26/04/2016 Plano Regional de Resíduos Sólidos preconiza mais estações de coleta e postos de entregas no ABC

Em série de audiências públicas, Consórcio apresentou plano hoje em Santo André

Santo André, 26 de abril de 2016 – Aumento do número de estações de coleta – também conhecidas como Ecopontos – e dos pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis para toda a região são algumas das propostas do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. O plano foi apresentado hoje (26/4) no Anfiteatro Heleny Guariba, em Santo André, na série de audiências públicas marcadas pelo Consórcio Intermunicipal para as cidades da região. Nesta quarta (27), o plano será apresentado em São Bernardo.

Ele envolveu uma série de estudos desenvolvidos pela Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), por encomenda do Consórcio. Os professores doutores da fundação Elcires Pimenta Freire e Luciana Barreira foram os responsáveis pela apresentação de hoje, mediada pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

Durante 40 minutos eles expuseram propostas que têm por objetivo adequar as gestões municipais à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que tentam resolver alguns problemas em comum das cidades do ABC – por exemplo: qual será a destinação final de nossos resíduos sólidos quando os dois aterros da região já não tiverem mais condições de funcionamento?

A resposta está no incentivo ao reaproveitamento e à reciclagem dos resíduos, quer pela comunicação com os moradores, quer pela gestão do processo produtivo dos resíduos desde o momento em que são descartados pelos consumidores. Papel fundamental neste processo têm os catadores, que produzem mais e oferecem um melhor serviço ambiental às cidades quando organizados em cooperativas, apoiadas pelo Poder Público.

As propostas foram adaptadas de acordo com a realidade de cada cidade – levando em consideração, por exemplo, as necessidades que seis dos sete municípios têm em relação a suas áreas de mananciais. “Trata-se de, respeitando as características de cada um dos municípios, criar uma política regional com a qual as cidades possam avançar como um todo”, disse Pimenta.

Também foram traçadas metas a serem cumpridas nos próximos 30 anos. O plano, assim, será um instrumento de informações e de gestão para as atuais e também as próximas administrações do Grande ABC.

A versão-síntese para consulta do plano está em http://www.consorcioabc.sp.gov.br/noticias/2016/4/plano-regional-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...