09/12/2015 Encontro reúne mais de 50 condomínios e estimula a melhoria da Coleta Seletiva na cidade

Santo André, 9 de dezembro de 2015 – Mais de 50 representantes de condomínios de Santo André participaram ontem de um encontro organizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) para dialogar sobre a Coleta Seletiva no município. O objetivo da reunião foi dar continuidade às ações de mobilização e conscientização dos moradores da cidade em torno do assunto e, assim, incentivar ainda mais a correta separação dos resíduos secos e úmidos.

0094

O diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, apresentou os desafios que a cidade enfrenta em relação à destinação de resíduos e a meta de alcançar até o ano que vem 20% de reciclagem.

Já os administradores, síndicos e zeladores puderam expor os problemas que enfrentam para conseguir realizar nos seus prédios a Coleta Seletiva de forma adequada. Eles apontaram dificuldades que vão desde a adesão dos condôminos à Coleta Seletiva até a definição do melhor local para dispor os resíduos internamente.

Durante o diálogo, várias propostas foram feitas pelos participantes, todas com o objetivo de melhorar a Coleta Seletiva dentro dos condomínios e, assim, ampliar a separação correta dos resíduos.

“A participação no encontro superou nossas expectativas. Todos estavam bem interessados e dispostos a participar”, disse o diretor.

Estavam presentes 52 representantes de condomínios (alguns administradores de mais de um condomínio) de diversos tamanhos e bairros da cidade, como Jardim e Campestre, Vila Bastos, Vila Guarani e Jardim do Estádio, entre outros.

O próximo passo do Semasa é desenvolver e distribuir uma cartilha específica para orientar os moradores dos condomínios sobre a melhor forma de fazer a separação dos resíduos. Além disto, pelas dúvidas e discussões, o Semasa verificará a possibilidade de criar grupos ou categorias de condomínios para melhor orientar síndicos, moradores e administradores e, inclusive, estudar o redirecionamento da Coleta Seletiva em alguns dos setores.

Vale lembrar que Santo André tem cerca de 700 condomínios e apenas 286 são inscritos no Programa de Coleta Seletiva. Os administradores que não participaram da reunião de ontem e estão interessados devem entrar em contado pelo e-mail coletacondominio@semasa.sp.gov.br, ligar para a Central de Atendimento ou ir um dos cinco postos de atendimento do Semasa. Baixe aqui o cartaz que foi desenvolvido especialmente sobre o tema, com dicas para uma coleta mais eficaz.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....