18/09/2015 Obras no córrego Guaixaya melhoraram qualidade da água do curso d’água

Santo André, 18 de setembro de 2015 – As obras de canalização e recuperação do córrego Guaixaya, na Avenida das Nações, estão trazendo mais segurança e qualidade ambiental para os moradores do bairro e para todos que trafegam na via. Isso é nítido e visto por todos, mas o que pouca gente talvez se atente é para a mudança na qualidade da água do córrego, que já pode ser percebida pela cor.

Testes realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) indicam que a água do curso d’água apresentou bons níveis de oxigenação, que podem permitir o aparecimento de vida aquática no local. A análise levou em conta o parâmetro da Demanda Bioquímica de Oxigênio que mostra qual é a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica biodegradável presente na água. Este parâmetro é um dos utilizados pela Agência Nacional das Águas e pela Cetesb para determinar o Índice de Qualidade das Águas (IQA).

Essa melhora só foi possível porque, além das obras de canalização e recuperação hidráulica do córrego, foram retirados desta bacia os esgotos lançados “in natura” e que, agora, seguem para tratamento na ETE ABC.

Despoluição de córregos – A qualidade das águas nos rios e córregos do município é uma das preocupações do Semasa, que trabalha para ampliar os índices de tratamento de esgoto além de combater as ligações irregulares de esgoto e de águas pluviais, que também contribuem para a poluição da água.

Outro trabalho da autarquia neste sentido é realizado junto ao córrego Comprido, que por meio do Programa Caça Esgoto, já identificou mais de 300 ligações de esgoto irregulares. As inspeções constataram que a maioria das irregularidades nos imóveis está na falta de ligação de esgoto adequada, cujos lançamentos são feitos diretamente no rio ou na rede de água pluvial, o que é ilegal.

O Caça Esgoto é parte do programa de despoluição do córrego Comprido, e outras ações como limpezas por jato de alta pressão nas redes e a medição da qualidade da água do córrego, antes e depois dos serviços, fazem parte do processo.

População deve ser corresponsável – O poder público é responsável por realizar obras e intervenções que possam garantir a qualidade das águas do município, estado ou País. No entanto, a colaboração da população é indispensável para a manutenção da qualidade e salubridade ambiental das águas.

É papel de todas as pessoas colaborar para que as águas não sejam poluídas, dispensando o lixo em locais adequados e até mesmo fiscalizando e denunciando a prática de descartes irregulares de resíduos. Além disso, é responsabilidade de cada munícipe a realização da correta ligação de esgoto e de águas pluviais em seu imóvel.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...