06/05/2016 Síndicos e zeladores se engajam em Programa de Coleta Seletiva do Semasa

Cerca de 80 pessoas participaram de evento para discutir sobre a reciclagem em condomínios

Santo André, 6 de maio de 2016 – Santo André tem em seu território cerca de 700 condomínios, responsáveis pela produção estimada de 17% dos resíduos domiciliares. Apenas 286 destas copropriedades estão inscritas no Programa de Coleta Seletiva. Buscando reverter esse quadro, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou, na última quarta-feira (4/5), novo encontro com síndicos e administradores para falar sobre Coleta Seletiva.

Cerca de 80 pessoas participaram do evento. Na primeira reunião entre a autarquia e representantes de condomínios, em dezembro do ano passado, 50 pessoas compareceram. A ação fez parte da campanha ‘Nunca uma separação teve um final tão feliz’, iniciada em 2015, com a missão de ampliar o índice de reciclagem do município. Atualmente em 12%, o objetivo da cidade de Santo André é alcançar o índice de 20% nos próximos anos, percentual que já foi realidade entre 1996 e 2000.

“Para batermos nossa meta e reafirmarmos nosso pioneirismo, é fundamental que os condomínios participem da campanha e, para isso, o Semasa acredita no fortalecimento do diálogo entre as partes”, afirmou Sebastião Ney Vaz Jr., superintendente do Semasa, durante a abertura do encontro, que foi organizado com o apoio do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (Acigabc) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp).

A vice-prefeita Oswana Fameli lembrou a importância do encontro para fortalecer a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos. Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), os consumidores também são responsáveis pela redução de resíduos e rejeitos, visando diminuir o impacto à saúde e ao meio ambiente, e devem aderir à coleta seletiva quando implantada no município. “Ampliar a coleta seletiva é uma prioridade municipal e precisamos do apoio de todos. O Semasa e a Prefeitura se colocam, inclusive, à disposição dos condomínios que desejarem agendar uma reunião sobre o assunto com os moradores.”

Publicações – Receptivos à iniciativa, os síndicos e zeladores presentes puderam assistir a uma apresentação sobre a gestão de resíduos em Santo André e tirar dúvidas sobre o Programa de Coleta Seletiva da cidade. Também receberam uma cartilha e um cartaz, entre outras publicações desenvolvidas pelo Semasa, para orientação e disseminação da prática dentro dos condomínios.

Síndico do condomínio Blue Residence, na Vila Júlia, há cerca de um ano, Carlos Evangelista fez questão de comparecer. “Alguns moradores conhecem o trabalho do Semasa e já estavam questionando quando começaríamos a participar. Hoje, vim até aqui para tirar todas as nossas dúvidas e entender qual é a melhor forma de separar e descartar os resíduos em nosso condomínio.”

Selo Ambiental – Marcus Santaguita, presidente Acigabc e representante do Secovi, falou ainda sobre a criação de um ‘Selo Ambiental’ para os condomínios engajados com a coleta seletiva. “Queremos reconhecer aqueles que praticam esse e outros métodos sustentáveis, bem como estimular e auxiliar os condomínios que ainda encontram dificuldades.” O projeto está em fase de estudo pela Acigabc e pelo Semasa.

No site – O cartaz e a cartilha com dicas e orientações para uma coleta mais eficaz nos condomínios e edifícios, desenvolvidos pelo Semasa, estão disponíveis para download. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao endereço on-line coletacondominio@semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...