18/08/2015 Composteiras começam a ser entregues nas escolas públicas municipais de S. André

Santo André, 18 de agosto de 2015 – A Emeief Dom Jorge Marcos de Oliveira, no Condomínio Maracanã, foi a primeira escola da cidade a receber a composteira para resíduos orgânicos, que faz parte do projeto do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) em parceria com a ONG Instituto Cresce Brasil e com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André.

DSC_0330A entrega do equipamento foi feita hoje (18/8) pelo prefeito Carlos Grana, em cerimônia que contou com a presença do Secretário de Educação, Gilmar Silvério, do Superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., da representante do ICB (Instituto Cresce Brasil), Adriana Muniz, da Diretora da EMEIEF Dom Jorge Marcos de Oliveira, Michelly Ferreira, do Diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos, da Diretora de Gestão Ambiental do Semasa, em substituição, Débora Stefanelli, da representante do Conselho da Escola, Cristiane de Oliveira Siqueira, e da representante do Conselho Mirim, Giovana Moreira da Silva.
As atividades de formação vinculadas ao projeto ficarão sob a responsabilidade da Gerência de Educação Ambiental do Semasa, em conjunto da Secretaria de Educação do município. A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a coleta seletiva na cidade, mostrar aos alunos os problemas que envolvem a geração de resíduos e dar à comunidade escolar alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico. Durante a cerimônia, o prefeito Carlos Grana citou outras ações voltadas à educação ambiental na cidade, realizadas em parceria com o Semasa. “Nós estamos engajados com essas mudanças, pensadas para o bem do município e do meio ambiente. Sendo essa a primeira escola escolhida para receber a composteira, temos certeza de que darão o exemplo.”

No total, foram adquiridas 100 composteiras, sendo 10 do tipo ecopedagógicas, feitas de plástico transparente que permitem aos professores mostrarem aos estudantes o passo a passo do processo da compostagem, mesmo em um ambiente interno da escola. As outras 90 são de plástico bem resistente e não transparente e vão receber os resíduos orgânicos gerados na escola, ou seja, restos de alimentos não processados, como cascas de frutas, legumes, verduras, grãos e ovos, entre outros. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.

DSC_0281
A entrega das composteiras está vinculada a um processo de formação que visa propiciar às escolas participantes subsídios para multiplicação das informações aprendidas dentro da comunidade escolar. De uma forma mais abrangente a formação é toda pautada no programa de coleta seletiva de Santo André, da qual a compostagem é parte importante. Nesse sentido, numa parceira entre Semasa, Secretaria de Educação e Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, foi criado o Roteiro Coleta Seletiva, que integra visitas pedagógicas à Escola de Formação Ambiental Billings, ao Aterro e ao Parque Escola. Ao final do processo, as escolas receberão a composteira.

O primeiro roteiro de visitação acontecerá neste semestre. As inscrições para as escolas municipais interessadas estão abertas até o dia 20 de agosto e contemplarão, prioritariamente, as 20 unidades escolares municipais que já fazem parte do Programa Mais Educação do Governo Federal. As vagas remanescentes estão abertas às demais escolas municipais.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...