16/06/2016 Assemae em defesa dos municípios

Leia a nota de repúdio da Assemae em defesa da titularidade municipal do Semasa de Santo André (SP).

Nota de Repúdio

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae manifesta seu repúdio diante da tentativa de intimidação praticada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que pediu à justiça a prisão do superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Sebastião Ney Vaz Júnior, e do prefeito do município, Carlos Grana, por suposto descumprimento de ordem judicial.

O posicionamento da Assemae, em defesa do Semasa e dos demais serviços autônomos de saneamento da Região Metropolitana de São Paulo, cumpre as deliberações da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, que aprovou duas recomendações a favor da titularidade municipal na gestão do saneamento.

Na foto acima, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, recebe em Brasília o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, para definir as próximas estratégias em defesa da titularidade municipal na gestão do saneamento básico. Também participaram da reunião o secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes, e o diretor administrativo da entidade, Rafael Bastos, além do superintendente adjunto do Semasa, Roger Gregório. 

 

Confira as moções acatadas na 46ª Assembleia da Assemae:

Nº 13/2016

Recomendação

Diante do panorama estarrecedor de práticas abusivas por parte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que vem utilizando preços discriminatórios para sufocar financeiramente os serviços autônomos da Região Metropolitana de São Paulo, recomendamos que o Conselho Diretor Nacional da Assemae e a entidade como um todo apoiem as autarquias de saneamento afetadas pela Sabesp, em ações de resistência contra o governo paulista e defesa da titularidade municipal dos serviços de saneamento.

Esta recomendação foi encaminhada pelo Tema nº 12 – Abuso de posição dominante no setor de água e saneamento básico

Aprovada por unanimidade na Plenária do dia 19 de maio de 2016.

*Dirigida à Assemae, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa, Sabesp, Arsesp.
Nº 14/2016

Recomendação

Os participantes da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, realizada em Jaraguá do Sul/SC, no período de 16 a 19 de maio de 2016, reiteram seu apoio ao Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), por recorrer ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a abertura de Inquérito Administrativo contra a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A empresa paulista possui poder de monopólio da água no atacado e vem praticando preços abusivos que pretendem, exclusivamente, inviabilizar economicamente os serviços autônomos da Região Metropolitana de São Paulo e tomar os serviços. A investigação mostra-se necessária por conta, inclusive, da falta de transparência.

Esta recomendação foi encaminhada pelo Tema nº 12 – Abuso de posição dominante no setor de água e saneamento básico.

Aprovada por unanimidade na Plenária do dia 19 de maio de 2016.

*Dirigida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Ministério Público Federal, Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa de São Paulo, Conselho Diretor Nacional da Assemae e imprensa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...