20/04/2016 Parceria entre Semasa e UFABC permite estudos na área de saneamento ambiental

Protocolo de Intenções foi assinado hoje pelas instituições

Santo André, 20 de abril de 2016 – Protocolo de Intenções firmado hoje entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a UFABC (Universidade Federal do ABC) permite uma ampla cooperação entre as diversas áreas de mútuo interesse das instituições.

Com o acordo será possível buscar, através de projetos de pesquisa conjuntos, eventos científicos e intercâmbio de informações, ações e medidas que melhorem a qualidade ambiental não apenas de Santo André.

O documento foi assinado pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e pelo vice-reitor da UFABC, professor doutor Dácio Roberto Matheus. Na cerimônia, os dois destacaram a importância que a parceria terá ao aproximar a universidade do trabalho diário com o saneamento ambiental realizado pelo Semasa.

“Nós sempre falamos que a universidade está afastada da comunidade, mas fazemos muito pouco por esta aproximação. Este protocolo muda isso”, afirmou Ney Vaz. “O Semasa tem todas as condições técnicas para contribuir com a universidade. Temos muita coisa a oferecer, mas também a receber”, disse o superintendente da autarquia.

Desafio – O vice-reitor lembrou a importância da relação da universidade com a comunidade. “Nosso desafio é como relacionar o saber produzido na universidade com a prática e a lida da sociedade. Temos na universidade muitas respostas esperando perguntas. E, às vezes, as perguntas mais interessantes estão fora da universidade.”

Matheus ainda afirmou que as experiências do Semasa podem, através da parceria com a universidade, ser expandidas para além de Santo André.

Entre áreas da UFABC que podem formalizar projetos com o Semasa estão, por exemplo, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas e Química.

Ney Vaz e Matheus lembraram que, antes mesmo do protocolo, já há parceria em andamento desenvolvidas pelas instituições. “É mais do que uma intenção, porque já começamos com ações em andamento”, afirmou o vice-reitor. A análise do potencial de energia gerado pelos resíduos de Santo André é um deles. Outro programa de estudo já em desenvolvimento diz respeito aos riscos urbanos, através da Defesa Civil.

Os objetivos do Protocolo de Intenções serão desenvolvidos através de Planos de Trabalho, formalizados por meio de Termos de Colaboração Técnico-Científico. Os Termos deverão conter objeto, cronograma e forma de execução, direitos e obrigações dos participantes, além de orçamento e outros dados pertinentes.
Os recursos necessários para o cumprimento das ações e a forma de financiamento serão definidos caso a caso, de acordo com o objeto de cada Termo de Colaboração. O Protocolo de Intenções terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 meses.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

16/05/2022: Representantes de São Carlos visitam Santo André para conhecer programa Moeda Verde

Equipe do interior paulista deseja implantar iniciativa semelhante na cidade   Santo André, 13 de maio de 2022 – Moradores do Núcleo Pintassilva receberam nesta sexta-feira (13) a visita de representantes da prefeitura e da Câmara Municipal de São Carlos, cidade do interior de São Paulo, que vieram conhecer mais sobre o programa Moeda Verde.   A comitiva era formada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Wellington Fábio Cervini; por representante da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e...

Semasa, Cetesb e USP assinam protocolo de intenções para fortalecer logística reversa e ampliar reciclagem em Santo André

11/05/2022: Semasa, Cetesb e USP assinam protocolo de intenções para fortalecer logística reversa e ampliar reciclagem em Santo André

Parceria inédita na região pretende oferecer mais controle quanto à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida e reaproveitamento de um produto   Santo André, 10 de maio de 2022 – Para ampliar os índices de reciclagem e fortalecer o processo de logística reversa em Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a Cetesb e a USP – por meio da Escola Politécnica – assinaram um protocolo de intenções para implantação de um projeto piloto...

Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

07/05/2022: Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

  Área do playground recebeu gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes   Santo André, 7 de maio de 2022 – O Parque Natural Municipal do Pedroso ganhou novos equipamentos de lazer para proporcionar que crianças com deficiência possam brincar e se divertir no local. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, instalou um gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes, além...

Caminhão é flagrado efetuando descarte irregular de entulho às margens do Córrego dos Meninos

04/05/2022: Caminhão é flagrado efetuando descarte irregular de entulho às margens do Córrego dos Meninos

Ação do Semasa e da GCM, contou apoio da PM e resultou em multa e apreensão do veículo do infrator pelo crime ambiental   Santo André, 4 de maio de 2022 – Durante a noite desta última terça-feira (3), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal, flagrou um caminhão realizando descarte irregular de entulho e restos de construção junto à Avenida Lauro Gomes, nas margens...