20/04/2016 Parceria entre Semasa e UFABC permite estudos na área de saneamento ambiental

Protocolo de Intenções foi assinado hoje pelas instituições

Santo André, 20 de abril de 2016 – Protocolo de Intenções firmado hoje entre o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a UFABC (Universidade Federal do ABC) permite uma ampla cooperação entre as diversas áreas de mútuo interesse das instituições.

Com o acordo será possível buscar, através de projetos de pesquisa conjuntos, eventos científicos e intercâmbio de informações, ações e medidas que melhorem a qualidade ambiental não apenas de Santo André.

O documento foi assinado pelo superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e pelo vice-reitor da UFABC, professor doutor Dácio Roberto Matheus. Na cerimônia, os dois destacaram a importância que a parceria terá ao aproximar a universidade do trabalho diário com o saneamento ambiental realizado pelo Semasa.

“Nós sempre falamos que a universidade está afastada da comunidade, mas fazemos muito pouco por esta aproximação. Este protocolo muda isso”, afirmou Ney Vaz. “O Semasa tem todas as condições técnicas para contribuir com a universidade. Temos muita coisa a oferecer, mas também a receber”, disse o superintendente da autarquia.

Desafio – O vice-reitor lembrou a importância da relação da universidade com a comunidade. “Nosso desafio é como relacionar o saber produzido na universidade com a prática e a lida da sociedade. Temos na universidade muitas respostas esperando perguntas. E, às vezes, as perguntas mais interessantes estão fora da universidade.”

Matheus ainda afirmou que as experiências do Semasa podem, através da parceria com a universidade, ser expandidas para além de Santo André.

Entre áreas da UFABC que podem formalizar projetos com o Semasa estão, por exemplo, Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Energia, Ciências Biológicas e Química.

Ney Vaz e Matheus lembraram que, antes mesmo do protocolo, já há parceria em andamento desenvolvidas pelas instituições. “É mais do que uma intenção, porque já começamos com ações em andamento”, afirmou o vice-reitor. A análise do potencial de energia gerado pelos resíduos de Santo André é um deles. Outro programa de estudo já em desenvolvimento diz respeito aos riscos urbanos, através da Defesa Civil.

Os objetivos do Protocolo de Intenções serão desenvolvidos através de Planos de Trabalho, formalizados por meio de Termos de Colaboração Técnico-Científico. Os Termos deverão conter objeto, cronograma e forma de execução, direitos e obrigações dos participantes, além de orçamento e outros dados pertinentes.
Os recursos necessários para o cumprimento das ações e a forma de financiamento serão definidos caso a caso, de acordo com o objeto de cada Termo de Colaboração. O Protocolo de Intenções terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado por, no máximo, 60 meses.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...