25/11/2015 Para prevenir enchentes, córrego Guarará está passando por limpeza

Santo André, 25 de novembro de 2015 – Ampliando as ações preventivas de combate a enchentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou na última segunda-feira (23/11) a limpeza mecânica do trecho com canalização fechada do córrego Guarará. A extensão entre a Avenida Santos Dumont e a Rua 24 de Maio – Vila América – passará por uma limpeza geral, na qual serão removidos resíduos, dejetos e sedimentos acumulados na calha.

O objetivo é melhorar a drenagem do corpo d’água em antecipação à estação chuvosa e a possibilidade de enchentes, melhorando, assim, a qualidade de vida da população do entorno tanto no sentido público, quanto ambiental. A intervenção deverá ser concluída dentro de 15 dias.

Limpeza – Em 2015, a autarquia, responsável pela gestão do sistema de drenagem urbano do município, já executou a limpeza manual com roçada e capina de todos os córregos, ribeirões, piscinões municipais, faixas adutoras e do Rio Tamanduateí. De janeiro a outubro, foram mais de 2 milhões m² limpos.

Ainda este ano, o Semasa retirou cerca de 2.200 toneladas de resíduos de outros córregos, ribeirões e tanques de detenção do município. Este serviço, que também é executado mecanicamente e contribui para o desassoreamento dos leitos dos cursos d’água.

Segurança – Durante os serviços mecanizados, realizados em 2015, a autarquia também movimentou mais de 4 toneladas de terra que foram retiradas do leito dos rios e depositadas nas margens, permitindo que o talude fique mais alto e a calha mais baixa, evitando possíveis inundações.

Galerias de Águas Pluviais – Para melhorar o escoamento das águas de chuva, o Semasa também implantou novas galerias de águas pluviais em 13 locais da cidade, totalizando 2.700 metros de novas galerias.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...