28/07/2015 Cerca de 80% das escolas do Programa Reágua reduzem o consumo em Santo André

Santo André, 27 de julho de 2015 – Quase 80% das escolas municipais que participam do Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas) já conseguiram reduzir o seu consumo. Levantamento do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que acompanhou o consumo nas unidades escolares da cidade que integram o Reágua , mostra que das – 29 creches e 44 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que participam do programa em Santo André, 57 conseguiram reduzir o consumo de água, quando comparado com os mesmos períodos de 2012, no início do programa. A análise utilizou os dados de junho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2014 e de março de 2015.

O Semasa, por meio do DMO (Departamento de Manutenção e Operação), concluiu em maio a primeira fase de implantação dos equipamentos hidráulicos em 11 creches e 15 Emeifs. Foram substituídas 277 torneiras simples por modelos temporizados, mais econômicos, além da instalação de reguladores de vazão e flexíveis, em algumas das unidades.

Paralelamente, a autarquia instalou hidrômetros telemétricos, que permitem o acompanhamento do consumo à distância, além de ter realizado varreduras nas redes de água utilizando o geofone, aparelho que permite localizar vazamentos subterrâneos. A ideia da autarquia é dar continuidade à substituição das peças hidráulicas ainda este ano, contemplando as demais escolas.

Merendeiras – Além das medidas técnicas, as ações de Educação Ambiental também vão continuar em julho. Agora, a equipe da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental) do Semasa, com apoio da Craisa, fará um trabalho de sensibilização com as merendeiras das unidades escolares. Estas profissionais vão participar de palestra sobre o uso consciente da água e de uma visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em creches e Emeifs da cidade. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e os vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.
Também foram realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e da comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...