18/11/2016 Rádio itinerante e “Minuto Chuvas de Verão” são destaques da comunicação do POCV 2016/2017 em Santo André

“O Semasa Trabalha o Ano Todo para Você Ter um Verão Mais Tranquilo” é mote da campanha para a Operação Chuvas de Verão, que vai de 1º de dezembro a 15 de abril

Santo André, 18 de novembro de 2016 – Uma ampla campanha de comunicação e orientação à população vai marcar o início do Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2016/2017 de Santo André, que começa oficialmente no dia 1º de dezembro e vai até 15 de abril. A campanha – com o mote “O Semasa Trabalha o Ano Todo para Você Ter um Verão Mais Tranquilo” – destaca os trabalhos preventivos que ocorrem na cidade, como a limpeza dos sistemas de drenagem e a retirada de famílias de áreas de risco, ações que amenizam os riscos e ajudam a salvar vidas.

Neste ano, os destaques são para a Rádio Itinerante Chuvas de Verão e os programas “Minuto Chuvas de Verão”, com perguntas e respostas que serão veiculadas na página do Facebook do Semasa. A ideia é manter a população ainda mais informada sobre como se prevenir de problemas durante este período em que enchentes, alagamentos e deslizamentos são mais comuns.

A rádio começou a circular hoje (18/11). O primeiro local a receber a montagem foi a avenida das Nações, onde ocorreram as obras de drenagem para a recuperação das margens e ampliação do canal do córrego Guaixaya, o que derrubou sensivelmente os recorrentes problemas de enchentes na região.

Durante um mês, uma equipe montará a rádio em pontos de grande circulação de pessoas e também em áreas de risco de Santo André, sempre acompanhada de técnicos da Defesa Civil. A proposta da rádio é entrevistar profissionais e moradores, distribuir materiais informativos e divulgar informações e dicas sobre os problemas que podem ser causados pelas fortes chuvas (confira locais e datas da Rádio abaixo).

Já no programa “Minuto Chuvas de Verão”, que começa a ser postado na próxima segunda-feira, 21/11, moradores da cidade tiram suas dúvidas sobre prevenção e o trabalho da Defesa Civil. São questões que vão desde a plantação de bananeiras em encostas até fios elétricos caídos no chão. As questões são respondidas por membros da Defesa Civil de Santo André.

A campanha terá ainda peças tradicionais como anúncios, outdoors, busdoors, faixas, entre outras, além de mensagem por whatsapp.

Esta é mais uma etapa do trabalho de prevenção realizado o ano todo pelo Semasa, através da Defesa Civil, em parceria com diversas áreas da Prefeitura.

Prevenção – Desde 2013, Santo André não registra um grande desastre ou morte relacionados às chuvas de verão. Neste período, mais de 300 moradias que estavam em áreas de risco alto ou muito alto foram removidas pela Prefeitura e os locais passaram a ser monitorados pela Defesa Civil, que faz vistorias rotineiras, inclusive com helicóptero. O resultado positivo foi a queda de 63,4% no número de ocorrências durante o POCV. Foram 1.845 atendimentos no programa de 2012/2013 e 675 no último período.

Durante o POCV, as equipes do Semasa e da Prefeitura ficam 24 horas de plantão para garantir atendimento rápido em caso de emergência. Também ficam em prontidão os 16 espaços públicos para abrigos e refúgios, em caso de necessidade.

A Defesa Civil ainda mantém um estoque estratégico com itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, colchões, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal, para entregar a famílias vítimas das chuvas. No último POCV, 98 famílias foram atendidas.

Veja aqui mais informações sobre o POCV e confira abaixo a programação das equipes da Rádio Chuvas de Verão.

Pela manhã, as atividades ocorrem das 10h às 13h e, à tarde, das 15h às 18h.

 

Data Período Localidade
Sexta, 18/11 Manhã Guaixaya (Avenida das Nações, em frente nº  1.757, ao lado da barraca de frutas)
Sexta, 18/11 Tarde Capuava (Avenida Sorocaba, altura nº 616)
Sábado, 19/11 Manhã Maurício de Medeiros (CESA Cata Preta – Estrada da Cata Preta, altura n° 127, ao lado da UBS Jardim Irene)
Segunda, 21/11 Manhã Praça Rui Barbosa, Santa Terezinha
Segunda, 21/11 Tarde Vila Sá (Praça Mario Guindani, nº 1130 – Av. da Paz X  Av. Utinga x Av. Nova Iorque)
Terça, 22/11 Manhã Palmares
Terça, 22/11 Tarde Bom Pastor
Quarta, 23/11 Manhã Jardim Cristiane
Quarta, 23/11 Tarde Largo da Vila Luzita (Avenida  Dom Pedro I, altura n° 3.937)
Quinta, 24/11 Manhã Pintassilgo
Quinta, 24/11 Tarde Jardim Santo André
Sexta, 25/11 Manhã Recreio da Borda do Campo
Sexta, 25/11 Tarde Jardim Ana Maria/Oratório
Sábado, 26/11 Manhã Parque Celso Daniel
Segunda, 28/11 Manhã Eucaliptos
Segunda, 28/11 Tarde Jardim Irene
Terça, 29/11 Manhã Vista Alegre
Terça, 29/11 Tarde Santa Cristina
Quarta, 30/11 Manhã Vila América
Quarta, 30/11 Tarde Largo da Vila Luzita (Avenida Dom Pedro I, altura n° 3.937)
Quinta, 1º/12 Manhã Rua Cel. Oliveira Lima, Centro
Quinta, 1°/12 Tarde Praça 4º Centenário, Centro
Sexta, 2/12 Manhã Paranapiacaba
Sexta, 2/12 Tarde Parque Andreense
Sábado, 3/12 Manhã Maurício de Medeiros (CESA Cata Preta – Estrada da Cata Preta, altura n° 127, ao lado da UBS Jardim Irene)
Segunda, 5/12 Manhã Palmares
Segunda, 5/12 Tarde Bom Pastor
Terça, 6/12 Manhã Jardim Ana Maria / Oratório
Terça, 6/12 Tarde Vila Sá

Em caso de chuva, a atividade é suspensa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

12/05/2021: Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

Santo André, 12 de maio de 2021 – Neste momento de pandemia, em que as pessoas passam mais tempo reclusas em casa, as plantas podem ser ótimas aliadas para proporcionar bem-estar. Para abordar os benefícios que esses seres vivos promovem à nossa saúde, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) irá promover neste mês o pocket curso on-line ‘Um jardim no apartamento: reconecte-se com a terra e a alquimia do cuidar...

CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

11/05/2021: CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

Banco internacional financiará estudos de canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros, além de outras intervenções; verba investida não precisará ser devolvida pelo município Santo André, 11 de maio de 2021 – A  CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) abriu chamamento internacional para a contratação de projetos executivos de obras de drenagem e controle de enchentes na região dos córregos Maurício de Medeiros (Jardim Irene), Taióca (próximo ao Parque Estadual da Chácara Baronesa, na divisa com São Bernardo do...

Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

10/05/2021: Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de...

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...