01/06/2016 Coleta de resíduos de saúde em Santo André passa a ter controle eletrônico

Semasa começa a usar tablets para registrar quantidade de material infectante entregue por geradores

Santo André, 01 de junho de 2016 – A coleta de resíduos de saúde, ou infectantes, realizada pelo Semasa em Santo André passa a contar, a partir de hoje, com um sistema eletrônico de controle. Para isso, as equipes que fazem a coleta nos cerca de 1.000 geradores cadastrados na autarquia começam a sair às ruas com tablet e impressora. Com os equipamentos, será possível registrar eletronicamente a quantidade de material coletado, além de gerar e imprimir na hora o recibo para o usuário.

Ao coletar os resíduos de saúde, os agentes do Semasa devem registrar a quantidade e tamanho de sacos de lixo ou de caixas e entregar o recibo com as informações para o gerador. Isso porque o pagamento do serviço é realizado de acordo com a quantidade de resíduos gerados.

Até então, o procedimento era todo manual. As anotações feitas a caneta pelo coletor eram, depois, digitadas para uma planilha de controle por funcionários internos do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa.

“Agora, a informação registrada no tablet pelo coletor vai diretamente para o nosso sistema, evitando retrabalho com relação a digitação de informações, pois o procedimento era todo manual, evitando desta forma possíveis falhas de digitação. E também podemos liberar estes funcionários internos para outras tarefas”, explica o diretor de Resíduos Sólidos, Afonso Luís da Silva.
O usuário também ganha com a informação mais precisa sobre o resíduo que ele gerou. O recibo eletrônico registra, além do código e do nome do gerador, data, hora, veículo e motorista da coleta, quantidade de resíduos e em quais tipos de embalagens foram entregues.

Para contratar a coleta de resíduos infectantes do Semasa, o interessado deve fazer a solicitação pelo telefone 08004848115 ou em um posto de atendimento. Um agente da autarquia vai, então, até o estabelecimento gerador para dar as orientações sobre a disposição correta dos resíduos. Clínicas em geral, hospitais, farmácias e drogarias precisam contratar o serviço para ter o alvará da Vigilância Sanitária.

Atualmente, são geradas por mês cerca de 150 toneladas de resíduos de saúde em Santo André. O material segue para a incineração em Mauá.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...