16/06/2016 Assemae em defesa dos municípios

Leia a nota de repúdio da Assemae em defesa da titularidade municipal do Semasa de Santo André (SP).

Nota de Repúdio

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae manifesta seu repúdio diante da tentativa de intimidação praticada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que pediu à justiça a prisão do superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Sebastião Ney Vaz Júnior, e do prefeito do município, Carlos Grana, por suposto descumprimento de ordem judicial.

O posicionamento da Assemae, em defesa do Semasa e dos demais serviços autônomos de saneamento da Região Metropolitana de São Paulo, cumpre as deliberações da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, que aprovou duas recomendações a favor da titularidade municipal na gestão do saneamento.

Na foto acima, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, recebe em Brasília o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, para definir as próximas estratégias em defesa da titularidade municipal na gestão do saneamento básico. Também participaram da reunião o secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes, e o diretor administrativo da entidade, Rafael Bastos, além do superintendente adjunto do Semasa, Roger Gregório. 

 

Confira as moções acatadas na 46ª Assembleia da Assemae:

Nº 13/2016

Recomendação

Diante do panorama estarrecedor de práticas abusivas por parte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que vem utilizando preços discriminatórios para sufocar financeiramente os serviços autônomos da Região Metropolitana de São Paulo, recomendamos que o Conselho Diretor Nacional da Assemae e a entidade como um todo apoiem as autarquias de saneamento afetadas pela Sabesp, em ações de resistência contra o governo paulista e defesa da titularidade municipal dos serviços de saneamento.

Esta recomendação foi encaminhada pelo Tema nº 12 – Abuso de posição dominante no setor de água e saneamento básico

Aprovada por unanimidade na Plenária do dia 19 de maio de 2016.

*Dirigida à Assemae, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa, Sabesp, Arsesp.
Nº 14/2016

Recomendação

Os participantes da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, realizada em Jaraguá do Sul/SC, no período de 16 a 19 de maio de 2016, reiteram seu apoio ao Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), por recorrer ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a abertura de Inquérito Administrativo contra a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A empresa paulista possui poder de monopólio da água no atacado e vem praticando preços abusivos que pretendem, exclusivamente, inviabilizar economicamente os serviços autônomos da Região Metropolitana de São Paulo e tomar os serviços. A investigação mostra-se necessária por conta, inclusive, da falta de transparência.

Esta recomendação foi encaminhada pelo Tema nº 12 – Abuso de posição dominante no setor de água e saneamento básico.

Aprovada por unanimidade na Plenária do dia 19 de maio de 2016.

*Dirigida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Ministério Público Federal, Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa de São Paulo, Conselho Diretor Nacional da Assemae e imprensa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....