20/04/2016 Parceria entre Semasa e UFABC permite estudos na área de saneamento ambiental

Protocolo de Intenções foi assinado hoje pelas instituições

Santo André, 20 de abril de 2016 – Protocolo de Intenções firmado hoje entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a UFABC (Universidade Federal do ABC) permite uma ampla cooperação entre as diversas áreas de mútuo interesse das instituições.

Com o acordo será possível buscar, através de projetos de pesquisa conjuntos, eventos científicos e intercâmbio de informações, ações e medidas que melhorem a qualidade ambiental não apenas de Santo André.

O documento foi assinado pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e pelo vice-reitor da UFABC, professor doutor Dácio Roberto Matheus. Na cerimônia, os dois destacaram a importância que a parceria terá ao aproximar a universidade do trabalho diário com o saneamento ambiental realizado pelo Semasa.

“Nós sempre falamos que a universidade está afastada da comunidade, mas fazemos muito pouco por esta aproximação. Este protocolo muda isso”, afirmou Ney Vaz. “O Semasa tem todas as condições técnicas para contribuir com a universidade. Temos muita coisa a oferecer, mas também a receber”, disse o superintendente da autarquia.

Desafio – O vice-reitor lembrou a importância da relação da universidade com a comunidade. “Nosso desafio é como relacionar o saber produzido na universidade com a prática e a lida da sociedade. Temos na universidade muitas respostas esperando perguntas. E, às vezes, as perguntas mais interessantes estão fora da universidade.”

Matheus ainda afirmou que as experiências do Semasa podem, através da parceria com a universidade, ser expandidas para além de Santo André.

Entre áreas da UFABC que podem formalizar projetos com o Semasa estão, por exemplo, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas e Química.

Ney Vaz e Matheus lembraram que, antes mesmo do protocolo, já há parceria em andamento desenvolvidas pelas instituições. “É mais do que uma intenção, porque já começamos com ações em andamento”, afirmou o vice-reitor. A análise do potencial de energia gerado pelos resíduos de Santo André é um deles. Outro programa de estudo já em desenvolvimento diz respeito aos riscos urbanos, através da Defesa Civil.

Os objetivos do Protocolo de Intenções serão desenvolvidos através de Planos de Trabalho, formalizados por meio de Termos de Colaboração Técnico-Científico. Os Termos deverão conter objeto, cronograma e forma de execução, direitos e obrigações dos participantes, além de orçamento e outros dados pertinentes.
Os recursos necessários para o cumprimento das ações e a forma de financiamento serão definidos caso a caso, de acordo com o objeto de cada Termo de Colaboração. O Protocolo de Intenções terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 meses.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....