26/04/2016 Plano Regional de Resíduos Sólidos preconiza mais estações de coleta e postos de entregas no ABC

Em série de audiências públicas, Consórcio apresentou plano hoje em Santo André

Santo André, 26 de abril de 2016 – Aumento do número de estações de coleta – também conhecidas como Ecopontos – e dos pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis para toda a região são algumas das propostas do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. O plano foi apresentado hoje (26/4) no Anfiteatro Heleny Guariba, em Santo André, na série de audiências públicas marcadas pelo Consórcio Intermunicipal para as cidades da região. Nesta quarta (27), o plano será apresentado em São Bernardo.

Ele envolveu uma série de estudos desenvolvidos pela Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), por encomenda do Consórcio. Os professores doutores da fundação Elcires Pimenta Freire e Luciana Barreira foram os responsáveis pela apresentação de hoje, mediada pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

Durante 40 minutos eles expuseram propostas que têm por objetivo adequar as gestões municipais à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que tentam resolver alguns problemas em comum das cidades do ABC – por exemplo: qual será a destinação final de nossos resíduos sólidos quando os dois aterros da região já não tiverem mais condições de funcionamento?

A resposta está no incentivo ao reaproveitamento e à reciclagem dos resíduos, quer pela comunicação com os moradores, quer pela gestão do processo produtivo dos resíduos desde o momento em que são descartados pelos consumidores. Papel fundamental neste processo têm os catadores, que produzem mais e oferecem um melhor serviço ambiental às cidades quando organizados em cooperativas, apoiadas pelo Poder Público.

As propostas foram adaptadas de acordo com a realidade de cada cidade – levando em consideração, por exemplo, as necessidades que seis dos sete municípios têm em relação a suas áreas de mananciais. “Trata-se de, respeitando as características de cada um dos municípios, criar uma política regional com a qual as cidades possam avançar como um todo”, disse Pimenta.

Também foram traçadas metas a serem cumpridas nos próximos 30 anos. O plano, assim, será um instrumento de informações e de gestão para as atuais e também as próximas administrações do Grande ABC.

A versão-síntese para consulta do plano está em http://www.consorcioabc.sp.gov.br/noticias/2016/4/plano-regional-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...