04/03/2016 Semasa comemora Dia da Água e aniversário da Billings com palestras e atividade na Oliveira Lima

Centro de Referência em Saneamento Ambiental terá ciclo de palestras gratuitas nos dias 15, 16 e 29/3

Santo André, 04 de março de 2016 – A água é o recurso natural mais abundante do planeta e ela faz parte de todas as atividades humanas. No último ano, na Região Metropolitana de São Paulo, muito se falou sobre crise hídrica, mas o que poucos sabem é que o estresse hídrico é um problema que atinge 40% da população global, segundo a ONU. Para fomentar discussões sobre a preservação deste recurso tão importante e celebrar o Dia Mundial da Água e o aniversário de 91 anos da Represa Billings, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) preparou um ciclo de palestras e atividades de educação ambiental neste mês de março.

Nascentes e qualidade da água – A programação começa com um ciclo de palestras. No dia 15/3 (terça-feira), das 13h às 17h, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa receberá o gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental da Prefeitura de Santo André, Newton José Barros Gonçalves, e a engenheira agrônoma que atua na Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado, Isabel Barcellos, que falarão sobre a temática Proteção e Conservação de Nascentes. Gonçalves vai apresentar estudo sobre a identificação da nascente, no Parque Nascentes de Paranapiacaba, dos rios Grande, ou Jurubatuba, e Pinheiros. Os dois rios são, na realidade, um único curso d’água. Já Isabel fará exposição sobre o Programa Nascentes, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que atua para manter e recuperar as matas ciliares que protegem as margens dos corpos d’água.

Na quarta-feira (16/3), das 19h às 22h, o tema será Tratamento de esgoto e qualidade da água. O Semasa receberá três convidados. O geógrafo do Departamento de Gestão Ambiental da autarquia, Marcos Aurélio de Araújo Gomes, mestre em sustentabilidade em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, apresentará seu trabalho sobre a influência das sub-bacias hidrográficas urbanizadas na qualidade da água da Billings. Na sequência, o encarregado da Estação de Tratamento de Esgoto do Pq. Andreense, Rosevaldo Marinho de Souza, e o funcionário do laboratório químico da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará, André Alves Madeira, falarão sobre a importância do tratamento de efluentes para o mundo e para Santo André e o método de tratamento utilizado pelo Semasa, que revela a preocupação com as águas da Billings.

Educação Ambiental na Oliveira Lima  No dia 22/3, data que celebra o Dia Mundial da Água, a partir das 10h, o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa estará no Calçadão da Oliveira Lima e a ETA Portátil será uma das atrações. Munícipes interessados poderão conhecer o processo de tratamento da água. Quem visitar o Caminhão poderá também tirar dúvidas sobre a conta de saneamento ou serviços do Semasa, obter informações para combater o mosquito Aedes aegypti com o Departamento de Vigilância à Saúde  e também sobre a importância da vegetação na produção e conservação dos mananciais, com técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes. Também estarão no local profissionais do Senac Santo André apresentando o Programa Ecoeficiência.

Palestras sobre a Billings – No dia 29/3 (terça-feira), das 19h às 22h, o Semasa retoma o ciclo de palestras com dois convidados, que falarão sobre Análise da água da represa Billings. O doutor em toxicologia e análises toxicológicas da USP, professor Fabio Kummrow, dissertará sobre contaminantes químicos em águas de abastecimento. Já a mestre em educação e professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul Marta Marcondes apresentará os resultados da sua pesquisa sobre monitoramento das águas da Represa Billings, realizado ao longo de 2015 .

Visitas monitoradas – Batizado de Semana da Água, o período entre os dias 19 e 24/3 será voltado à realização de visitas monitoradas à ETA Guarará, operada pelo Semasa. A estação é patrimônio da cidade e responde por 5% do abastecimento de água do município. Os encontros ocorrerão para grupos fechados, como o de frequentadores do Centro de Assistência Social e de Referência do Idoso da cidade, além de associação de moradores do Jd. Alzira Franco e de um grupo de escoteiros.

EFA Billings – A Escola de Formação Ambiental Billings, ligada à Prefeitura de Santo André, também preparou atividades gratuitas para comemorar o Dia Mundial da Água e o aniversário da represa. Veja a programação em www.santoandre.sp.gov.br ou pelo endereço e-mail eeambiental@santoandre.sp.gov.br.

 

SERVIÇO

Atividades do Semasa para celebrar o Dia Mundial da Água e aniversário da Represa Billings

  • Caminhão de Educação Ambiental

Dia: 22/03/2016

Horário: das 10h às 15h30

Local: Calçadão Oliveira Lima (na altura do Largo da Estátua)

 

  • Ciclo de Palestras do Centro de Referência

Dias e horários:  15/3, das 13h às 17h

16/3, das 19h às 22h

29/3, das 19h às 22h

Local: Auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143, Centro (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

image004

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...