21/05/2015 Mês do Meio Ambiente de Santo André tem exposição, seminário, oficinas ambientais, visitas monitoradas, filmes e caminhada

Santo André, 21 de maio de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade. Parte da programação acontece por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A programação já começa no dia 2/6 com a oficina “Horta em PET”, que será realizada em dois horários, pela manhã e à tarde, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Luzita. Outras atividades como visitas à Usina de Papel, Aterro Sanitário, Estação de Coleta, e uma oficina de confecção de instrumentos musicais usando resíduos recicláveis, também estão previstas.

Ao longo do mês, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa promoverá atividades e oficinas ligadas às práticas ambientais. As ações têm por objetivo sensibilizar os participantes para a importância do reaproveitamento de materiais, da alimentação sustentável e dos cuidados com o meio ambiente. O Caminhão de Educação Ambiental também estará no Centro da cidade e nos principais parques, ao longo de junho.

Nos dias 24 e 25/06, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa exibirá o documentário ‘À Margem do Lixo’, que mostra a rotina de catadores de materiais recicláveis na capital paulista.
Além disso, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba realizará oficinas de culinária sustentável, trekking ambiental mirim e a expedição manancial na Escola de Formação Ambiental Billings. O Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, também receberá oficinas musicais.

Exposição – Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Semasa promoverá a exposição ‘Kaleidoskopias’, a partir do dia 09/06. Criada por Marcelo Pacheco, artista gráfico e ilustrador, a mostra  ficará exposta no saguão do Teatro Municipal. A exposição é composta por mandalas criadas a partir de uma fração de fotografias do meio ambiente urbano, que multiplicadas formam imagens semelhantes ao de um caleidoscópio. Em cartaz até dia 30, a entrada também é franca.

Caminhada Interparques – Também com patrocínio da Caixa Econômica Federal e em parceria com a Prefeitura de Santo André, acontecerá a terceira edição da Caminhada Interparques, no domingo, dia 14/06. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Seminários e palestra – A SGRNPPA promoverá, em 03/06, o seminário sobre ‘Unidades de Conservação’, que comemora também o aniversário de 12 do Parque Natural Nascente de Paranapiacaba. O evento ocorre no Clube Lyra Serrano. No dia 11/6, O Semasa oferecerá aos interessados em geral uma palestra a respeito do funcionamento da gestão de resíduos sólidos do município.

No dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário ‘Desafios Ambientais Contemporâneos’. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

Confira abaixo a programação completa.

confira_a_programacao

 

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

12/04/2021: Bares são multados em Santo André por infringir medidas sanitárias

Operação Comércio Responsável fiscalizou 87 locais e situações neste fim de semana Santo André, 12 de abril de 2021 – A Operação Comércio Responsável vistoriou, entre sexta-feira (9) e domingo (11), 87 locais e estabelecimentos em Santo André para garantir o cumprimento de medidas sanitárias contra o coronavírus. Durante o período, foram entregues oito notificações e/ou multas, realizadas 15 orientações e três interdições de estabelecimentos que funcionavam ilegalmente. Além disso, três termos de compromisso foram assinados. “A Fiscalização Ambiental...

Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

12/04/2021: Operação Comércio Responsável flagra bingo clandestino no bairro Jardim

Local irregular tinha aglomeração de pessoas e foi interditado Santo André, 9 de abril de 2021 – Uma equipe da Operação Comércio Responsável flagrou no início da noite desta sexta-feira (9) um bingo clandestino no bairro Jardim, em Santo André. A ação aconteceu após trabalho de investigação de denúncias e, durante o flagrante, cerca de 40 pessoas estavam no local. O imóvel não apresentava indicação de que ali funcionasse algum tipo de estabelecimento, mas por meio da utilização de...

Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

07/04/2021: Semasa finaliza serviços de capina e roçada nos córregos Apiaí, Dominicanos, Graciliano Ramos e dos Meninos

Manutenções preventivas acontecem ao longo de todo o ano nos cursos d’água do município Santo André, 6 de abril de 2021 – O trabalho de limpeza, capina e roçada das margens dos córregos de Santo André segue sendo realizado de forma eficiente em todo o município. Entre o final de março e início de abril, as equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluíram os serviços nos córregos Apiaí, Dominicanos, dos Meninos e Graciliano Ramos,...

Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

30/03/2021: Portal infantil de educação ambiental do Semasa está com novas atividades

Hendu é destinado para crianças de 0 a 12 anos e disponibiliza contação de história, dicas de brincadeiras, jogos e filmes Santo André, 30 de março de 2021 – O portal Hendu – exclusivo para conteúdo de educação e sensibilização ambiental infantil – ganhou novas atividades para levar conhecimento, alegria e diversão para a criançada.  A plataforma criada pela equipe de educação ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) é destinada para crianças de 0...