10/08/2015 Semasa realiza projeto e ações de educação ambiental na Fundação Casa de Santo André

Santo André, 10 de agosto de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da sua Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, iniciou neste ano uma parceria com a Fundação Casa para realizar projetos e ações de educação ambiental na unidade andreense da instituição.

A primeira etapa consistiu na implantação do programa de coleta seletiva na unidade 2 (Casa II). Em agosto, será a vez da Casa I receber a coleta seletiva e, além disso, os alunos do Centro de Atendimento Socioeducativo vão participar do curso de formação socioambiental “Formar para Ressocializar”.

O projeto idealizado pelo Semasa pretende formar 120 jovens internos transformando-os em multiplicadores ambientais quando retornarem ao local de moradia. Segundo a Gerente de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, Eriane Justo Savóia, os adolescentes participam de palestras, oficinas e também de visitas monitoradas.

“Procuramos levar a eles informações sobre as problemáticas ambientais atuais, que afetam todos nós no dia a dia. É uma sensibilização que procura inseri-los no contexto ambiental, de forma que possam passar estes conhecimentos aos seus familiares e também a suas comunidades. Esta aproximação também será trabalhada na exibição do vídeo produzido pelo Semasa que traz relatos de jovens em situação de vulnerabilidade social que encontraram um novo caminho ao integrar o projeto da Usina de Papel do Semasa”, explica a gerente.

“Conversamos sobre uso consciente da água, riscos ambientais, resíduos sólidos e sobre a dengue. Além disso, eles terão a oportunidade de conhecer a Usina de Papel, o Aterro Sanitário e a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará”, acrescenta Eriane.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, participam também do projeto os departamentos de Resíduos Sólidos, Manutenção e Operação e Defesa Civil da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

25/07/2021: Fiscalização Ambiental do Semasa interrompe evento com música ao vivo e aglomeração no Parque Miami

Ação em conjunto com a Polícia Militar e GCM também rendeu multa ao proprietário e apreensão dos equipamentos Santo André, 25 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, flagrou na madrugada deste domingo (25) um bar no Parque Miami, que realizava evento com música ao vivo e aglomeração de mais de 100 pessoas, todas sem máscara. A...

Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

22/07/2021: Semasa autua em flagrante infrator que descartava terra e entulho em área de proteção ambiental

Crime ambiental ocorreu no Recreio da Borda do Campo e o responsável também teve o veículo apreendido. GCM apoiou a ação  Santo André, 22 de julho de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na noite desta quarta-feira (21) um caminhão que realizava continuamente descartes de terra e entulho em uma área pública de preservação permanente no Recreio da Borda do Campo, que havia sido invadida no início...

Infrator remove resíduos descartados em área pública e terá de participar de operações de limpeza

21/07/2021: Infrator remove resíduos descartados em área pública e terá de participar de operações de limpeza

Motorista de caminhão jogou irregularmente cerca de 18 toneladas de entulho às margens do córrego dos Meninos, em Santo André Santo André, 21 de julho de 2021 – Um motorista que foi pego em flagrante jogando cerca de 18 toneladas de entulho na avenida Lauro Gomes, na Vila Sacadura Cabral, efetuou a limpeza do local na tarde desta terça-feira (20). O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também exigirá que o responsável participe semanalmente de operações...

Reciclagem de óleo de cozinha é importante para o meio ambiente

19/07/2021: Reciclagem de óleo de cozinha é importante para o meio ambiente

Semasa recebe óleo usado em todas as Estações de Coleta de Santo André Santo André, 19 de julho de 2021 – Para garantir um destino ambiental correto ao óleo de cozinha usado, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) coleta este tipo de resíduo em todos os ecopontos da cidade, desde 2008. Atualmente, a autarquia recebe – em média – 1.067 kg de óleo mensalmente que são destinados à reciclagem e transformados em sabão ecológico. Qualquer...