24/05/2016 Semasa realiza seminário sobre meio ambiente e mobilidade urbana dia 21/6

Com patrocínio da Caixa e Governo Federal, evento é parte das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente

Santo André, 24 de maio de 2016 – Com o objetivo de debater alternativas que contribuam para a solução ou mitigação dos problemas relacionados à mobilidade urbana e à saúde ambiental nas grandes cidades, o Semasa, com patrocínio da Caixa e Governo Federal, promove o Seminário “A Cidade Ideal e a Cidade Real: Meio Ambiente e Mobilidade Urbana” no dia 21/6. A atividade é parte das atrações do Mês do Meio Ambiente de Santo André e vai acontecer no anfiteatro Heleny Guariba a partir das 8h. A participação é gratuita e aberta a todos os públicos. Os interessados devem fazer inscrição neste link.

O evento terá três mesas temáticas, que contarão com a participação de diversos especialistas e pesquisadores do setor de saneamento, meio ambiente, saúde, gestão pública e infraestrutura urbanística. O foco principal será discutir as relações entre os hábitos de consumo da sociedade e seus impactos na qualidade ambiental da cidade.

A primeira mesa, “Ferramentas da política pública e os desafios regionais”, será aberta às 9h30 pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr. O debate trará a participação do diretor geral da unidade de gerenciamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Santo André, Edilson Factori, e da coordenadora de programas e projetos de Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Sandra Teixeira Malvese.

Às 11h o debate muda de temática e traz experiências sobre “Modais alternativos e o reflexo no meio ambiente e saúde. Mobilidade limpa e sustentável”. A mesa será composta pelo pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental e do Núcleo de Estudos de Epidemiologia Ambiental da Faculdade de Medicina da USP, Luiz Alberto Amador Pereira; pela gerente comercial da Eletra Industrial, empresa pioneira na produção de ônibus elétricos, Iêda A. Oliveira; e pelo professor de mobilidade urbana do curso de Engenharia, Modelagem e Ciência Sociais Aplicadas da UFABC (Universidade Federal do ABC), Humberto Paiva Júnior.

Após o almoço, o seminário dá espaço para a terceira mesa que vai debater “Planejamento: urbano e ambiental – indissociável”. Dela participarão Fernando Felippe Viegas, coordenador de pós-graduação lato-sensu da associação Escola da Cidade; Jeroen Johannenes Klink e Francisco de Assis Comarú, respectivamente coordenador de mestrado e orientador de mestrado e doutorado do Programa Planejamento e Gestão de Território da UFABC.

Confira a programação completa e mais detalhes sobre os convidados abaixo. As inscrições já estão disponíveis e devem ser feitas pelo site do Semasa.

SERVIÇO

Seminário “A Cidade Ideal e a Cidade Real: Meio Ambiente e Mobilidade Urbana”

Data: 21/6/2016

Horário: A partir das 8h (credenciamento)

Inscrições: Clicando aqui

Gratuito

 

Programação completa

8h – Abertura do Credenciamento

8h30 – Café de recepção

9h – Abertura Oficial

9h15 – 1ª Mesa: Ferramentas da política pública e os desafios regionais

  • Sebastião Ney Vaz Júnior – Superintendente do Semasa

Engenheiro sanitarista com mestrado em Desarollo Sustentable – Universidad Nacional de Lanus – Instituto FLACAM – Rep. da Argentina, e doutorado em Energia, Sociedade e Meio Ambiente pela UFABC.

  • Edilson Factori – Diretor geral da Unidade de Gerenciamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Santo André.

Arquiteto e urbanista pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Trabalha com planejamento, projeto e gestão de trânsito e transportes desde 1984, na Prefeitura de Santo André.  Foi diretor do Departamento de Trânsito e Circulação, diretor de Transportes Públicos, superintendente da Empresa Pública de Transportes e Trânsito e conselheiro do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo.

  • Sandra Teixeira Malvese – Coord. de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Arquiteta, mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC . Professora titular do Centro Universitário Fundação Santo André. No Consórcio Intermunicipal Grande ABC atua na gestão do Termo de Cooperação para elaboração do Plano Diretor Regional e Cartas Geotécnicas de Aptidão à Ocupação. Foi também a gestora do Plano Regional de Mobilidade, atuando no acompanhamento da elaboração dos projetos básicos dos corredores de transporte coletivo.

 

11h00 – 2ª Mesa: Modais Alternativos e o reflexo no meio ambiente e na saúde. Mobilidade limpa e sustentável

  • Luiz Alberto Amador Pereira – Pesquisador do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental e do Núcleo de Estudos de Epidemiologia Ambiental da Faculdade de Medicina da USP.

Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Médico sanitarista na Secretaria Estadual de Saúde. Professor doutor assistente do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.

  • Iêda Maria Alves Oliveira – Gerente comercial da Eletra Industrial Ltda.

Administradora de empresas, pós-graduada em Gestão Empresarial, atua na área de transporte há 17 anos, sempre com foco em transporte sustentável. Gerente comercial da Eletra Industrial Ltda. e vice-presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos).

  • Dr. Humberto Paiva Júnior – Professor de Mobilidade Urbana do Curso de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da UFABC

Engenheiro civil pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP.

 

13h – Almoço

14h30 – 3ª Mesa: Planejamento: urbano e ambiental – indissociável

  • Fernando Felippe Viegas – Coordenador de pós-graduação lato sensu da Escola da Cidade – “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura”.

Arquiteto e urbanista, mestre pela FAU-USP, membro da diretoria da associação Escola da Cidade desde 2013. Professor de Projeto do Estúdio Vertical e orientador de trabalhos finais de graduação da Escola da Cidade desde 2005. Professor convidado em Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Assunção, Lisboa, Barcelona, Austin, La Plata, Quito, Lima e Delft.

  • Dr. Jeroen Johannes Klink – Coordenador do mestrado em Planejamento e Gestão do Território da UFABC

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Na Holanda trabalhou como professor associado no Institute for Housing and Urban Development Studies, que faz parte da Universidade de Erasmus (Roterdã). Foi secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e diretor suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é professor-adjunto na UFABC. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais sobre desenvolvimento econômico local e governança regional e metropolitana.

  • Dr. Francisco de Assis Comarú – Orientador de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC

Engenheiro civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre pela Escola Politécnica da USP e doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Foi Affiliate Academic na University College London (Londres), Visiting scholar na Organização Internacional do Trabalho (Genebra) e Volunteer na Organização Mundial da Saúde (Genebra), instituições onde realizou pesquisa de pós-doutorado como bolsista do CNPq. Já foi pró-reitor de extensão da UFABC. Atualmente é professor adjunto na UFABC. É colaborador de diversos centros acadêmicos de pesquisa e periódicos nacionais e internacionais.

 

16h30 – Encerramento com Café final

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...