23/05/2016 Semasa realiza melhorias no Piscinão da Vila América e fiscaliza construção de novo tanque no Homero Thon

Objetivo da autarquia é minimizar riscos de enchentes em ambos os bairros

Santo André, 23 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia nesta semana a execução de uma obra que vai aumentar a eficiência do Piscinão da Vila América, junto ao córrego Guarará, na Av. Capitão Mário Toledo de Camargo. O projeto prevê o reforço nas tubulações de esgotamento de água do piscinão, com a implantação de uma nova rede de 320 metros de extensão e 800 mm de diâmetro entre o tanque e o trecho do córrego ao lado do Atacadista Roldão, para onde a água será bombeada diretamente, com a ajuda de três bombas.

Além da obra de drenagem na Vila América, a cidade vai ganhar, em breve, um novo piscinão. Subterrâneo, o tanque com capacidade para 2.300 m³ de água foi construído pela Brookfield Incorporações, no bairro Homero Thon, por exigência do Semasa, como medida de compensação urbana pelas obras do complexo Atrium, que além do shopping inclui prédios comerciais e residenciais. Sobre o piscinão será construída uma praça e, em seu entorno, já foram implantadas novas redes de drenagem, água e esgoto. O Semasa também fiscaliza a obra, exigindo qualidade nos trabalhos e nos materiais empregados. A expectativa é que o novo equipamento entre em operação no próximo verão.

Vila América – Atualmente, a água que se acumula no piscinão Vila América em dias de chuva é lançada no Guarará, no trecho onde ele possui canalização fechada, ao lado do próprio tanque. Em dias de chuva muito intensa, quando o córrego já está cheio, a eficiência do atual bombeamento é baixa, provocando um tempo maior de acúmulo de água no tanque. Consequentemente, há a diminuição da capacidade de o equipamento receber água através da microdrenagem, além do transbordamento do córrego, que invade as pistas da avenida e as casas da Vila América.

Com a obra, que se inicia no dia 25 de maio, o objetivo é fazer com que o esgotamento do tanque também seja mais rápido: a nova tubulação vai permitir um aumento de vazão dos atuais 120 l/s para 720 l/s e o lançamento da água a 320 metros à frente do piscinão, sendo impossível o retorno da água para o bairro. Orçada em R$ 2,8 milhões, intervenção deve ser concluída em 180 dias, será realizada com equipe e recursos próprios do Semasa e conta com o apoio da comissão de moradores da Vila América.

Diálogo constante – Desde 2013, o Semasa tem dialogado com os moradores da Vila América, buscando chegar a um consenso sobre a intervenção mais adequada para reduzir os riscos de enchente na região. Já foram oito reuniões com os moradores, na busca pela melhor solução. “Esta é a proposta que a comissão de moradores sugeriu”, afirma William de Paiva, que há 18 anos mora no bairro.

A Vila América é atualmente um dos principais pontos críticos para alagamentos em Santo André. Ela foi construída na várzea e abaixo do nível do córrego Guarará e viu a incidência de enchentes aumentarem com a crescente impermeabilização da cidade. Por causa do problema, o bairro é monitorado constantemente pelo Semasa. O piscinão da região começou a operar em 2001, com capacidade para 3.000 m³ de água e, atualmente, possui duas câmeras de monitoramento 24 horas.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...