22/09/2015 Semasa encaminha livros deixados nas Estações de Coleta para biblioteca

Santo André, 22 de setembro de 2015 – O Semasa encaminhou este mês para a Biblioteca Nair Lacerda, que fica no Paço Municipal, 635 exemplares de livros em boas condições. São publicações descartadas nas estações de coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) entre julho e agosto.

Em média, as estações recebem 350 livros por mês e os exemplares em boas condições são sempre doados a Nair Lacerda, onde há uma triagem do material e direcionamento para outras bibliotecas municipais ou projetos, como o Vai com Livro, da Secretaria de Cultura e Turismo, que promove a doação de livros na cidade.

Espalhadas em vários pontos da cidade, as 18 Estações de Coleta do Semasa recebem materiais volumosos e recicláveis de vários tipos. Mas muitos dos materiais que chegam às estações estão em bom estado de conservação e podem ser reaproveitados. É o caso dos livros, que seguem para as bibliotecas desde 2013, por iniciativa do Semasa.

“Antes, os livros eram prensados pelas cooperativas de reciclagem e vendidos como papel. Mas quando assumimos e vimos que eram publicações em bom estado, percebemos que vendê-los como papel era um desperdício e decidimos buscar alternativas para eles”, conta Edi Ferreira dos Santos, diretor de Resíduos Sólidos do Semasa.

O diretor destaca que os ecopontos recebem, inclusive, livros ainda embalados em plástico. “Creio que a pessoa que faz este descarte imagina que o livro terá um destino mais nobre. E é isso que estamos fazendo: possibilitamos que ele seja reaproveitado por outro leitor.”

Vale sempre lembrar que livros usados, desde que estejam completos e em boas condições, podem ser doados diretamente na biblioteca municipal.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Educação Ambiental do Semasa oferece atividades de sensibilização para crianças neste sábado (4)

29/11/2021: Educação Ambiental do Semasa oferece atividades de sensibilização para crianças neste sábado (4)

Ação do projeto ConheSendo ocorre em parceria com a autarquia e tem programação gratuita Santo André, 24 de novembro de 2021 – A equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participa neste sábado (4/12) de uma tarde de atividades de sensibilização ambiental realizada pelo Projeto ConheSendo. A programação desenvolvida pela instituição é totalmente gratuita e voltada especialmente para crianças entre 3 e 10 anos. A ação é uma iniciativa do Projeto ConheSendo,...

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...