14/08/2015 Calor e tempo seco prosseguem no fim de semana

Santo André, 14 de agostos de 2015 – O fim de semana deve ser de calorão e índices de umidade do ar em declínio. O tempo seco deve continuar nesses próximos dias 15 e 16/8, de acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da capital.

A massa de ar seco segue forte em toda a Região Metropolitana de São Paulo, inclusive em Santo André, dificultando a formação de chuvas. Segundo o CGE, a capital já está há 20 dias sem nenhuma precipitação. Em Santo André a situação não é diferente. De acordo a Defesa Civil, a última chuva foi registrada em 25/7. O Semasa preparou um infográfico com dicas e informações para entender mais sobre a umidade relativa do ar e os males que o tempo seco podem ocasionar. O material já está disponível na página do Facebook da autarquia (www.facebook.com/SemasaSantoAndre), ou diretamente neste link.

Neste sábado e domingo as temperaturas serão altas durante o dia e as noites e madrugadas serão mais frias. Os baixos índices de umidade relativa do ar também vão continuar, principalmente nas horas mais quentes, podendo chegar aos 30%.

Qualidade do ar – Segundo relatório da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de S. Paulo) divulgado na manhã de hoje, a qualidade do ar está ruim em toda a Região Metropolitana. Em Santo André, os índices aferidos pelas estações meteorológicas da companhia estadual mostravam que a qualidade do ar estava entre boa e regular nas estações do Paço Municipal e de Capuava, respectivamente.

Dicas – O tempo seco e a falta de chuvas contribuem para o aumento de poluentes no ar. Por isso, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Defesa Civil alerta para alguns cuidados com o objetivo de evitar os problemas de saúde. Alguns sintomas que podem ser apresentados em razão da baixa umidade são ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramentos, tosses e crises de asma e rinite. Há ainda um aumento no risco de infecções e doenças respiratórias e conjuntivites alérgicas.

  • Evite fazer exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e às 15.
  • Umidifique o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
  • Hidrate-se.
  • Caso seja necessário expor-se ao sol, utilize o protetor solar.

A Defesa Civil tem mantido os moradores cadastrados no boletim, por SMS, informados sobre os cuidados com a saúde e as tendências climáticas para a região.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

21/09/2021: Parque do Pedroso ganha 100 mudas nativas no Dia da Árvore

Arborização foi realizada pelo Semasa com a participação de  crianças e jovens de uma instituição social de Santo André Santo André, 21 de setembro de 2021 – O Parque do Pedroso recebeu o plantio de 100 mudas de espécies frutíferas e floríferas nesta terça-feira (21), dia em que é comemorado o Dia da Árvore. Realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a ação teve como objetivo chamar a atenção para a importância da preservação da...

Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

17/09/2021: Córrego Cassaquera ganha nova travessia para motoristas e pedestres

Semasa está construindo mais uma passagem, localizada na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi Santo André, 17 de setembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a construir mais uma travessia sobre o córrego Cassaquera, na região da avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A nova passagem, que fica na altura da rua Assis Chateaubriand, no Parque Gerassi, vai beneficiar tanto motoristas quanto pedestres. A estrutura servirá para que...

Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

16/09/2021: Semasa abre inscrições para projeto de educação ambiental, audiovisual e empreendedorismo

Água, Câmera e Ação é destinado a jovens de 15 a 29 anos que moram na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã Santo André, 16 de setembro de 2021 – Jovens de Santo André que possuem entre 15 e 29 anos, residentes na Vila de Paranapiacaba e na região do bairro Condomínio Maracanã, podem participar gratuitamente do projeto Água, Câmera e Ação, uma iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para...

Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

15/09/2021: Vereadores de Santo André vistoriam obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal

Equipamento ganhará 40 mil m² de área, o que garante ao local uma vida útil de mais cerca de cinco anos Santo André, 15 de setembro de 2021 – As obras de ampliação do Aterro Sanitário Municipal de Santo André continuam sendo realizadas para que o equipamento possa ganhar mais 40 mil m² de área de operação. Durante esta quarta-feira (15), vereadores da cidade e o superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram as...