09/12/2015 Encontro reúne mais de 50 condomínios e estimula a melhoria da Coleta Seletiva na cidade

Santo André, 9 de dezembro de 2015 – Mais de 50 representantes de condomínios de Santo André participaram ontem de um encontro organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) para dialogar sobre a Coleta Seletiva no município. O objetivo da reunião foi dar continuidade às ações de mobilização e conscientização dos moradores da cidade em torno do assunto e, assim, incentivar ainda mais a correta separação dos resíduos secos e úmidos.

0094

O diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, apresentou os desafios que a cidade enfrenta em relação à destinação de resíduos e a meta de alcançar até o ano que vem 20% de reciclagem.

Já os administradores, síndicos e zeladores puderam expor os problemas que enfrentam para conseguir realizar nos seus prédios a Coleta Seletiva de forma adequada. Eles apontaram dificuldades que vão desde a adesão dos condôminos à Coleta Seletiva até a definição do melhor local para dispor os resíduos internamente.

Durante o diálogo, várias propostas foram feitas pelos participantes, todas com o objetivo de melhorar a Coleta Seletiva dentro dos condomínios e, assim, ampliar a separação correta dos resíduos.

“A participação no encontro superou nossas expectativas. Todos estavam bem interessados e dispostos a participar”, disse o diretor.

Estavam presentes 52 representantes de condomínios (alguns administradores de mais de um condomínio) de diversos tamanhos e bairros da cidade, como Jardim e Campestre, Vila Bastos, Vila Guarani e Jardim do Estádio, entre outros.

O próximo passo do Semasa é desenvolver e distribuir uma cartilha específica para orientar os moradores dos condomínios sobre a melhor forma de fazer a separação dos resíduos. Além disto, pelas dúvidas e discussões, o Semasa verificará a possibilidade de criar grupos ou categorias de condomínios para melhor orientar síndicos, moradores e administradores e, inclusive, estudar o redirecionamento da Coleta Seletiva em alguns dos setores.

Vale lembrar que Santo André tem cerca de 700 condomínios e apenas 286 são inscritos no Programa de Coleta Seletiva. Os administradores que não participaram da reunião de ontem e estão interessados devem entrar em contado pelo e-mail coletacondominio@semasa.sp.gov.br, ligar para a Central de Atendimento ou ir um dos cinco postos de atendimento do Semasa. Baixe aqui o cartaz que foi desenvolvido especialmente sobre o tema, com dicas para uma coleta mais eficaz.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...