05/06/2016 Semasa inicia atividades em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade

Caminhada Interparques foi realizada neste domingo e ontem grupo de escoteiros fez plantio de mudas no Pedroso

Santo André, 5 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou parte das atividades que fazem parte da extensa programação na cidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho (domingo). No último sábado (dia 4) a atividade MutECo, organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental  do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), no Parque do Pedroso, reuniu convidados do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André para realizar o plantio de mudas no local. Já no domingo (dia 5) foi a vez da 4ª Caminhada Interparques. A atividade atraiu cerca de 60 pessoas, que fizeram o percurso de cerca de 2km entre os parques Celso Daniel e o Central.

Todas as espécies de mudas plantadas no Pedroso foram nativas, como aroeira, ipê, manacá, cambuci, pitanga e jacarandá. A ação comemorativa integra o conjunto de práticas já estabelecidas da autarquia, que regularmente envia equipes de fiscalização e promove pequenas ações de plantio na região. Foram quatro áreas do Parque do Pedroso que receberam novas mudas e foram limpas pelos escoteiros.

Além do plantio, outras atividades ambientais foram realizadas durante o evento. Uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) portáteis reproduziram as estações originais, simulando o passo a passo para tornar a água própria para consumo e apresentando todos os processos do tratamento biológico de esgoto.

Um kit Aterro Sanitário também foi montado no local, com uma maquete exemplificando, do início até o final, os processos de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município, além de informações sobre a Campanha de Coleta Seletiva realizada na cidade.

O público também se divertiu com jogos de chão, como o Jogo do Plástico, oferecido pela Braskem, que é patrocinadora do evento educativo com as crianças. O jogo, composto por cartas, dados e um grande tabuleiro, faz com que os participantes substituam as peças, que se locomovem de acordo com as instruções das cartas e com os números dos dados. A cada rodada, era possível aprender algo diferente sobre o ciclo do plástico. Ao final do jogo, os participantes ganhavam um livro educativo com dicas sobre reciclagem.

As mesmas atividades atraíram adultos e crianças no domingo, após a 4ª Caminhada Interparques, no Parque Central. A atividade foi promovida pelo Semasa com o patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...