10/08/2015 Semasa realiza projeto e ações de educação ambiental na Fundação Casa de Santo André

Santo André, 10 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, iniciou neste ano uma parceria com a Fundação Casa para realizar projetos e ações de educação ambiental na unidade andreense da instituição.

A primeira etapa consistiu na implantação do programa de coleta seletiva na unidade 2 (Casa II). Em agosto, será a vez da Casa I receber a coleta seletiva e, além disso, os alunos do Centro de Atendimento Socioeducativo vão participar do curso de formação socioambiental “Formar para Ressocializar”.

O projeto idealizado pelo Semasa pretende formar 120 jovens internos transformando-os em multiplicadores ambientais quando retornarem ao local de moradia. Segundo a Gerente de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, Eriane Justo Savóia, os adolescentes participam de palestras, oficinas e também de visitas monitoradas.

“Procuramos levar a eles informações sobre as problemáticas ambientais atuais, que afetam todos nós no dia a dia. É uma sensibilização que procura inseri-los no contexto ambiental, de forma que possam passar estes conhecimentos aos seus familiares e também a suas comunidades. Esta aproximação também será trabalhada na exibição do vídeo produzido pelo Semasa que traz relatos de jovens em situação de vulnerabilidade social que encontraram um novo caminho ao integrar o projeto da Usina de Papel do Semasa”, explica a gerente.

“Conversamos sobre uso consciente da água, riscos ambientais, resíduos sólidos e sobre a dengue. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer a Usina de Papel, o Aterro Sanitário e a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará”, acrescenta Eriane.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, participam também do projeto os departamentos de Resíduos Sólidos, Manutenção e Operação e Defesa Civil da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

23/11/2021: Moeda Verde completa quatro anos e muda realidade de quase 100 mil pessoas em Santo André

Programa inovador que troca recicláveis por alimentos atende 18 comunidades carentes da cidade Santo André, 23 de novembro de 2021 – Faz quatro anos que o sonho de implementar um projeto que unisse sustentabilidade e segurança alimentar se tornou realidade. O Moeda Verde, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), cresceu e se consolidou. Hoje, são atendidas 18 comunidades, beneficiando, direta e indiretamente, 100 mil pessoas. “Essa...

Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

18/11/2021: Semasa leva atividades de educação ambiental para Centro de Referência do Idoso

Autarquia realizará até dezembro oficinas de compostagem e visitas ao Aterro Sanitário Municipal e Parque do Pedroso Santo André, 18 de novembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está retomando gradativamente as atividades presenciais de educação ambiental. Frequentadores do Crisa (Centro de Referência do Idoso de Santo André) agora têm a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas e visitas com temáticas ambientais e de sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (25), das 9h às...

Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

16/11/2021: Santo André é a primeira cidade do ABC a aderir a sistema que reduz descarte irregular de entulho

Iniciativa vai realizar gerenciamento de resíduos de construção civil Santo André, 16 de novembro de 2021 – Em cumprimento ao Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil, Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), aderiu ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, gerenciado pela Cetesb. Agora, o município contará com mais uma ferramenta de controle da geração e destinação dos resíduos de construção de empreendimentos na...

Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

11/11/2021: Estudo de catadores subsidiará políticas públicas em Santo André

Semasa está desenvolvendo pesquisa para mapear o contingente de pessoas que recolhem e comercializam recicláveis no município Santo André, 11 de novembro de 2021 –  Santo André iniciou nesta quinta-feira (11) uma pesquisa de campo que visa mapear o contingente de pessoas que recolhem recicláveis pelas ruas do município e trabalham com a compra e venda desses materiais, a exemplo de profissionais que atuam em ferro velho. É uma iniciativa realizada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...