21/09/2015 Córregos Cassaquera, Maurício de Medeiros e Tijuco Preto ganham câmera de monitoramento

Santo André, 21 de setembro de 2015 – Mais três córregos da cidade vão passar a ter o seu nível monitorado on-line, através do site do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). O serviço, já disponibilizado pela autarquia em outros sete locais, vai ganhar o acréscimo das câmeras nos córregos Cassaquera, Maurício de Medeiros e Tijuco Preto.

As câmeras já estão em funcionamento e foram disponibilizadas pelo Departamento de Manutenção e Operação da autarquia. No córrego Cassaquera, o equipamento está instalado no córrego no encontro das ruas Luis Armstrong e Luiz Ignácio de Anhaia Mello, no Centreville. Já o córrego Maurício de Medeiros terá duas câmeras, no ponto sobre a ponte Ardille Bachi, que permitirão visão à jusante e à montante. Já pela câmera no córrego Tijuco Preto será possível acompanhar possíveis alagamentos na avenida Capuava, próximo à Pirelli.

Os equipamentos servirão para monitorar o comportamento hidráulico dos cursos d’água pelas equipes de Drenagem e de Defesa Civil do município, além de permitir verificar mais facilmente possíveis áreas de alagamento da região, ou que necessitem de manutenção corretiva ou preventiva.

Com as novas câmeras, o Semasa passa a contar com onze videomonitoramentos. No site, já era possível visualizar o rio Tamanduateí (na altura da Rhodia, da avenida Sorocaba e da Craisa), os córregos Guarará, Meninos, Guaixaya e os piscinões Vila América e Santa Terezinha.

Ainda este ano, o Semasa pretende instalar e deixar em funcionamento mais uma câmera, desta vez na Vila Palmares (entre as ruas Simão de Lima e Lauro Gomes), contemplando um segundo ponto do Córrego dos Meninos.

O link, que já pode ser acessado na home do site, apresenta as imagens destes locais atualizadas a cada dez segundos, com alternância de visualização das câmeras em alguns momentos. Os motoristas podem acessar o conteúdo também de celulares e smartphones e saber a real condição destas vias, evitando assim caminhos que possam ter sido atingidos por enchentes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...