02/06/2016 4ª edição da Caminhada Interparques acontece neste domingo (5/6)

Plantio de mudas também ocorrerá amanhã e sábado no Parque do Pedroso

Santo André, 02 de junho de 2016 – A programação especial preparada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente começa nesta sexta-feira. Amanhã, dia 3, e sábado, dia 4, o Parque Natural do Pedroso receberá atividades de educação ambiental e plantio de mudas com grupos da ETEC Júlio de Mesquita e do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André, respectivamente. Já no domingo, ocorre a quarta edição da Caminhada Interparques, com patrocínio da Caixa e Governo Federal.

Plantio de mudas – Integrantes do curso técnico em meio ambiente da ETEC Júlio de Mesquita vão participar do encerramento do projeto de recuperação de áreas degradas amanhã. A atividade vai promover o plantio de mudas no local. Já no sábado, o parque recebe o ‘MutEco’, que reunirá diversas ações ambientais, plantio e jogos educativos durante todo o dia, com participação do 12º Subdistrito de Escoteiros de Santo André. Entre as atrações, o Semasa apresentará a ETA e a ETE Portátil, estações de tratamento de água e esgoto, respectivamente, O público poderá participar de jogos de chão, como o Jogo dos Resíduos e Jogo do Plástico, este último oferecido pela Braskem, que é patrocinadora do evento educativo com as crianças.

Maquetes educativas  Entre as atrações que o Semasa apresentará no sábado e no domingo, estão a ETA e a ETE (estações de tratamento de água e de esgoto, respectivamente) Portáteis. São maquetes educativas criadas por técnicos da autarquia com o objetivo mostrar para a população como é realizado o tratamento de água em Santo André e também o tratamento biológico do esgoto.

Caminhada Interparques – A Caminhada Interparques acontecerá no domingo. O percurso se inicia no Parque Celso Daniel, a partir das 8h, com atividades de aquecimento. Às 8h30 acontece a saída rumo ao Parque Central.  Ao final da caminhada haverá atividades de educação ambiental para público presente. As crianças poderão participar dos jogos educativos oferecidos pelo Semasa e pela Braskem, como o Jogo do Plástico.

Ciclo do Plástico – No sábado, durante o MutEco, o Parque do Pedroso recebe o jogo educativo “Ciclo do Plástico”, promovido pela Braskem. No domingo, a dinâmica também acontece no Parque Central, palco da chegada da Caminhada Interparques. O jogo é composto por cartas, dados e um grande tabuleiro. Os participantes são representados por peças, que se locomovem de acordo com as instruções das cartas e com os números dos dados. A cada rodada, é possível aprender algo diferente sobre o ciclo do plástico.

Ao longo do mês, a autarquia oferecerá outras atividades ambientais, como seminário e oficinas. A programação completa pode ser acessada em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...