01/04/2016 Semasa chama síndicos de condomínios de Santo André para tratar da coleta seletiva

Primeiro diálogo ocorreu em dezembro, em reunião que juntou mais de 50 representantes dos edifícios da cidade

Santo André, 1º de abril de 2016 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) dá continuidade às ações da campanha de incentivo à Coleta Seletiva da cidade ‘Nunca uma separação teve um final tão feliz’. Em parceria com o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECISP), no dia 4 de maio, a autarquia promoverá novo encontro para reunir os representantes dos condomínios do município.

O encontro tem o objetivo de difundir informações sobre a gestão de resíduos de Santo André entre os representantes dos edifícios e condomínios e também apresentar dados sobre a correta separação dos resíduos, a importância desta ação para a qualidade de vida da cidade e os cooperados que retiram sua renda a partir da venda dos materiais recicláveis, além de possibilitar a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário. Durante o encontro, a autarquia também orientará os interessados sobre a melhor forma para facilitar a coleta em seus espaços.

Para que os índices de reciclagem aumentem ainda mais, é fundamental que os condomínios participem da campanha e, para isso, o Semasa acredita no fortalecimento do diálogo entre as partes. Santo André tem cerca de 700 condomínios e apenas 286 são inscritos no Programa de Coleta Seletiva.

Por isso, em dezembro de 2015, a autarquia realizou a primeira reunião do tipo com este público, que reuniu mais de 50 representantes. Na ocasião, os administradores, síndicos e zeladores puderam expor os problemas que enfrentam para conseguir realizar nos seus prédios a Coleta Seletiva de forma adequada. Eles apontaram dificuldades que vão desde a adesão dos condôminos à Coleta Seletiva até a definição do melhor local para dispor os resíduos internamente.

Melhorias realizadas – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa, ampliou o Aterro Sanitário, reativado em 2014, e inaugurou a nova Central de Triagem de Recicláveis em 2015, tornando mais adequadas as instalações, equipamentos e condições de trabalho para as duas cooperativas que atuam no local.

Materiais educativos – Para quem quiser conhecer mais, o Semasa desenvolveu um cartaz com dicas para uma coleta mais eficaz nestes espaços, que está disponível para download. No dia do encontro, também serão distribuídas cartilhas informativas.

SERVIÇO:

Data: 04/05/2016

Hora: 18h15 (credenciamento) / 19h às 20h30 (evento)

Local: Teatro Municipal de Santo André (Praça IV Centenário, Centro)

Confirmação: As inscrições devem ser confirmadas pelo email coletacondominio@semasa.sp.gov.br. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas pelo telefone 4433-9040.

Baixe o convite do evento abaixo

cartaz_coleta-seletiva_v4baixa

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....