17/06/2016 Semasa recebe novo equipamento para monitoramento da poluição veicular

Novo opacímetro aumenta a precisão e permite ação imediata da autarquia em caso de infração ambiental de veículos

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Aparelho permite a impressão imediata do relatório da medição

Santo André, 17 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de sua Gerência de Controle Ambiental, iniciou os testes de seu novo opacímetro – aparelho utilizado na medição da quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos.

O equipamento foi adquirido por meio de uma possibilidade regulamentada pela nova lei de Compensação Ambiental (lei 9.789), também de autoria do Semasa. Aprovada em 2015, a regra permite – quando não for possível compensar a supressão de vegetação com plantio de novas espécies – que o novo empreendimento doe equipamentos à administração pública para a manutenção e enriquecimento da qualidade ambiental.

A autarquia sempre utilizou em suas blitze de fumaça preta a Escala de Ringelmann (saiba mais) e contava com um opacímetro somente nas ações educativas do Programa ProAr, ocasiões em que a Petrobras, parceira da ação, apoiava com a cessão do equipamento e de equipe técnica para sua operação.

Agora, com opacímetro próprio, a expectativa é de melhora na atuação da fiscalização. O equipamento, além de aumentar a precisão da aferição, permite a impressão do relatório no ato da medição, notificando o motorista e comprovando a irregularidade no próprio local. Enquanto o novo equipamento está em fase de testes, a Escala de Ringelmann continuará a ser utilizada para as aferições, determinando se o motorista receberá a multa ou não.

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

A Escala de Ringelmann continua a ser utilizada para as aferições

Blitz punitiva – Em Santo André, são realizadas blitze punitivas semanais da fumaça preta em vias de grande circulação de veículos. Entre 1ª de janeiro e 1º de junho de 2016, 101 veículos no município tiveram a emissão de gases aferida pelo Semasa. Destes veículos fiscalizados este ano, 29 foram multados por apresentarem emissão de gases acima do padrão regular e receberam Auto de Infração de Trânsito.

As blitze semanais também fazem parte do Programa ProAr, que promove aferições de frota pública e particular. As ações de caráter educativo buscam conscientizar os motoristas sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes para a melhoria da qualidade do ar do município.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

06/05/2021: Superintendente do Semasa e assessor do prefeito Paulo Serra visitam Aterro Sanitário

Durante a vistoria, também foi possível acompanhar o trabalho das cooperativas de reciclagem Santo André, 6 de maio de 2021 – O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, e o assessor especial do prefeito, João Veríssimo Fernandes, visitaram na tarde desta quinta-feira (6) o Aterro Sanitário Municipal de Santo André. Acompanhando de outros assessores da autarquia, o grupo foi recebido pelo diretor de resíduos sólidos, Ednilson Ferreira dos Santos, e pelo gerente do aterro, Eudes Farina Grandolpho. O Aterro Sanitário...

Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

05/05/2021: Curso on-line do Semasa discute a relação entre a tecnologia e o meio ambiente

Iniciativa abordará quais são as alternativas de tecnologias ambientais sustentáveis diante do esgotamento de recursos naturais Santo André, 5 de maio de 2021 – Para discutir mais sobre os caminhos e a relação entre a tecnologia e o meio ambiente, a Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) oferece em maio o minicurso on-line ‘Tecnologia e Meio Ambiente: uma relação possível?’. A formação faz parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes e integra também...

Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

30/04/2021: Semasa inicia atendimento de licenciamento ambiental de forma digital

Abertura de processos, juntada de documentos e até atendimento via chat serão pelo sistema Acto Santo André, 29 de maio de 2021 – Os serviços de licenciamento ambiental realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) passam a ser oferecidos de forma totalmente digital a partir desta quarta-feira (5). A novidade foi possibilitada pelo Sistema Acto, já usado pela Prefeitura de Santo André nos documentos emitidos pelo Departamento de Controle Urbano, como alvarás. Neste primeiro momento,...

Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

26/04/2021: Santo André ganha mais de duas mil novas árvores em 2020

Outras 5.149 espécies serão plantadas em espaços da cidade até o ano que vem Santo André, 26 de abril de 2021 – A Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) seguem trabalhando continuamente para ampliar as iniciativas de sustentabilidade na cidade e uma das ações neste sentido é o plantio de novas árvores – tanto em calçadas e praças quanto nos parques. Até o final de 2022, Santo André terá recebido...