21/05/2015 Mês do Meio Ambiente de Santo André tem exposição, seminário, oficinas ambientais, visitas monitoradas, filmes e caminhada

Santo André, 21 de maio de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade. Parte da programação acontece por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A programação já começa no dia 2/6 com a oficina “Horta em PET”, que será realizada em dois horários, pela manhã e à tarde, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Luzita. Outras atividades como visitas à Usina de Papel, Aterro Sanitário, Estação de Coleta, e uma oficina de confecção de instrumentos musicais usando resíduos recicláveis, também estão previstas.

Ao longo do mês, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa promoverá atividades e oficinas ligadas às práticas ambientais. As ações têm por objetivo sensibilizar os participantes para a importância do reaproveitamento de materiais, da alimentação sustentável e dos cuidados com o meio ambiente. O Caminhão de Educação Ambiental também estará no Centro da cidade e nos principais parques, ao longo de junho.

Nos dias 24 e 25/06, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa exibirá o documentário ‘À Margem do Lixo’, que mostra a rotina de catadores de materiais recicláveis na capital paulista.
Além disso, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba realizará oficinas de culinária sustentável, trekking ambiental mirim e a expedição manancial na Escola de Formação Ambiental Billings. O Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, também receberá oficinas musicais.

Exposição – Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Semasa promoverá a exposição ‘Kaleidoskopias’, a partir do dia 09/06. Criada por Marcelo Pacheco, artista gráfico e ilustrador, a mostra  ficará exposta no saguão do Teatro Municipal. A exposição é composta por mandalas criadas a partir de uma fração de fotografias do meio ambiente urbano, que multiplicadas formam imagens semelhantes ao de um caleidoscópio. Em cartaz até dia 30, a entrada também é franca.

Caminhada Interparques – Também com patrocínio da Caixa Econômica Federal e em parceria com a Prefeitura de Santo André, acontecerá a terceira edição da Caminhada Interparques, no domingo, dia 14/06. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Seminários e palestra – A SGRNPPA promoverá, em 03/06, o seminário sobre ‘Unidades de Conservação’, que comemora também o aniversário de 12 do Parque Natural Nascente de Paranapiacaba. O evento ocorre no Clube Lyra Serrano. No dia 11/6, O Semasa oferecerá aos interessados em geral uma palestra a respeito do funcionamento da gestão de resíduos sólidos do município.

No dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário ‘Desafios Ambientais Contemporâneos’. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

Confira abaixo a programação completa.

confira_a_programacao

 

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...