14/08/2015 Calor e tempo seco prosseguem no fim de semana

Santo André, 14 de agostos de 2015 – O fim de semana deve ser de calorão e índices de umidade do ar em declínio. O tempo seco deve continuar nesses próximos dias 15 e 16/8, de acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da capital.

A massa de ar seco segue forte em toda a Região Metropolitana de São Paulo, inclusive em Santo André, dificultando a formação de chuvas. Segundo o CGE, a capital já está há 20 dias sem nenhuma precipitação. Em Santo André a situação não é diferente. De acordo a Defesa Civil, a última chuva foi registrada em 25/7. O Semasa preparou um infográfico com dicas e informações para entender mais sobre a umidade relativa do ar e os males que o tempo seco podem ocasionar. O material já está disponível na página do Facebook da autarquia (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ou diretamente neste link.

Neste sábado e domingo as temperaturas serão altas durante o dia e as noites e madrugadas serão mais frias. Os baixos índices de umidade relativa do ar também vão continuar, principalmente nas horas mais quentes, podendo chegar aos 30%.

Qualidade do ar – Segundo relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo) divulgado na manhã de hoje, a qualidade do ar está ruim em toda a Região Metropolitana. Em Santo André, os índices aferidos pelas estações meteorológicas da companhia estadual mostravam que a qualidade do ar estava entre boa e regular nas estações do Paço Municipal e de Capuava, respectivamente.

Dicas – O tempo seco e a falta de chuvas contribuem para o aumento de poluentes no ar. Por isso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Defesa Civil alerta para alguns cuidados com o objetivo de evitar os problemas de saúde. Alguns sintomas que podem ser apresentados em razão da baixa umidade são ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramentos, tosses e crises de asma e rinite. Há ainda um aumento no risco de infecções e doenças respiratórias e conjuntivites alérgicas.

  • Evite fazer exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e às 15.
  • Umidifique o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
  • Hidrate-se.
  • Caso seja necessário expor-se ao sol, utilize o protetor solar.

A Defesa Civil tem mantido os moradores cadastrados no boletim, por SMS, informados sobre os cuidados com a saúde e as tendências climáticas para a região.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....