14/04/2015 S. André quer chegar a 20% de reciclagem

Santo André, 14 de abril de 2015 – A Prefeitura de Santo André, pioneira na adoção de coleta seletiva e com um dos maiores índices de reciclagem no país, através do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), inicia em abril uma campanha para incentivar a população a separar ainda mais os resíduos secos dos úmidos. A ação tem como objetivo impulsionar, até 2016, a reciclagem de 20% dos resíduos gerados na cidade, cujo índice atual está na casa dos 8%, e melhorar a qualidade do material reciclável.

Com o mote “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a campanha contará com equipes de mobilização que irão de casa em casa para levar informações e distribuir materiais explicativos sobre a importância da reciclagem, limpeza e armazenamento adequado dos recicláveis. Além disso, serão cedidos ímãs de geladeira com espaço para que o morador anote os dias de coleta dos resíduos secos e úmidos na sua rua.
Bicicletas equipadas com banners da campanha também circularão pela cidade, principalmente nos dias da Pedalada Noturna e, aos domingos, quando ocorre a liberação da ciclofaixa de lazer.

O Semasa ainda prepara hotsite e um quiz para a sua página do Facebook, com o objetivo de estimular os internautas a conhecerem mais sobre a reciclagem. Também estão em andamento produções de uma vinheta animada e de um filme sobre o tema, que serão veiculados nos canais de TV local e nos cinemas da região. A campanha contará ainda com outras peças publicitárias, como outdoor, busdoor, faixas, adesivos, banners, entre outros.

Os prédios públicos municipais também entram no incentivo à coleta seletiva, com a distribuição em todos eles de novas caixas para depósito de material reciclável, principalmente papel de escritório.

Como separar – Em Santo André é muito fácil reciclar. Materiais como embalagens, vidro, papel, plástico e metal devem ser separados do lixo orgânico, que abrange restos de comida, papéis sanitários, guardanapos, entre outros. O caminhão que recolhe os resíduos secos passa em toda cidade pelo menos uma vez por semana. No Centro, o recolhimento é diário. Além disso, o Semasa disponibiliza Postos de Entregas Voluntárias (PEVs) para recicláveis. Ao todo são 84 endereços equipados com os PEVs.
Já materiais volumosos ou perigosos, como madeira, móveis velhos, restos de entulho, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias devem ser levados para uma das 17 estações de coleta (ou ecopontos) da cidade.
Triagem – Todo o material recolhido pelos caminhões é encaminhado para as cooperativas de reciclagem Coopcicla e Cidade Limpa, que hoje estão instaladas na Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, no bairro Cidade São Jorge. Diariamente, são 33 toneladas de resíduos secos recolhidos na cidade, que são pesados devidamente e distribuídos nos galpões das duas cooperativas.

Histórico – A coleta seletiva em Santo André existe desde 1996 e, em 2000, passou a abranger toda a cidade. Como comparativo, a capital do Paraná, Curitiba, possui programas de reciclagem desde 1989 e conta com 22% de reaproveitamento do lixo reciclável. Já no município de São Paulo, somente um terço das residências conta com os serviços de coleta seletiva porta a porta. Das 12,5 toneladas de lixo diário recolhidas na capital paulista, apenas 4% são reaproveitadas. A meta da capital é atingir 10% até 2016.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...