23/06/2016 Semasa instala tubos de concreto para coibir descarte ilegal na Vila Palmares

672 toneladas de resíduos são removidas de pontos do bairro, como a rua Fernando de Noronha

Santo André, 23 de junho de 2016 – No início deste mês, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) executou mais um mutirão de limpeza nos pontos de descarte irregular que existem nas ruas Fernando de Noronha, Maquiavel, Camilo Castelo Branco e avenida Lauro Gomes, na Vila Palmares. Os locais recebem constantemente descartes clandestinos de resíduos, principalmente durante as madrugadas, o que dificulta o flagrante. Por isso, além da limpeza, a autarquia instalou tubos de concreto na Rua Fernando de Noronha com o objetivo de coibir a entrada de caminhões e outros veículos que tenham a intenção de fazer o despejo ilegal.

A equipe, com 34 pessoas envolvidas, retirou 672 toneladas de resíduos das vias a um custo de aproximadamente R$ 90 mil reais, apenas para esta operação. A área passa por limpeza duas vezes por mês.

Dentro de uma atuação constante do Semasa de combate ao descarte irregular de resíduos, esta região da Vila Palmares é uma das que são constantemente monitoradas pela autarquia.

Santo André tem 100 pontos de despejo ilegal e, desde o início de 2016, já foram retirados destes locais mais de 1.700 toneladas de resíduos.

Mensalmente, a autarquia gasta R$ 550 mil reais para fazer a limpeza dos 100 pontos, dinheiro que poderia ser utilizado para trazer outras melhorias para a cidade, como a implantação de cinco novas estações de coleta (ecopontos) ou ainda a instalação de 5.500 novas papeleiras de rua.

O Semasa pede o apoio da população para fiscalizar o descarte irregular de resíduos, sendo que as pessoas podem denunciar esta prática através do telefone 08004848115. O despejo irregular de resíduos é crime ambiental, passível de multa e detenção.

Veja as fotos do antes de depois: 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Educação Ambiental do Semasa oferece atividades de sensibilização para crianças neste sábado (4)

29/11/2021: Educação Ambiental do Semasa oferece atividades de sensibilização para crianças neste sábado (4)

Ação do projeto ConheSendo ocorre em parceria com a autarquia e tem programação gratuita Santo André, 24 de novembro de 2021 – A equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participa neste sábado (4/12) de uma tarde de atividades de sensibilização ambiental realizada pelo Projeto ConheSendo. A programação desenvolvida pela instituição é totalmente gratuita e voltada especialmente para crianças entre 3 e 10 anos. A ação é uma iniciativa do Projeto ConheSendo,...

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...