06/05/2016 Síndicos e zeladores se engajam em Programa de Coleta Seletiva do Semasa

Cerca de 80 pessoas participaram de evento para discutir sobre a reciclagem em condomínios

Santo André, 6 de maio de 2016 – Santo André tem em seu território cerca de 700 condomínios, responsáveis pela produção estimada de 17% dos resíduos domiciliares. Apenas 286 destas copropriedades estão inscritas no Programa de Coleta Seletiva. Buscando reverter esse quadro, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou, na última quarta-feira (4/5), novo encontro com síndicos e administradores para falar sobre Coleta Seletiva.

Cerca de 80 pessoas participaram do evento. Na primeira reunião entre a autarquia e representantes de condomínios, em dezembro do ano passado, 50 pessoas compareceram. A ação fez parte da campanha ‘Nunca uma separação teve um final tão feliz’, iniciada em 2015, com a missão de ampliar o índice de reciclagem do município. Atualmente em 12%, o objetivo da cidade de Santo André é alcançar o índice de 20% nos próximos anos, percentual que já foi realidade entre 1996 e 2000.

“Para batermos nossa meta e reafirmarmos nosso pioneirismo, é fundamental que os condomínios participem da campanha e, para isso, o Semasa acredita no fortalecimento do diálogo entre as partes”, afirmou Sebastião Ney Vaz Jr., superintendente do Semasa, durante a abertura do encontro, que foi organizado com o apoio do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), da Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (Acigabc) e do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Crecisp).

A vice-prefeita Oswana Fameli lembrou a importância do encontro para fortalecer a responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos. Segundo o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010), os consumidores também são responsáveis pela redução de resíduos e rejeitos, visando diminuir o impacto à saúde e ao meio ambiente, e devem aderir à coleta seletiva quando implantada no município. “Ampliar a coleta seletiva é uma prioridade municipal e precisamos do apoio de todos. O Semasa e a Prefeitura se colocam, inclusive, à disposição dos condomínios que desejarem agendar uma reunião sobre o assunto com os moradores.”

Publicações – Receptivos à iniciativa, os síndicos e zeladores presentes puderam assistir a uma apresentação sobre a gestão de resíduos em Santo André e tirar dúvidas sobre o Programa de Coleta Seletiva da cidade. Também receberam uma cartilha e um cartaz, entre outras publicações desenvolvidas pelo Semasa, para orientação e disseminação da prática dentro dos condomínios.

Síndico do condomínio Blue Residence, na Vila Júlia, há cerca de um ano, Carlos Evangelista fez questão de comparecer. “Alguns moradores conhecem o trabalho do Semasa e já estavam questionando quando começaríamos a participar. Hoje, vim até aqui para tirar todas as nossas dúvidas e entender qual é a melhor forma de separar e descartar os resíduos em nosso condomínio.”

Selo Ambiental – Marcus Santaguita, presidente Acigabc e representante do Secovi, falou ainda sobre a criação de um ‘Selo Ambiental’ para os condomínios engajados com a coleta seletiva. “Queremos reconhecer aqueles que praticam esse e outros métodos sustentáveis, bem como estimular e auxiliar os condomínios que ainda encontram dificuldades.” O projeto está em fase de estudo pela Acigabc e pelo Semasa.

No site – O cartaz e a cartilha com dicas e orientações para uma coleta mais eficaz nos condomínios e edifícios, desenvolvidos pelo Semasa, estão disponíveis para download. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas ao endereço on-line coletacondominio@semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...