20/06/2016 Semasa inicia capacitação de gestores e professores da rede pública

Cerca de 300 profissionais passarão por formação gratuita. Descarte de resíduos sólidos é o primeiro tema

Santo André, 20 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a desenvolver dois projetos de formação em Educação Ambiental voltados a educadores de Santo André. No primeiro deles, iniciado neste mês, a equipe de Educação Ambiental da autarquia, com apoio do Departamento de Resíduos Sólidos, trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No projeto, que será contínuo, integrado e temático, gestores e professores de toda a rede foram convidados a participar.

Foi elaborada uma grade com questões ambientais da cidade, de forma a fornecer subsídios para o conhecimento de políticas públicas e possibilidades de ações favoráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida. O primeiro tema abordado é Resíduos Sólidos. “Os padrões de consumo têm aumentado significativamente a produção de resíduos. Por isso, formas ambientalmente corretas de descarte precisam ser compreendidas por professores e crianças em formação”, explica Eriane Justo Luiz Savóia, gerente de Mobilização e Educação Ambiental do Semasa.

No módulo inicial, cerca de 70 gestores participam de dois encontros. O primeiro aconteceu no dia 6/6, no Parque Escola Santo André. Profissionais do Semasa apresentaram o funcionamento do saneamento ambiental integrado em Santo André e sua relação com a recente política municipal de Educação Ambiental, enfocando o papel do gestor escolar na implantação da política. Também introduziram a atual situação dos resíduos sólidos, tanto em Santo André quanto mundialmente. A formação envolve dinâmicas de grupo, com foco em resíduos, além de visitas monitoradas a espaços, como o Aterro Sanitário e a Central de Triagem de Recicláveis Santo André.

“Nosso objetivo, conversando também com os gestores, é estimular a atuação deles enquanto articuladores do processo de educação ambiental nas suas escolas, considerando a realidade local”, acrescenta Eriane. Professores interessados em participar do segundo módulo podem se inscrever até meados de julho na Secretaria de Educação do município, pelo telefone 4468-4360. Informações e dúvidas: educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Rede estadual – Já professores da rede estadual poderão participar do projeto “5Rs: Educação para o consumo responsável”. Com financiamento do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André, respectivamente), o projeto será conduzido pelo Instituto Siades (Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável) e seu principal objetivo é criar condições para sensibilização e reflexão sobre o consumo responsável. O Semasa, por meio do Grupo Gestor do Fumgesan, irá acompanhar a execução do projeto.

Serão dois cursos de extensão para mais de 200 professores, sendo uma turma formada por profissionais da rede estadual e outra por professores do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita. Encontros quinzenais acontecerão a partir de julho ou agosto deste ano, ainda sem data definida. Serão sete módulos, totalizando 90 horas.
Dúvidas e mais informações podem ser encaminhadas ao Instituto Siades, pelo telefone 3061-7118, e à Diretoria de Ensino de Santo André, no 4422-7000.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...