26/04/2016 Plano Regional de Resíduos Sólidos preconiza mais estações de coleta e postos de entregas no ABC

Em série de audiências públicas, Consórcio apresentou plano hoje em Santo André

Santo André, 26 de abril de 2016 – Aumento do número de estações de coleta – também conhecidas como Ecopontos – e dos pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos recicláveis para toda a região são algumas das propostas do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Grande ABC. O plano foi apresentado hoje (26/4) no Anfiteatro Heleny Guariba, em Santo André, na série de audiências públicas marcadas pelo Consórcio Intermunicipal para as cidades da região. Nesta quarta (27), o plano será apresentado em São Bernardo.

Ele envolveu uma série de estudos desenvolvidos pela Fespsp (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), por encomenda do Consórcio. Os professores doutores da fundação Elcires Pimenta Freire e Luciana Barreira foram os responsáveis pela apresentação de hoje, mediada pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr..

Durante 40 minutos eles expuseram propostas que têm por objetivo adequar as gestões municipais à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que tentam resolver alguns problemas em comum das cidades do ABC – por exemplo: qual será a destinação final de nossos resíduos sólidos quando os dois aterros da região já não tiverem mais condições de funcionamento?

A resposta está no incentivo ao reaproveitamento e à reciclagem dos resíduos, quer pela comunicação com os moradores, quer pela gestão do processo produtivo dos resíduos desde o momento em que são descartados pelos consumidores. Papel fundamental neste processo têm os catadores, que produzem mais e oferecem um melhor serviço ambiental às cidades quando organizados em cooperativas, apoiadas pelo Poder Público.

As propostas foram adaptadas de acordo com a realidade de cada cidade – levando em consideração, por exemplo, as necessidades que seis dos sete municípios têm em relação a suas áreas de mananciais. “Trata-se de, respeitando as características de cada um dos municípios, criar uma política regional com a qual as cidades possam avançar como um todo”, disse Pimenta.

Também foram traçadas metas a serem cumpridas nos próximos 30 anos. O plano, assim, será um instrumento de informações e de gestão para as atuais e também as próximas administrações do Grande ABC.

A versão-síntese para consulta do plano está em http://www.consorcioabc.sp.gov.br/noticias/2016/4/plano-regional-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...