04/03/2016 Semasa comemora Dia da Água e aniversário da Billings com palestras e atividade na Oliveira Lima

Centro de Referência em Saneamento Ambiental terá ciclo de palestras gratuitas nos dias 15, 16 e 29/3

Santo André, 04 de março de 2016 – A água é o recurso natural mais abundante do planeta e ela faz parte de todas as atividades humanas. No último ano, na Região Metropolitana de São Paulo, muito se falou sobre crise hídrica, mas o que poucos sabem é que o estresse hídrico é um problema que atinge 40% da população global, segundo a ONU. Para fomentar discussões sobre a preservação deste recurso tão importante e celebrar o Dia Mundial da Água e o aniversário de 91 anos da Represa Billings, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) preparou um ciclo de palestras e atividades de educação ambiental neste mês de março.

Nascentes e qualidade da água – A programação começa com um ciclo de palestras. No dia 15/3 (terça-feira), das 13h às 17h, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa receberá o gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental da Prefeitura de Santo André, Newton José Barros Gonçalves, e a engenheira agrônoma que atua na Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado, Isabel Barcellos, que falarão sobre a temática Proteção e Conservação de Nascentes. Gonçalves vai apresentar estudo sobre a identificação da nascente, no Parque Nascentes de Paranapiacaba, dos rios Grande, ou Jurubatuba, e Pinheiros. Os dois rios são, na realidade, um único curso d’água. Já Isabel fará exposição sobre o Programa Nascentes, desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado, que atua para manter e recuperar as matas ciliares que protegem as margens dos corpos d’água.

Na quarta-feira (16/3), das 19h às 22h, o tema será Tratamento de esgoto e qualidade da água. O Semasa receberá três convidados. O geógrafo do Departamento de Gestão Ambiental da autarquia, Marcos Aurélio de Araújo Gomes, mestre em sustentabilidade em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos, apresentará seu trabalho sobre a influência das sub-bacias hidrográficas urbanizadas na qualidade da água da Billings. Na sequência, o encarregado da Estação de Tratamento de Esgoto do Pq. Andreense, Rosevaldo Marinho de Souza, e o funcionário do laboratório químico da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guarará, André Alves Madeira, falarão sobre a importância do tratamento de efluentes para o mundo e para Santo André e o método de tratamento utilizado pelo Semasa, que revela a preocupação com as águas da Billings.

Educação Ambiental na Oliveira Lima  No dia 22/3, data que celebra o Dia Mundial da Água, a partir das 10h, o Caminhão de Educação Ambiental do Semasa estará no Calçadão da Oliveira Lima e a ETA Portátil será uma das atrações. Munícipes interessados poderão conhecer o processo de tratamento da água. Quem visitar o Caminhão poderá também tirar dúvidas sobre a conta de saneamento ou serviços do Semasa, obter informações para combater o mosquito Aedes aegypti com o Departamento de Vigilância à Saúde  e também sobre a importância da vegetação na produção e conservação dos mananciais, com técnicos do Departamento de Parques e Áreas Verdes. Também estarão no local profissionais do Senac Santo André apresentando o Programa Ecoeficiência.

Palestras sobre a Billings – No dia 29/3 (terça-feira), das 19h às 22h, o Semasa retoma o ciclo de palestras com dois convidados, que falarão sobre Análise da água da represa Billings. O doutor em toxicologia e análises toxicológicas da USP, professor Fabio Kummrow, dissertará sobre contaminantes químicos em águas de abastecimento. Já a mestre em educação e professora titular da Universidade Municipal de São Caetano do Sul Marta Marcondes apresentará os resultados da sua pesquisa sobre monitoramento das águas da Represa Billings, realizado ao longo de 2015 .

Visitas monitoradas – Batizado de Semana da Água, o período entre os dias 19 e 24/3 será voltado à realização de visitas monitoradas à ETA Guarará, operada pelo Semasa. A estação é patrimônio da cidade e responde por 5% do abastecimento de água do município. Os encontros ocorrerão para grupos fechados, como o de frequentadores do Centro de Assistência Social e de Referência do Idoso da cidade, além de associação de moradores do Jd. Alzira Franco e de um grupo de escoteiros.

EFA Billings – A Escola de Formação Ambiental Billings, ligada à Prefeitura de Santo André, também preparou atividades gratuitas para comemorar o Dia Mundial da Água e o aniversário da represa. Veja a programação em www.santoandre.sp.gov.br ou pelo endereço e-mail eeambiental@santoandre.sp.gov.br.

 

SERVIÇO

Atividades do Semasa para celebrar o Dia Mundial da Água e aniversário da Represa Billings

  • Caminhão de Educação Ambiental

Dia: 22/03/2016

Horário: das 10h às 15h30

Local: Calçadão Oliveira Lima (na altura do Largo da Estátua)

 

  • Ciclo de Palestras do Centro de Referência

Dias e horários:  15/3, das 13h às 17h

16/3, das 19h às 22h

29/3, das 19h às 22h

Local: Auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental de Santo André

Endereço: Avenida José Caballero, 143, Centro (no piso térreo do Prédio Sede do Semasa)

image004

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...

Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

13/09/2021: Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro Santo André, 13 de setembro de 2021 – Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios...