21/05/2015 Mês do Meio Ambiente de Santo André tem exposição, seminário, oficinas ambientais, visitas monitoradas, filmes e caminhada

Santo André, 21 de maio de 2015 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade. Parte da programação acontece por meio de patrocínio da Caixa Econômica Federal.

A programação já começa no dia 2/6 com a oficina “Horta em PET”, que será realizada em dois horários, pela manhã e à tarde, no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Luzita. Outras atividades como visitas à Usina de Papel, Aterro Sanitário, Estação de Coleta, e uma oficina de confecção de instrumentos musicais usando resíduos recicláveis, também estão previstas.

Ao longo do mês, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa promoverá atividades e oficinas ligadas às práticas ambientais. As ações têm por objetivo sensibilizar os participantes para a importância do reaproveitamento de materiais, da alimentação sustentável e dos cuidados com o meio ambiente. O Caminhão de Educação Ambiental também estará no Centro da cidade e nos principais parques, ao longo de junho.

Nos dias 24 e 25/06, o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa exibirá o documentário ‘À Margem do Lixo’, que mostra a rotina de catadores de materiais recicláveis na capital paulista.
Além disso, a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba realizará oficinas de culinária sustentável, trekking ambiental mirim e a expedição manancial na Escola de Formação Ambiental Billings. O Clube Lyra Serrano, em Paranapiacaba, também receberá oficinas musicais.

Exposição – Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Semasa promoverá a exposição ‘Kaleidoskopias’, a partir do dia 09/06. Criada por Marcelo Pacheco, artista gráfico e ilustrador, a mostra  ficará exposta no saguão do Teatro Municipal. A exposição é composta por mandalas criadas a partir de uma fração de fotografias do meio ambiente urbano, que multiplicadas formam imagens semelhantes ao de um caleidoscópio. Em cartaz até dia 30, a entrada também é franca.

Caminhada Interparques – Também com patrocínio da Caixa Econômica Federal e em parceria com a Prefeitura de Santo André, acontecerá a terceira edição da Caminhada Interparques, no domingo, dia 14/06. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Seminários e palestra – A SGRNPPA promoverá, em 03/06, o seminário sobre ‘Unidades de Conservação’, que comemora também o aniversário de 12 do Parque Natural Nascente de Paranapiacaba. O evento ocorre no Clube Lyra Serrano. No dia 11/6, O Semasa oferecerá aos interessados em geral uma palestra a respeito do funcionamento da gestão de resíduos sólidos do município.

No dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário ‘Desafios Ambientais Contemporâneos’. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

Confira abaixo a programação completa.

confira_a_programacao

 

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...