31/10/2016 Santo André adere força-tarefa estadual para coleta de pneus e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti

População pode descartar pneus velhos nas Estações de Coleta do Semasa

Santo André, 16 de setembro – Amanhã (17), Santo André dá início ao novo ciclo de ações de combate à dengue na cidade. A ação, que acontecerá a partir das 9h na praça da Paróquia Cristo Operário, na Vila Linda, está integrada com a campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Os agentes de saúde visitarão as casas da região levando informações sobre a prevenção contra o mosquito e sobre o descarte correto de pneus, um dos maiores responsáveis pelo acúmulo de água e proliferação do Aedes.

Como parte das atividades, nesta semana também acontece uma força-tarefa para coleta de pneus. A ação é uma parceria do município, do Governo do Estado e da Reciclanip para conscientizar a população sobre a importância de se destinar corretamente os pneus, evitando a criação de focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.

O Semasa disponibiliza 18 estações de coleta capacitadas para receber este tipo de resíduo dos moradores. Além disso, no sábado, as equipes de educação e mobilização ambiental, de Defesa Civil e do Departamento de Resíduos Sólidos estarão na praça da Paróquia Cristo Operário orientando a população e distribuindo materiais informativos sobre os ecopontos da cidade, destinação correta de resíduos, prevenção ao Aedes entre outros.

Descarte corretamente – Em 2015, o Semasa coletou 690 toneladas de pneus. Desde 2007 a autarquia mantém uma parceria com a Reciclanip, entidade ligada à ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), para a destinação ambientalmente adequada para estes resíduos.

A associação faz o recolhimento de todos os pneus inservíveis provenientes das 18 estações de coleta, descarte irregular, limpeza pública, campanhas de combate à dengue e estabelecimentos geradores cadastrados, como borracharias, e os encaminha para a reciclagem.

A Reciclanip envia os detritos a uma multinacional que utiliza o material como combustível para a secagem de cimento, no reparo de trincas de asfalto em rodovias e até mesmo para confecção de tapetes para automóveis. A destinação adequada dos pneus é fundamental para o aumento da vida útil do Aterro Sanitário de Santo André e para a promoção da saúde pública.

Para descartar pequenas quantidades de pneus, os moradores podem se dirigir a qualquer uma das estações de coleta (ecopontos) do município. Os endereços e horários de funcionamento estão no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).

Grandes geradores, como indústrias pneumáticas, borracharias e revendedoras, devem fazer um cadastro prévio junto à autarquia para realizar o descarte no ecoponto localizado dentro do Aterro Sanitário.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...