25/08/2015 Mais de 60% da água de Santo André vem da represa Billings

Santo André, 25 de agosto de 2015 – Para manter o abastecimento da forma mais equilibrada possível para toda cidade, minimizando o impacto da redução do envio de água pela Sabesp a Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem alterando a setorização do abastecimento dos bairros.
Em 2014, 60% da cidade era abastecida pelo Sistema Rio Claro/Alto Tietê e os 40% restantes pelo Rio Grande/Billings. Mas atualmente estes índices praticamente se inverteram, permitindo que mais imóveis da cidade sejam abastecidos pela água da Billings.
A mudança na setorização foi possível graças à interligação da distribuição de água do Semasa, que permite, por exemplo, atender algumas regiões por mais de um sistema, alternadamente.
Desde 2013, a autarquia municipal já fazia gestões junto à Sabesp para receber mais água da Represa Billings, manancial do Sistema Rio Grande que fica muito mais perto da cidade do que os sistemas produtores do Rio Claro/Alto Tietê.
Mas foi apenas com a consolidação do colapso do sistema Cantareira que a Sabesp considerou enviar mais água pela Billings para Santo André. Atualmente, o município está recebendo 1.750 L/s de água da companhia estadual, quando o mínimo necessário para atender a cidade é 2.000 L/s.
Nos mapas abaixo, veja como era e como ficou a distribuição de água em Santo André:

ANTES

mapa antes

 

Em 2014, só a região do Paraíso recebia água do Sistema Rio Grande/Billings.

HOJE

mapa_aguaVOUT2015

 

 

 

 

 

 

Atualmente, 65% dos bairros de Santo André recebem água do Sistema Rio Grande/Billings, 30% do Rio Claro/Alto Tietê e os 5% restantes são produzidos na ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...