20/06/2016 Semasa inicia capacitação de gestores e professores da rede pública

Cerca de 300 profissionais passarão por formação gratuita. Descarte de resíduos sólidos é o primeiro tema

Santo André, 20 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a desenvolver dois projetos de formação em Educação Ambiental voltados a educadores de Santo André. No primeiro deles, iniciado neste mês, a equipe de Educação Ambiental da autarquia, com apoio do Departamento de Resíduos Sólidos, trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. No projeto, que será contínuo, integrado e temático, gestores e professores de toda a rede foram convidados a participar.

Foi elaborada uma grade com questões ambientais da cidade, de forma a fornecer subsídios para o conhecimento de políticas públicas e possibilidades de ações favoráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida. O primeiro tema abordado é Resíduos Sólidos. “Os padrões de consumo têm aumentado significativamente a produção de resíduos. Por isso, formas ambientalmente corretas de descarte precisam ser compreendidas por professores e crianças em formação”, explica Eriane Justo Luiz Savóia, gerente de Mobilização e Educação Ambiental do Semasa.

No módulo inicial, cerca de 70 gestores participam de dois encontros. O primeiro aconteceu no dia 6/6, no Parque Escola Santo André. Profissionais do Semasa apresentaram o funcionamento do saneamento ambiental integrado em Santo André e sua relação com a recente política municipal de Educação Ambiental, enfocando o papel do gestor escolar na implantação da política. Também introduziram a atual situação dos resíduos sólidos, tanto em Santo André quanto mundialmente. A formação envolve dinâmicas de grupo, com foco em resíduos, além de visitas monitoradas a espaços, como o Aterro Sanitário e a Central de Triagem de Recicláveis Santo André.

“Nosso objetivo, conversando também com os gestores, é estimular a atuação deles enquanto articuladores do processo de educação ambiental nas suas escolas, considerando a realidade local”, acrescenta Eriane. Professores interessados em participar do segundo módulo podem se inscrever até meados de julho na Secretaria de Educação do município, pelo telefone 4468-4360. Informações e dúvidas: educ.ambiental@semasa.sp.gov.br.

Rede estadual – Já professores da rede estadual poderão participar do projeto “5Rs: Educação para o consumo responsável”. Com financiamento do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André, respectivamente), o projeto será conduzido pelo Instituto Siades (Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável) e seu principal objetivo é criar condições para sensibilização e reflexão sobre o consumo responsável. O Semasa, por meio do Grupo Gestor do Fumgesan, irá acompanhar a execução do projeto.

Serão dois cursos de extensão para mais de 200 professores, sendo uma turma formada por profissionais da rede estadual e outra por professores do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Júlio de Mesquita. Encontros quinzenais acontecerão a partir de julho ou agosto deste ano, ainda sem data definida. Serão sete módulos, totalizando 90 horas.
Dúvidas e mais informações podem ser encaminhadas ao Instituto Siades, pelo telefone 3061-7118, e à Diretoria de Ensino de Santo André, no 4422-7000.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....