25/11/2015 Para prevenir enchentes, córrego Guarará está passando por limpeza

Santo André, 25 de novembro de 2015 – Ampliando as ações preventivas de combate a enchentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou na última segunda-feira (23/11) a limpeza mecânica do trecho com canalização fechada do córrego Guarará. A extensão entre a Avenida Santos Dumont e a Rua 24 de Maio – Vila América – passará por uma limpeza geral, na qual serão removidos resíduos, dejetos e sedimentos acumulados na calha.

O objetivo é melhorar a drenagem do corpo d’água em antecipação à estação chuvosa e a possibilidade de enchentes, melhorando, assim, a qualidade de vida da população do entorno tanto no sentido público, quanto ambiental. A intervenção deverá ser concluída dentro de 15 dias.

Limpeza – Em 2015, a autarquia, responsável pela gestão do sistema de drenagem urbano do município, já executou a limpeza manual com roçada e capina de todos os córregos, ribeirões, piscinões municipais, faixas adutoras e do Rio Tamanduateí. De janeiro a outubro, foram mais de 2 milhões m² limpos.

Ainda este ano, o Semasa retirou cerca de 2.200 toneladas de resíduos de outros córregos, ribeirões e tanques de detenção do município. Este serviço, que também é executado mecanicamente e contribui para o desassoreamento dos leitos dos cursos d’água.

Segurança – Durante os serviços mecanizados, realizados em 2015, a autarquia também movimentou mais de 4 toneladas de terra que foram retiradas do leito dos rios e depositadas nas margens, permitindo que o talude fique mais alto e a calha mais baixa, evitando possíveis inundações.

Galerias de Águas Pluviais – Para melhorar o escoamento das águas de chuva, o Semasa também implantou novas galerias de águas pluviais em 13 locais da cidade, totalizando 2.700 metros de novas galerias.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...