20/04/2016 Parceria entre Semasa e UFABC permite estudos na área de saneamento ambiental

Protocolo de Intenções foi assinado hoje pelas instituições

Santo André, 20 de abril de 2016 – Protocolo de Intenções firmado hoje entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a UFABC (Universidade Federal do ABC) permite uma ampla cooperação entre as diversas áreas de mútuo interesse das instituições.

Com o acordo será possível buscar, através de projetos de pesquisa conjuntos, eventos científicos e intercâmbio de informações, ações e medidas que melhorem a qualidade ambiental não apenas de Santo André.

O documento foi assinado pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e pelo vice-reitor da UFABC, professor doutor Dácio Roberto Matheus. Na cerimônia, os dois destacaram a importância que a parceria terá ao aproximar a universidade do trabalho diário com o saneamento ambiental realizado pelo Semasa.

“Nós sempre falamos que a universidade está afastada da comunidade, mas fazemos muito pouco por esta aproximação. Este protocolo muda isso”, afirmou Ney Vaz. “O Semasa tem todas as condições técnicas para contribuir com a universidade. Temos muita coisa a oferecer, mas também a receber”, disse o superintendente da autarquia.

Desafio – O vice-reitor lembrou a importância da relação da universidade com a comunidade. “Nosso desafio é como relacionar o saber produzido na universidade com a prática e a lida da sociedade. Temos na universidade muitas respostas esperando perguntas. E, às vezes, as perguntas mais interessantes estão fora da universidade.”

Matheus ainda afirmou que as experiências do Semasa podem, através da parceria com a universidade, ser expandidas para além de Santo André.

Entre áreas da UFABC que podem formalizar projetos com o Semasa estão, por exemplo, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas e Química.

Ney Vaz e Matheus lembraram que, antes mesmo do protocolo, já há parceria em andamento desenvolvidas pelas instituições. “É mais do que uma intenção, porque já começamos com ações em andamento”, afirmou o vice-reitor. A análise do potencial de energia gerado pelos resíduos de Santo André é um deles. Outro programa de estudo já em desenvolvimento diz respeito aos riscos urbanos, através da Defesa Civil.

Os objetivos do Protocolo de Intenções serão desenvolvidos através de Planos de Trabalho, formalizados por meio de Termos de Colaboração Técnico-Científico. Os Termos deverão conter objeto, cronograma e forma de execução, direitos e obrigações dos participantes, além de orçamento e outros dados pertinentes.
Os recursos necessários para o cumprimento das ações e a forma de financiamento serão definidos caso a caso, de acordo com o objeto de cada Termo de Colaboração. O Protocolo de Intenções terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 meses.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...

Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

17/02/2021: Mata Atlântica é tema de curso on-line gratuito em fevereiro

Formação oferecida pelo Semasa já está com inscrições abertas Santo André, 17 de fevereiro de 2021 – A Mata Atlântica é um bioma presente em 17 Estados do Brasil, mas hoje em dia – por causa do desmatamento – restam apenas 12% da floresta que existia originalmente. Essa vegetação está mais próxima do que imaginamos. E pra falar um pouco mais sobre este riquíssimo bioma e a importância da sua conversação, a equipe de Educação Ambiental do Semasa (Serviço...

Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

08/02/2021: Plantão social do Complexo Viário Cassaquera ganha novo local

Santo André, 8 de fevereiro de 2020 – O plantão social que atende moradores impactados pelas intervenções do Complexo Viário Cassaquera, em Santo André, está de endereço novo. A partir desta segunda-feira (8), o local passa a funcionar na avenida Pedro Américo, s/n, junto ao canteiro de obras. O horário de funcionamento do plantão, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), também foi ampliado. Quem quiser buscar atendimento para saber mais informações sobre a canalização...