14/10/2015 Semasa realiza encontros para conscientização de boas práticas ambientais com donos de oficinas de serviços automotivos

Santo André, 14 de outubro de 2015 – Para conscientizar donos de oficinas mecânicas, de funilaria e de pintura da cidade sobre os cuidados ambientais, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Departamento de Gestão Ambiental e em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, iniciou neste mês uma série de oficinas para estreitar o diálogo com os representantes desta categoria.

Segundo a assistente técnica de licenciamento ambiental da autarquia, Debora Stefanelli, a ideia é mostrar aos proprietários as boas práticas ambientais que podem ser implementadas nestes espaços. “Estas atividades ligadas ao setor automotivo não são passíveis de licenciamento ambiental em Santo André. No entanto, queremos mostrar métodos e alternativas para que as empresas se tornem ‘mais verdes’, inclusive, indicando aos empreendedores que não conhecem a legislação ambiental vigente”, explica.

Foram feitos apontamentos em relação à necessidade de se possuir uma caixa de drenagem oleosa, cabinas de pintura, além da reciclagem de sucatas metálicas e do controle da geração de ruído. A autarquia pretende realizar mais dois encontros até o fim do ano, sendo que o próximo ocorrerá dia 1º/12 no auditório Heleny Guariba, das 9h às 11h. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 4433-0471 ou 4433-0493.

Lubrificante ou graxas – Para evitar que durante a limpeza do resíduo o óleo vá parar nas redes de esgoto ou de água pluvial, é necessário ter no estabelecimento uma caixa separadora de água e óleo. Em Santo André, desde 2000, há um decreto municipal que regulamenta a implantação das caixas de drenagem oleosa, cujo não cumprimento pode acarretar em multas de até 300 FMPs (Fator Monetário Padrão – para 2015, o FMP é de R$ 3,18). Além disso, há decretos para fiscalização ambiental e de emissão de ruído.

Óleos velhos – Com o tempo, os óleos lubrificantes perdem suas propriedades e não são mais utilizados, tornando-se perigosos. Segundo resolução do Conama de 2005, os estabelecimentos devem contratar um coletor autorizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que faz a retirada do material e o encaminha para o rerrefino, o que torna o produto novamente utilizável.

Embalagens – A reciclagem das embalagens de óleo também é regulamentada pelo Conama. Em 2014, foram 330 milhões de unidades recicladas, segundo o Programa Jogue Limpo, iniciativa ligada aos acordos de logística reversa do setor.

Descarte corretamente – Os comércios ligados a estas atividades automotivas que necessitem de política de descarte de óleo devem procurar um coletor autorizado pela ANP. Para as embalagens, os empreendedores podem consultar o site www.joguelimpo.com.br.

Pneus – Para o descarte de grandes quantidades de pneus, os donos de oficinas, borracharias ou revendedores devem fazer um cadastro prévio junto ao Semasa para realizar o descarte no ecoponto localizado dentro do Aterro Sanitário.

SERVIÇO

Palestra “Boas Práticas Ambientais para o Setor de Oficinas Mecânicas e Funilarias”

Data: 1º/12/2015

Local: Auditório Heleny Guariba (Anfiteatro do Teatro Municipal)

Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André

Horário: 9h às 11h

Inscrições: Pelos telefones 4433-0471 ou 4433-0493

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...