03/06/2015 Semasa fiscaliza a preservação da vegetação no entorno da Billings para evitar as secas e o assoreamento 

Santo André, 03 de junho de 2015 – As matas ciliares, vegetação nativa localizada às margens de rios, lagos e represas, possuem esta denominação por serem essenciais para a proteção das águas, como são os cílios para os olhos humanos. Essas florestas têm como principal função regular o fluxo de água e filtrar substâncias que, em excesso, comprometem a qualidade do recurso e podem gerar sedimentos depositados pelo homem – em razão da urbanização e agricultura.

Os órgãos públicos têm grande compromisso na conservação dessas áreas. Em Santo André, além da fiscalização e controle ambiental da região, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental) também é responsável pela elaboração e gestão de leis municipais que visam preservar essas matas, educação ambiental para a população ribeirinha, além da reposição florestal obrigatória para cortes de árvores isoladas.

Segundo a definição do Novo Código Florestal, a metragem ideal para as margens dos rios, lagos e nascentes consta na tabela abaixo.

tablea_matasciliares

“Nosso dever é proteger e recuperar as áreas mais sensíveis, especialmente em córregos e nascentes nesse período delicado de crise hídrica. O município de Santo André tem uma legislação específica que regulamenta e monitora ações de plantios em áreas deterioradas ambientalmente”, confirma Sebastião Ney Vaz Junior, superintendente do Semasa. Além da legislação municipal, a Lei de Billings, aprovada pelo governo estadual em 2010, também prevê a proteção da represa que fornece aproximadamente de sete metros cúbicos de água por segundo para abastecer a região do ABC e capital, sendo cerca de 80% da vazão para o ABC (braço Rio Grande) e os 20% restante para o sistema Guarapiranga (via braço Taquacetuba e braço Rio Grande).

Outra finalidade das matas ciliares é evitar processos de desgaste ou erosão do solo, pois funcionam como uma barreira natural nas margens dos rios e suas raízes garantem estabilidade ao solo. O crescimento acelerado das cidades contribui para a redução dessa vegetação fazendo com que haja acúmulo de materiais no fundo da água e provocando assoreamentos, altos níveis de poluição nos rios e outros impactos ambientais irreversíveis.

“As matas ciliares possuem uma importância imensa no ecossistema das bacias hidrográficas, pois, além de contribuírem para a solidez dos terrenos e filtro dos sedimentos, absorvem os raios solares, o que reduz a evaporação das águas. Isso comprova que a vegetação é essencial para um volume de águas mais puras e abundantes”, finaliza Elena Maria Rezende, Coordenadora Programa Mananciais do Semasa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...