28/08/2015 Vídeo com depoimentos emocionados de ex-integrantes da Usina de Papel marcam retomada do projeto no Semasa

Santo André, 31 de agosto de 2015 – A Usina de Papel ganhou um vídeo que resgata um pouco do que foi a sua importante história para o estímulo à coleta seletiva, à arte-reciclagem e ao trabalho junto a jovens em situação de vulnerabilidade social, que outrora foi o foco de formação dentro do projeto no Semasa.
As imagens e depoimentos do vídeo foram captados durante uma atividade coletiva promovida pela Diretoria de Resíduos Sólidos do Semasa com 40 antigos participantes dos projetos sociais promovidos na usina entre 1998 e 2002.
Nos depoimentos, percebe-se quão importante foi o projeto em suas vidas, que muitas vezes tiveram mudança de rumo por conta de oportunidades e aprendizados proporcionados pela Usina de Papel.
Um novo encontro será agendado entre os antigos aprendizes do projeto para apresentar a eles o vídeo editado.

Nova fase – Retomada em abril pelo Semasa, a Usina de Papel está agora voltada às atividades de educação ambiental para funcionários da autarquia dentro do Programa Nosso Meio, a estudantes do município, entre outros públicos.
A nova sede da Usina fica na área do reservatório Camilópolis e já começou a receber visitantes que podem conhecer e participar ativamente do processo de reciclagem de papel.

Clique e confira a produção aqui.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social. A Usina funcionou por 12 anos numa área da Craisa e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.
No ano passado, o Semasa retomou o projeto, com novo enfoque. Um dos muros que compõe a fachada do prédio recebeu novas cores e imagens, numa composição artística do muralista Brendan Hudson. A criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...

Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

13/09/2021: Novo minicurso do Semasa discute o tema ‘educação de qualidade’

Inscrições para a atividade on-line podem ser realizadas até 22 de setembro Santo André, 13 de setembro de 2021 – Em continuidade à série de minicursos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza neste mês de setembro o pocket curso ‘Educação de qualidade’, que é o tema do quarto objetivo estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A atividade abordará qual o panorama da educação brasileira, os desafios...