24/05/2016 Santo André recebe obras de saneamento por meio de contrapartida dos empreendimentos imobiliários da cidade

Serviços foram planejados dentro dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs) e são fiscalizados pelo Semasa

Santo André, 24 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está fiscalizando a implantação na cidade, por cinco empreendedores privados, de um novo piscinão e de mais 6.500 metros de redes, sendo 3.600 metros de água, 1.850 metros de rede de esgoto e 1.030 metros de galerias de água pluviais. As obras, executadas também por exigência do Semasa, se mostraram necessárias a partir dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIVs), uma exigência legal que as construtoras devem cumprir quando seu empreendimento vai causar grande interferência no entorno.

Atualmente, estão a todo vapor obras na avenida Industrial e no bairro Jardim . Para compensar os impactos causados pelos empreendimentos Jardim Park e Cidade Viva, na Industrial, as construtoras Brookfield e Odebrecht, respectivamente, estão implantando novas redes de água e de esgoto e galerias de águas pluviais.

“As redes implantadas não serão exclusivas dos novos empreendimentos. Muito pelo contrário, elas permitem a interligação com as redes já existentes nos bairros pelas quais passam. Essa é a nossa exigência. No caso da rede de água, por exemplo, a garantia é a melhora no abastecimento de água de regiões abastecidas pelo reservatório Gonzaga”, explica o diretor de Planejamento e Obras do Semasa, Roberto Silveira Jr. Na Industrial e no bairro Jardim, só a Odebrecht está construindo 1.400 metros de redes de água, além de 70 metros de rede esgoto e 300 metros de galerias de águas pluviais. Já a Brookfield faz outros mil metros de rede de água na avenida.

As obras de compensação são realizadas sem custo para o Semasa ou mesmo para a Prefeitura. A fiscalização do poder público, porém, garante a qualidade do trabalho e do material empregado. No final da construção, a obra passa a fazer parte do patrimônio público da cidade.

Novo piscinão – Outra obra importante de compensação é o novo piscinão na Vila Homero Thon. Executado pela Brookfield em contrapartida à construção do complexo Atrium (shopping e torres comerciais e residenciais), o tanque, que entrará em operação no próximo verão, é subterrâneo e tem capacidade para 2.300m³ de água pluvial. Localizado ao lado do complexo, entre a rua Maestro Leonid Urbenin e avenida Giovani Batista Pirelli, o equipamento será uma importante ferramenta no combate às enchentes na região. Sobre o piscinão será construída uma praça e, em seu entorno, já foram implantadas novas redes de drenagem, água e esgoto.

As construtoras MRV, Conx e Queirós Galvão também executam obras de compensação na cidade fiscalizadas pelo Semasa. As empresas estão erguendo edifícios em Utinga, no Parque das Nações e na Vila Curuçá, respectivamente, e fazem extensão das redes de água, esgoto e drenagem na região. As três companhias são responsáveis por 1.380 metros de novas redes de água, 750 metros de galerias de águas pluviais e 1.780 metros de nova rede de esgoto.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...