10/08/2015 Semasa realiza projeto e ações de educação ambiental na Fundação Casa de Santo André

Santo André, 10 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, iniciou neste ano uma parceria com a Fundação Casa para realizar projetos e ações de educação ambiental na unidade andreense da instituição.

A primeira etapa consistiu na implantação do programa de coleta seletiva na unidade 2 (Casa II). Em agosto, será a vez da Casa I receber a coleta seletiva e, além disso, os alunos do Centro de Atendimento Socioeducativo vão participar do curso de formação socioambiental “Formar para Ressocializar”.

O projeto idealizado pelo Semasa pretende formar 120 jovens internos transformando-os em multiplicadores ambientais quando retornarem ao local de moradia. Segundo a Gerente de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, Eriane Justo Savóia, os adolescentes participam de palestras, oficinas e também de visitas monitoradas.

“Procuramos levar a eles informações sobre as problemáticas ambientais atuais, que afetam todos nós no dia a dia. É uma sensibilização que procura inseri-los no contexto ambiental, de forma que possam passar estes conhecimentos aos seus familiares e também a suas comunidades. Esta aproximação também será trabalhada na exibição do vídeo produzido pelo Semasa que traz relatos de jovens em situação de vulnerabilidade social que encontraram um novo caminho ao integrar o projeto da Usina de Papel do Semasa”, explica a gerente.

“Conversamos sobre uso consciente da água, riscos ambientais, resíduos sólidos e sobre a dengue. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer a Usina de Papel, o Aterro Sanitário e a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará”, acrescenta Eriane.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, participam também do projeto os departamentos de Resíduos Sólidos, Manutenção e Operação e Defesa Civil da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....