a Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) oferecem o minicurso inédito e gratuito sobre ‘Fotografia e suas aplicações à Educação Ambiental’. As inscrições acontecem até o dia 28 de junho.  ...