28/08/2015 Vídeo com depoimentos emocionados de ex-integrantes da Usina de Papel marcam retomada do projeto no Semasa

Santo André, 31 de agosto de 2015 – A Usina de Papel ganhou um vídeo que resgata um pouco do que foi a sua importante história para o estímulo à coleta seletiva, à arte-reciclagem e ao trabalho junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, que outrora foi o foco de formação dentro do projeto no Semasa.
As imagens e depoimentos do vídeo foram captados durante uma atividade coletiva promovida pela Diretoria de Resíduos Sólidos do Semasa com 40 antigos participantes dos projetos sociais promovidos na usina entre 1998 e 2002.
Nos depoimentos, percebe-se quão importante foi o projeto em suas vidas, que muitas vezes tiveram mudança de rumo por conta de oportunidades e aprendizados proporcionados pela Usina de Papel.
Um novo encontro será agendado entre os antigos aprendizes do projeto para apresentar a eles o vídeo editado.

Nova fase – Retomada em abril pelo Semasa, a Usina de Papel está agora voltada às atividades de educação ambiental para funcionários da autarquia dentro do Programa Nosso Meio, a estudantes do município, entre outros públicos.
A nova sede da Usina fica na área do reservatório Camilópolis e já começou a receber visitantes que podem conhecer e participar ativamente do processo de reciclagem de papel.

Clique e confira a produção aqui.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A Usina funcionou por 12 anos numa área da Craisa e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.
No ano passado, o Semasa retomou o projeto, com novo enfoque. Um dos muros que compõe a fachada do prédio recebeu novas cores e imagens, numa composição artística do muralista Brendan Hudson. A criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....