05/06/2016 Semasa inicia atividades em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade

Caminhada Interparques foi realizada neste domingo e ontem grupo de escoteiros fez plantio de mudas no Pedroso

Santo André, 5 de junho de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), iniciou parte das atividades que fazem parte da extensa programação na cidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho (domingo). No último sábado (dia 4) a atividade MutECo, organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental  do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), no Parque do Pedroso, reuniu convidados do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André para realizar o plantio de mudas no local. Já no domingo (dia 5) foi a vez da 4ª Caminhada Interparques. A atividade atraiu cerca de 60 pessoas, que fizeram o percurso de cerca de 2km entre os parques Celso Daniel e o Central.

Todas as espécies de mudas plantadas no Pedroso foram nativas, como aroeira, ipê, manacá, cambuci, pitanga e jacarandá. A ação comemorativa integra o conjunto de práticas já estabelecidas da autarquia, que regularmente envia equipes de fiscalização e promove pequenas ações de plantio na região. Foram quatro áreas do Parque do Pedroso que receberam novas mudas e foram limpas pelos escoteiros.

Além do plantio, outras atividades ambientais foram realizadas durante o evento. Uma ETA (Estação de Tratamento de Água) e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) portáteis reproduziram as estações originais, simulando o passo a passo para tornar a água própria para consumo e apresentando todos os processos do tratamento biológico de esgoto.

Um kit Aterro Sanitário também foi montado no local, com uma maquete exemplificando, do início até o final, os processos de tratamento e destinação final de resíduos sólidos produzidos no município, além de informações sobre a Campanha de Coleta Seletiva realizada na cidade.

O público também se divertiu com jogos de chão, como o Jogo do Plástico, oferecido pela Braskem, que é patrocinadora do evento educativo com as crianças. O jogo, composto por cartas, dados e um grande tabuleiro, faz com que os participantes substituam as peças, que se locomovem de acordo com as instruções das cartas e com os números dos dados. A cada rodada, era possível aprender algo diferente sobre o ciclo do plástico. Ao final do jogo, os participantes ganhavam um livro educativo com dicas sobre reciclagem.

As mesmas atividades atraíram adultos e crianças no domingo, após a 4ª Caminhada Interparques, no Parque Central. A atividade foi promovida pelo Semasa com o patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...