07/05/2016 Totalmente reformada, Estação de Coleta Antonina ganha nova iluminação, piso e mais segurança

Santo André, 07 de maio de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entregou hoje, dia 7/5, mais um ecoponto reformado para a cidade: a Estação de Coleta Antonina, localizada na Rua Alemanha, no Jardim Santo Antônio. As obras foram iniciadas em março deste ano e compreenderam a construção de um novo cercamento com muro e​ gradil, guarita em alvenaria e uma nova área verde, bem como a concretagem do piso e a instalação de refletores fotovoltaicos e câmeras de segurança.

A Antonina é a 12º estação de coleta de Santo André a receber melhorias, que têm como objetivo aperfeiçoar a qualidade do atendimento ​aos usuários e também das condições de trabalho dos ​funcionários, além de ampliar o combate ao descarte irregular de resíduos na cidade. Cristine Bertuco de Souza e Elisangela da Silva Gomes são as zeladoras do ecoponto – responsáveis por receber os resíduos e atender os munícipes. Mesmo antes da reabertura ao público, a dupla já está empolgada com as mudanças. “A estação parece mais segura e organizada, não tem mais aquela sujeira e poeira constante e as placas para orientar a população estão novinhas e com informações claras. Além disso, está linda!”, comentou Cristine, que trabalha no ecoponto já há três anos.

A Antonina é considerada a estação de coleta mais movimentada de Santo André e, nos últimos três meses, recebeu uma média mensal de 163 toneladas de entulho e material de construção, 74 toneladas de madeira, 26 toneladas de material reciclável, 157 kilos de óleo e mais de 1000 lâmpadas. Cerca de 3.500 pessoas fizeram uso do espaço somente no mês de março de 2016. O casal Maria Lucia Tomé de Mello e José Carlos de Mello reside no Jardim Santo Antônio há mais de uma década e utiliza o ecoponto com frequência. “Aguardamos e acompanhamos essa reforma, por isso estamos aqui hoje, na reinauguração. A estação, organizada assim, vai ajudar a evitar o descarte em pontos irregulares e deixar o bairro da gente mais limpo e bonito”, disse José.

Durante a cerimônia de abertura, o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr, reforçou a importância desses ecopontos para o município. “Essa é uma política pública de qualidade, ainda pouco presente em outras cidades da região metropolitana. É um espaço completo, que permite aos andreenses o exercício da cidadania na hora do descarte de resíduos.” A Antonina fica aberta de domingo a domingo, das 8h às 19h, inclusive feriados.

O Prefeito Carlos Grana lembrou, em seu discurso, de outras intervenções do Semasa em prol da destinação correta de resíduos em Santo André. “A campanha de Coleta Seletiva do Semasa é um sucesso e já está dando resultados. A reforma das estações é mais uma das diversas ações em andamento.” A Estação de Coleta Paranapiacaba também está sendo reformada e será entregue em breve.

Atualmente o Semasa mantém em funcionamento 18 ​Estações de Coleta distribuída​s em toda a cidade. ​Os equipamentos​​ público​s​ ​oferecem serviço ​gratuito e estão disponíveis para que a população ​andreense ​possa ​realizar o descarte de ​diversos ​resíduos de forma ​ambientalmente correta e eficiente. ​Os ecopontos são importantes ferramentas no combate ​ao descarte irregular de ​resíduos sólidos do município. ​Mensalmente cerca de 20 mil ​usuários utilizam esse serviço disponibilizado pelo Semasa. Relação de endereço e ​período de funcionamento​ ​des​ses espaços está disponível no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

Novo espaço verde – Após a apresentação do novo espaço ao público, um grupo de cerca de 20 Escoteiros Hongwanji, entre oito e 15 anos, participou do plantio de mudas e de uma oficina de artesanato a partir de matérias recicláveis. As atividades foram coordenadas pela equipe de Educação Ambiental do Semasa e têm como objetivo tornar o ecoponto reformado mais verde e agradável.

Mestre Tomio, responsável pela turma, comentou a importância de envolver os jovens neste tipo de atividade. “Práticas sustentáveis, sobre reaproveitamento de matéria e preservação do meio ambiente, fazem parte do roteiro de habilidades que eles pretendem adquirir. Por isso, é um orgulho e um prazer ajudar a reestruturar e tornar mais verde esse importante espaço da cidade.” Cerca de 20 mudas de guapuruvu, embaúba, ipê rosa, quaresmeira, pitangueira, cambuci e araçá foram plantadas.

IMG_7095
IMG_7161

IMG_7123

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa entrega doação com mais de 850 brinquedos à Campanha Santo André Solidária

15/05/2021: Semasa entrega doação com mais de 850 brinquedos à Campanha Santo André Solidária

Itens foram arrecadados nas Estações de Coleta de Santo André Santo André, 15 de maio de 2021 – Em reforço à campanha Santo André Solidária, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entregou nesta última sexta-feira (14/5) uma doação com mais de 850 brinquedos, recebidos nas Estações de Coleta do município. A partir deste mês, os 21 ecopontos de Santo André tornaram-se pontos de arrecadação de itens da campanha, como...

Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

12/05/2021: Curso do Semasa aborda os benefícios que as plantas promovem para a saúde

Santo André, 12 de maio de 2021 – Neste momento de pandemia, em que as pessoas passam mais tempo reclusas em casa, as plantas podem ser ótimas aliadas para proporcionar bem-estar. Para abordar os benefícios que esses seres vivos promovem à nossa saúde, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) irá promover neste mês o pocket curso on-line ‘Um jardim no apartamento: reconecte-se com a terra e a alquimia do cuidar...

CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

11/05/2021: CAF abre chamamento internacional para contratação de projetos executivos de obras antienchente em Santo André

Banco internacional financiará estudos de canalização dos córregos Taióca e Maurício de Medeiros, além de outras intervenções; verba investida não precisará ser devolvida pelo município Santo André, 11 de maio de 2021 – A  CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) abriu chamamento internacional para a contratação de projetos executivos de obras de drenagem e controle de enchentes na região dos córregos Maurício de Medeiros (Jardim Irene), Taióca (próximo ao Parque Estadual da Chácara Baronesa, na divisa com São Bernardo do...

Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

10/05/2021: Parquedo Pedroso vai ganhar wi-fi e câmeras de monitoramento

Melhorias fazem parte do pacote de compensação ambiental que a área verde tem recebido Santo André, 10 de maio de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) inicia este mês serviços e obras para implantação de wi-fi e câmeras de monitoramento no Parque Natural do Pedroso.Os novos serviços fazem parte do pacote de melhorias que a área verde tem recebido desde o ano passado, por meio de compensação ambiental, e integram o plano de...