28/07/2015 Cerca de 80% das escolas do Programa Reágua reduzem o consumo em Santo André

Santo André, 27 de julho de 2015 – Quase 80% das escolas municipais que participam do Programa Reágua (Programa Estadual de Recuperação de Águas) já conseguiram reduzir o seu consumo. Levantamento do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que acompanhou o consumo nas unidades escolares da cidade que integram o Reágua , mostra que das – 29 creches e 44 Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) que participam do programa em Santo André, 57 conseguiram reduzir o consumo de água, quando comparado com os mesmos períodos de 2012, no início do programa. A análise utilizou os dados de junho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2014 e de março de 2015.

O Semasa, por meio do DMO (Departamento de Manutenção e Operação), concluiu em maio a primeira fase de implantação dos equipamentos hidráulicos em 11 creches e 15 Emeifs. Foram substituídas 277 torneiras simples por modelos temporizados, mais econômicos, além da instalação de reguladores de vazão e flexíveis, em algumas das unidades.

Paralelamente, a autarquia instalou hidrômetros telemétricos, que permitem o acompanhamento do consumo à distância, além de ter realizado varreduras nas redes de água utilizando o geofone, aparelho que permite localizar vazamentos subterrâneos. A ideia da autarquia é dar continuidade à substituição das peças hidráulicas ainda este ano, contemplando as demais escolas.

Merendeiras – Além das medidas técnicas, as ações de Educação Ambiental também vão continuar em julho. Agora, a equipe da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental) do Semasa, com apoio da Craisa, fará um trabalho de sensibilização com as merendeiras das unidades escolares. Estas profissionais vão participar de palestra sobre o uso consciente da água e de uma visita a ETA (Estação de Tratamento de Água) Guarará.

Sobre o Reágua – O Programa Reágua prevê melhorias em creches e Emeifs da cidade. Em 2013, o Semasa analisou todos os equipamentos hidráulicos das escolas e verificou o consumo médio e os vazamentos. O Reágua utiliza como parâmetro um consumo de 14 litros por dia/aluno. Em algumas escolas, porém, o gasto variava entre 40 e 50 litros/dia/aluno.
Também foram realizadas ações educativas, com orientação de alunos, professores e da comunidade por meio da educação ambiental do Semasa. Os recursos para o programa são da ordem de R$ 1,5 milhão, provenientes do Banco Mundial.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...