16/06/2016 Assemae em defesa dos municípios

Leia a nota de repúdio da Assemae em defesa da titularidade municipal do Semasa de Santo André (SP).

Nota de Repúdio

A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae manifesta seu repúdio diante da tentativa de intimidação praticada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que pediu à justiça a prisão do superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), Sebastião Ney Vaz Júnior, e do prefeito do município, Carlos Grana, por suposto descumprimento de ordem judicial.

O posicionamento da Assemae, em defesa do Semasa e dos demais serviços autônomos de saneamento da Região Metropolitana de São Paulo, cumpre as deliberações da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, que aprovou duas recomendações a favor da titularidade municipal na gestão do saneamento.

Na foto acima, o presidente da Assemae, Aparecido Hojaij, recebe em Brasília o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, para definir as próximas estratégias em defesa da titularidade municipal na gestão do saneamento básico. Também participaram da reunião o secretário executivo da Assemae, Francisco Lopes, e o diretor administrativo da entidade, Rafael Bastos, além do superintendente adjunto do Semasa, Roger Gregório. 

 

Confira as moções acatadas na 46ª Assembleia da Assemae:

Nº 13/2016

Recomendação

Diante do panorama estarrecedor de práticas abusivas por parte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, que vem utilizando preços discriminatórios para sufocar financeiramente os serviços autônomos da Região Metropolitana de São Paulo, recomendamos que o Conselho Diretor Nacional da Assemae e a entidade como um todo apoiem as autarquias de saneamento afetadas pela Sabesp, em ações de resistência contra o governo paulista e defesa da titularidade municipal dos serviços de saneamento.

Esta recomendação foi encaminhada pelo Tema nº 12 – Abuso de posição dominante no setor de água e saneamento básico

Aprovada por unanimidade na Plenária do dia 19 de maio de 2016.

*Dirigida à Assemae, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa, Sabesp, Arsesp.
Nº 14/2016

Recomendação

Os participantes da 46ª Assembleia Nacional da Assemae, realizada em Jaraguá do Sul/SC, no período de 16 a 19 de maio de 2016, reiteram seu apoio ao Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), por recorrer ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a abertura de Inquérito Administrativo contra a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

A empresa paulista possui poder de monopólio da água no atacado e vem praticando preços abusivos que pretendem, exclusivamente, inviabilizar economicamente os serviços autônomos da Região Metropolitana de São Paulo e tomar os serviços. A investigação mostra-se necessária por conta, inclusive, da falta de transparência.

Esta recomendação foi encaminhada pelo Tema nº 12 – Abuso de posição dominante no setor de água e saneamento básico.

Aprovada por unanimidade na Plenária do dia 19 de maio de 2016.

*Dirigida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, Ministério Público Federal, Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – Arsesp, Governo de São Paulo, Assembleia Legislativa de São Paulo, Conselho Diretor Nacional da Assemae e imprensa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...