28/04/2016 ABC realiza em maio audiências do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana

Santo André, 26 de abril de 2016 – As sete cidades do ABC realizam, a partir de 5 de maio (quinta-feira), audiências públicas para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo. Os encontros fazem parte da primeira etapa da iniciativa, que contará com eventos semelhantes nos demais 32 municípios da região metropolitana.

A primeira audiência municipal da região será realizada na sede do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa), na Rua José Caballero, nº 143, Centro, às 14h. Não é necessária inscrição prévia.

O Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015) determina que todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras desenvolvam, em até três anos, seus PDUIs. Além disso, os Planos Diretores dos municípios que integram essas unidades territoriais terão de seguir as novas regras.

O PDUI estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana. Também fixa as bases de atuação conjunta entre estados e municípios. Os municípios do Grande ABC fazem parte da região metropolitano de São Paulo estando, portanto, inseridos no Plano.

Para construção participativa do PDUI, será constituída uma instância deliberativa, formada por entidades representativas sindicais, universidades e categorias profissionais, movimentos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e poder público. O processo de elaboração é coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Durante sua elaboração, a sociedade civil também poderá participar fazendo propostas pela plataforma www.pdui.sp.gov.br e também por meio de audiências públicas, municipais e regionais.

Na primeira etapa da iniciativa, será apresentado o que é o PDUI e como será o processo participativo. Na fase seguinte, serão realizadas oficinas regionais com a discussão de temas relevantes para o PDUI e audiências públicas regionais para discussão e contribuições para o Caderno de propostas e eleição dos representantes da sociedade civil para compor a instância deliberativa do PDUI.

Além da primeira audiência municipal no dia 5 de maio, em Santo André, já estão definidas as datas das audiências públicas das demais cidades da região.

Próximas audiências municipais no ABC:

10/05 Mauá

12/05 Diadema

17/05 São Caetano do Sul

19/05 Rio Grande de Serra

24/05 Ribeirão Pires

25/05 São Bernardo do Campo

Fonte: Consórcio Intermunicipal do ABC

Assista a animação explicativa sobre o PDUI

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...