23/06/2016 Semasa instala tubos de concreto para coibir descarte ilegal na Vila Palmares

672 toneladas de resíduos são removidas de pontos do bairro, como a rua Fernando de Noronha

Santo André, 23 de junho de 2016 – No início deste mês, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou mais um mutirão de limpeza nos pontos de descarte irregular que existem nas ruas Fernando de Noronha, Maquiavel, Camilo Castelo Branco e avenida Lauro Gomes, na Vila Palmares. Os locais recebem constantemente descartes clandestinos de resíduos, principalmente durante as madrugadas, o que dificulta o flagrante. Por isso, além da limpeza, a autarquia instalou tubos de concreto na Rua Fernando de Noronha com o objetivo de coibir a entrada de caminhões e outros veículos que tenham a intenção de fazer o despejo ilegal.

A equipe, com 34 pessoas envolvidas, retirou 672 toneladas de resíduos das vias a um custo de aproximadamente R$ 90 mil reais, apenas para esta operação. A área passa por limpeza duas vezes por mês.

Dentro de uma atuação constante do Semasa de combate ao descarte irregular de resíduos, esta região da Vila Palmares é uma das que são constantemente monitoradas pela autarquia.

Santo André tem 100 pontos de despejo ilegal e, desde o início de 2016, já foram retirados destes locais mais de 1.700 toneladas de resíduos.

Mensalmente, a autarquia gasta R$ 550 mil reais para fazer a limpeza dos 100 pontos, dinheiro que poderia ser utilizado para trazer outras melhorias para a cidade, como a implantação de cinco novas estações de coleta (ecopontos) ou ainda a instalação de 5.500 novas papeleiras de rua.

O Semasa pede o apoio da população para fiscalizar o descarte irregular de resíduos, sendo que as pessoas podem denunciar esta prática através do telefone 08004848115. O despejo irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa e detenção.

Veja as fotos do antes de depois: 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...