15/04/2016 Santo André é recertificada Município VerdeAzul

Santo André, 15 de abril de 2016 – Santo André conquistou mais um certificado do Programa Município VerdeAzul. Com 80,87 pontos, a cidade ficou em 100º lugar no ranking estadual 2015, e foi a primeira colocada dentre os 32 municípios da Bacia do Alto Tietê. 

Os resultados finais do Programa VerdeAzul referentes ao desempenho das cidades durante 2015 foram divulgados no mês de março. Das dez diretivas, que são os temas abordados pelo programa, Santo André alcançou nota máxima em três: Educação Ambiental, Gestão das Águas e Qualidade do Ar.

As atividades educativas em área urbana e de manancial e a promulgação da Política Municipal de Educação Ambiental foram fundamentais para o destaque na diretiva Educação Ambiental. Em Gestão das Águas, as principais ações foram as de proteção aos mananciais, drenagem urbana, conscientização e controle de perdas de água pelo poder público.

Já em Qualidade do Ar, as aferições na frota de veículos a diesel da Prefeitura e da autarquia, em parceria com a Petrobras, foram um diferencial. O  ProAr (Programa da Qualidade do Ar de Santo André), desenvolvido pelo Semasa também com apoio da estatal, avaliou automóveis a diesel dos munícipes em vias movimentadas. A ação também  foi importante para conscientizar motoristas.

O Programa Município VerdeAzul é realizado pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente desde 2007, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da Gestão Ambiental dos municípios. As ações que compõem as dez diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Em 2015, 120 cidades foram certificados e Novo Horizonte, que fica na região de São José do Rio Preto, liderou o ranking estadual.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....