17/06/2016 Semasa recebe novo equipamento para monitoramento da poluição veicular

Novo opacímetro aumenta a precisão e permite ação imediata da autarquia em caso de infração ambiental de veículos

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Santo André, 17 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de sua Gerência de Controle Ambiental, iniciou os testes de seu novo opacímetro – aparelho utilizado na medição da quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos.

O equipamento foi adquirido por meio de uma possibilidade regulamentada pela nova lei de Compensação Ambiental (lei 9.789), também de autoria do Semasa. Aprovada em 2015, a regra permite – quando não for possível compensar a supressão de vegetação com plantio de novas espécies – que o novo empreendimento doe equipamentos à administração pública para a manutenção e enriquecimento da qualidade ambiental.

A autarquia sempre utilizou em suas blitze de fumaça preta a Escala de Ringelmann (saiba mais) e contava com um opacímetro somente nas ações educativas do Programa ProAr, ocasiões em que a Petrobras, parceira da ação, apoiava com a cessão do equipamento e de equipe técnica para sua operação.

Agora, com opacímetro próprio, a expectativa é de melhora na atuação da fiscalização. O equipamento, além de aumentar a precisão da aferição, permite a impressão do relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no próprio local. Enquanto o novo equipamento está em fase de testes, a Escala de Ringelmann continuará a ser utilizada para as aferições, determinando se o motorista receberá a multa ou não.

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

Blitz punitiva – Em Santo André, são realizadas blitze punitivas semanais da fumaça preta em vias de grande circulação de veículos. Entre 1ª de janeiro e 1º de junho de 2016, 101 veículos no município tiveram a emissão de gases aferida pelo Semasa. Destes veículos fiscalizados este ano, 29 foram multados por apresentarem emissão de gases acima do padrão regular e receberam Auto de Infração de Trânsito.

As blitze semanais também fazem parte do Programa ProAr, que promove aferições de frota pública e particular. As ações de caráter educativo buscam conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes para a melhoria da qualidade do ar do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...