22/09/2015 Semasa encaminha livros deixados nas Estações de Coleta para biblioteca

Santo André, 22 de setembro de 2015 – O Semasa encaminhou este mês para a Biblioteca Nair Lacerda, que fica no Paço Municipal, 635 exemplares de livros em boas condições. São publicações descartadas nas estações de coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entre julho e agosto.

Em média, as estações recebem 350 livros por mês e os exemplares em boas condições são sempre doados a Nair Lacerda, onde há uma triagem do material e direcionamento para outras bibliotecas municipais ou projetos, como o Vai com Livro, da Secretaria de Cultura e Turismo, que promove a doação de livros na cidade.

Espalhadas em vários pontos da cidade, as 18 Estações de Coleta do Semasa recebem materiais volumosos e recicláveis de vários tipos. Mas muitos dos materiais que chegam às estações estão em bom estado de conservação e podem ser reaproveitados. É o caso dos livros, que seguem para as bibliotecas desde 2013, por iniciativa do Semasa.

“Antes, os livros eram prensados pelas cooperativas de reciclagem e vendidos como papel. Mas quando assumimos e vimos que eram publicações em bom estado, percebemos que vendê-los como papel era um desperdício e decidimos buscar alternativas para eles”, conta Edi Ferreira dos Santos, diretor de Resíduos Sólidos do Semasa.

O diretor destaca que os ecopontos recebem, inclusive, livros ainda embalados em plástico. “Creio que a pessoa que faz este descarte imagina que o livro terá um destino mais nobre. E é isso que estamos fazendo: possibilitamos que ele seja reaproveitado por outro leitor.”

Vale sempre lembrar que livros usados, desde que estejam completos e em boas condições, podem ser doados diretamente na biblioteca municipal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...