18/11/2016 Rádio itinerante e “Minuto Chuvas de Verão” são destaques da comunicação do POCV 2016/2017 em Santo André

“O Semasa Trabalha o Ano Todo para Você Ter um Verão Mais Tranquilo” é mote da campanha para a Operação Chuvas de Verão, que vai de 1º de dezembro a 15 de abril

Santo André, 18 de novembro de 2016 – Uma ampla campanha de comunicação e orientação à população vai marcar o início do Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2016/2017 de Santo André, que começa oficialmente no dia 1º de dezembro e vai até 15 de abril. A campanha – com o mote “O Semasa Trabalha o Ano Todo para Você Ter um Verão Mais Tranquilo” – destaca os trabalhos preventivos que ocorrem na cidade, como a limpeza dos sistemas de drenagem e a retirada de famílias de áreas de risco, ações que amenizam os riscos e ajudam a salvar vidas.

Neste ano, os destaques são para a Rádio Itinerante Chuvas de Verão e os programas “Minuto Chuvas de Verão”, com perguntas e respostas que serão veiculadas na página do Facebook do Semasa. A ideia é manter a população ainda mais informada sobre como se prevenir de problemas durante este período em que enchentes, alagamentos e deslizamentos são mais comuns.

A rádio começou a circular hoje (18/11). O primeiro local a receber a montagem foi a avenida das Nações, onde ocorreram as obras de drenagem para a recuperação das margens e ampliação do canal do córrego Guaixaya, o que derrubou sensivelmente os recorrentes problemas de enchentes na região.

Durante um mês, uma equipe montará a rádio em pontos de grande circulação de pessoas e também em áreas de risco de Santo André, sempre acompanhada de técnicos da Defesa Civil. A proposta da rádio é entrevistar profissionais e moradores, distribuir materiais informativos e divulgar informações e dicas sobre os problemas que podem ser causados pelas fortes chuvas (confira locais e datas da Rádio abaixo).

Já no programa “Minuto Chuvas de Verão”, que começa a ser postado na próxima segunda-feira, 21/11, moradores da cidade tiram suas dúvidas sobre prevenção e o trabalho da Defesa Civil. São questões que vão desde a plantação de bananeiras em encostas até fios elétricos caídos no chão. As questões são respondidas por membros da Defesa Civil de Santo André.

A campanha terá ainda peças tradicionais como anúncios, outdoors, busdoors, faixas, entre outras, além de mensagem por whatsapp.

Esta é mais uma etapa do trabalho de prevenção realizado o ano todo pelo Semasa, através da Defesa Civil, em parceria com diversas áreas da Prefeitura.

Prevenção – Desde 2013, Santo André não registra um grande desastre ou morte relacionados às chuvas de verão. Neste período, mais de 300 moradias que estavam em áreas de risco alto ou muito alto foram removidas pela Prefeitura e os locais passaram a ser monitorados pela Defesa Civil, que faz vistorias rotineiras, inclusive com helicóptero. O resultado positivo foi a queda de 63,4% no número de ocorrências durante o POCV. Foram 1.845 atendimentos no programa de 2012/2013 e 675 no último período.

Durante o POCV, as equipes do Semasa e da Prefeitura ficam 24 horas de plantão para garantir atendimento rápido em caso de emergência. Também ficam em prontidão os 16 espaços públicos para abrigos e refúgios, em caso de necessidade.

A Defesa Civil ainda mantém um estoque estratégico com itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, colchões, roupas e produtos de limpeza e higiene pessoal, para entregar a famílias vítimas das chuvas. No último POCV, 98 famílias foram atendidas.

Veja aqui mais informações sobre o POCV e confira abaixo a programação das equipes da Rádio Chuvas de Verão.

Pela manhã, as atividades ocorrem das 10h às 13h e, à tarde, das 15h às 18h.

 

Data Período Localidade
Sexta, 18/11 Manhã Guaixaya (Avenida das Nações, em frente nº  1.757, ao lado da barraca de frutas)
Sexta, 18/11 Tarde Capuava (Avenida Sorocaba, altura nº 616)
Sábado, 19/11 Manhã Maurício de Medeiros (CESA Cata Preta – Estrada da Cata Preta, altura n° 127, ao lado da UBS Jardim Irene)
Segunda, 21/11 Manhã Praça Rui Barbosa, Santa Terezinha
Segunda, 21/11 Tarde Vila Sá (Praça Mario Guindani, nº 1130 – Av. da Paz X  Av. Utinga x Av. Nova Iorque)
Terça, 22/11 Manhã Palmares
Terça, 22/11 Tarde Bom Pastor
Quarta, 23/11 Manhã Jardim Cristiane
Quarta, 23/11 Tarde Largo da Vila Luzita (Avenida  Dom Pedro I, altura n° 3.937)
Quinta, 24/11 Manhã Pintassilgo
Quinta, 24/11 Tarde Jardim Santo André
Sexta, 25/11 Manhã Recreio da Borda do Campo
Sexta, 25/11 Tarde Jardim Ana Maria/Oratório
Sábado, 26/11 Manhã Parque Celso Daniel
Segunda, 28/11 Manhã Eucaliptos
Segunda, 28/11 Tarde Jardim Irene
Terça, 29/11 Manhã Vista Alegre
Terça, 29/11 Tarde Santa Cristina
Quarta, 30/11 Manhã Vila América
Quarta, 30/11 Tarde Largo da Vila Luzita (Avenida Dom Pedro I, altura n° 3.937)
Quinta, 1º/12 Manhã Rua Cel. Oliveira Lima, Centro
Quinta, 1°/12 Tarde Praça 4º Centenário, Centro
Sexta, 2/12 Manhã Paranapiacaba
Sexta, 2/12 Tarde Parque Andreense
Sábado, 3/12 Manhã Maurício de Medeiros (CESA Cata Preta – Estrada da Cata Preta, altura n° 127, ao lado da UBS Jardim Irene)
Segunda, 5/12 Manhã Palmares
Segunda, 5/12 Tarde Bom Pastor
Terça, 6/12 Manhã Jardim Ana Maria / Oratório
Terça, 6/12 Tarde Vila Sá

Em caso de chuva, a atividade é suspensa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Coleta de resíduos porta a porta é o melhor serviço de Santo André, em pesquisa do Indsat

26/05/2022: Coleta de resíduos porta a porta é o melhor serviço de Santo André, em pesquisa do Indsat

  Levantamento aponta que 77% dos munícipes aprovam o serviço do Semasa   Santo André, 26 de maio de 2022 – Pesquisa recente divulgada pelo Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostrou que a coleta de resíduos de Santo André, realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), é o melhor serviço público da cidade, na avaliação dos moradores.   A coleta porta a porta recebeu um total de 749 pontos, entre os 16 serviços...

Semasa abre inscrições para projeto ‘Do Sólido ao Gasoso’, que vai estudar reutilização do biogás do Aterro Sanitário

25/05/2022: Semasa abre inscrições para projeto ‘Do Sólido ao Gasoso’, que vai estudar reutilização do biogás do Aterro Sanitário

  Iniciativa também vai permitir a elaboração de uma política ambiental para redução dos gases do efeito estufa provenientes da decomposição dos resíduos   Santo André, 25 de maio de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está com inscrições abertas para interessados em participar do projeto ‘Do Sólido ao Gasoso – Descobrindo as rotas finais dos resíduos sólidos urbanos’, que vai estudar a viabilidade de reaproveitamento do biogás gerado no Aterro Sanitário municipal....

Pioneiro na região do ABC, Programa de Coleta Seletiva de Santo André celebra 25 anos com avanços importantes

23/05/2022: Pioneiro na região do ABC, Programa de Coleta Seletiva de Santo André celebra 25 anos com avanços importantes

Mais de 200 mil toneladas de recicláveis foram reaproveitadas pelas indústrias e deixaram de ter como destino o Aterro Sanitário Municipal Santo André 23 de maio de 2022 – Foi em 1997, na Vila Pires, que Santo André começou o projeto piloto para implantar o Programa de Coleta Seletiva. O município tornou-se o primeiro da região do ABC a ter o serviço de coleta de resíduos secos porta a porta, permitindo que mais de 200 mil toneladas de metal,...

Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

16/05/2022: Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

Equipe do interior paulista deseja implantar iniciativa semelhante na cidade   Santo André, 13 de maio de 2022 – Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13) a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, que vieram conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.   A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e...