03/06/2015 Semasa fiscaliza a preservação da vegetação no entorno da Billings para evitar as secas e o assoreamento 

Santo André, 03 de junho de 2015 – As matas ciliares, vegetação nativa localizada às margens de rios, lagos e represas, possuem esta denominação por serem essenciais para a proteção das águas, como são os cílios para os olhos humanos. Essas florestas têm como principal função regular o fluxo de água e filtrar substâncias que, em excesso, comprometem a qualidade do recurso e podem gerar sedimentos depositados pelo homem – em razão da urbanização e agricultura.

Os órgãos públicos têm grande compromisso na conservação dessas áreas. Em Santo André, além da fiscalização e controle ambiental da região, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) também é responsável pela elaboração e gestão de leis municipais que visam preservar essas matas, educação ambiental para a população ribeirinha, além da reposição florestal obrigatória para cortes de árvores isoladas.

Segundo a definição do Novo Código Florestal, a metragem ideal para as margens dos rios, lagos e nascentes consta na tabela abaixo.

tablea_matasciliares

“Nosso dever é proteger e recuperar as áreas mais sensíveis, especialmente em córregos e nascentes nesse período delicado de crise hídrica. O município de Santo André tem uma legislação específica que regulamenta e monitora ações de plantios em áreas deterioradas ambientalmente”, confirma Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa. Além da legislação municipal, a Lei de Billings, aprovada pelo governo estadual em 2010, também prevê a proteção da represa que fornece aproximadamente de sete metros cúbicos de água por segundo para abastecer a região do ABC e capital, sendo cerca de 80% da vazão para o ABC (braço Rio Grande) e os 20% restante para o sistema Guarapiranga (via braço Taquacetuba e braço Rio Grande).

Outra finalidade das matas ciliares é evitar processos de desgaste ou erosão do solo, pois funcionam como uma barreira natural nas margens dos rios e suas raízes garantem estabilidade ao solo. O crescimento acelerado das cidades contribui para a redução dessa vegetação fazendo com que haja acúmulo de materiais no fundo da água e provocando assoreamentos, altos níveis de poluição nos rios e outros impactos ambientais irreversíveis.

“As matas ciliares possuem uma importância imensa no ecossistema das bacias hidrográficas, pois, além de contribuírem para a solidez dos terrenos e filtro dos sedimentos, absorvem os raios solares, o que reduz a evaporação das águas. Isso comprova que a vegetação é essencial para um volume de águas mais puras e abundantes”, finaliza Elena Maria Rezende, Coordenadora Programa Mananciais do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...