17/06/2016 Semasa recebe novo equipamento para monitoramento da poluição veicular

Novo opacímetro aumenta a precisão e permite ação imediata da autarquia em caso de infração ambiental de veículos

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Santo André, 17 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de sua Gerência de Controle Ambiental, iniciou os testes de seu novo opacímetro – aparelho utilizado na medição da quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos.

O equipamento foi adquirido por meio de uma possibilidade regulamentada pela nova lei de Compensação Ambiental (lei 9.789), também de autoria do Semasa. Aprovada em 2015, a regra permite – quando não for possível compensar a supressão de vegetação com plantio de novas espécies – que o novo empreendimento doe equipamentos à administração pública para a manutenção e enriquecimento da qualidade ambiental.

A autarquia sempre utilizou em suas blitze de fumaça preta a Escala de Ringelmann (saiba mais) e contava com um opacímetro somente nas ações educativas do Programa ProAr, ocasiões em que a Petrobras, parceira da ação, apoiava com a cessão do equipamento e de equipe técnica para sua operação.

Agora, com opacímetro próprio, a expectativa é de melhora na atuação da fiscalização. O equipamento, além de aumentar a precisão da aferição, permite a impressão do relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no próprio local. Enquanto o novo equipamento está em fase de testes, a Escala de Ringelmann continuará a ser utilizada para as aferições, determinando se o motorista receberá a multa ou não.

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

Blitz punitiva – Em Santo André, são realizadas blitze punitivas semanais da fumaça preta em vias de grande circulação de veículos. Entre 1ª de janeiro e 1º de junho de 2016, 101 veículos no município tiveram a emissão de gases aferida pelo Semasa. Destes veículos fiscalizados este ano, 29 foram multados por apresentarem emissão de gases acima do padrão regular e receberam Auto de Infração de Trânsito.

As blitze semanais também fazem parte do Programa ProAr, que promove aferições de frota pública e particular. As ações de caráter educativo buscam conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes para a melhoria da qualidade do ar do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....