14/04/2015 S. André quer chegar a 20% de reciclagem

Santo André, 14 de abril de 2015 – A Prefeitura de Santo André, pioneira na adoção de coleta seletiva e com um dos maiores índices de reciclagem no país, através do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), inicia em abril uma campanha para incentivar a população a separar ainda mais os resíduos secos dos úmidos. A ação tem como objetivo impulsionar, até 2016, a reciclagem de 20% dos resíduos gerados na cidade, cujo índice atual está na casa dos 8%, e melhorar a qualidade do material reciclável.

Com o mote “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a campanha contará com equipes de mobilização que irão de casa em casa para levar informações e distribuir materiais explicativos sobre a importância da reciclagem, limpeza e armazenamento adequado dos recicláveis. Além disso, serão cedidos ímãs de geladeira com espaço para que o morador anote os dias de coleta dos resíduos secos e úmidos na sua rua.
Bicicletas equipadas com banners da campanha também circularão pela cidade, principalmente nos dias da Pedalada Noturna e, aos domingos, quando ocorre a liberação da ciclofaixa de lazer.

O Semasa ainda prepara hotsite e um quiz para a sua página do Facebook, com o objetivo de estimular os internautas a conhecerem mais sobre a reciclagem. Também estão em andamento produções de uma vinheta animada e de um filme sobre o tema, que serão veiculados nos canais de TV local e nos cinemas da região. A campanha contará ainda com outras peças publicitárias, como outdoor, busdoor, faixas, adesivos, banners, entre outros.

Os prédios públicos municipais também entram no incentivo à coleta seletiva, com a distribuição em todos eles de novas caixas para depósito de material reciclável, principalmente papel de escritório.

Como separar – Em Santo André é muito fácil reciclar. Materiais como embalagens, vidro, papel, plástico e metal devem ser separados do lixo orgânico, que abrange restos de comida, papéis sanitários, guardanapos, entre outros. O caminhão que recolhe os resíduos secos passa em toda cidade pelo menos uma vez por semana. No Centro, o recolhimento é diário. Além disso, o Semasa disponibiliza Postos de Entregas Voluntárias (PEVs) para recicláveis. Ao todo são 84 endereços equipados com os PEVs.
Já materiais volumosos ou perigosos, como madeira, móveis velhos, restos de entulho, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias devem ser levados para uma das 17 estações de coleta (ou ecopontos) da cidade.
Triagem – Todo o material recolhido pelos caminhões é encaminhado para as cooperativas de reciclagem Coopcicla e Cidade Limpa, que hoje estão instaladas na Central de Triagem de Resíduos Recicláveis, no bairro Cidade São Jorge. Diariamente, são 33 toneladas de resíduos secos recolhidos na cidade, que são pesados devidamente e distribuídos nos galpões das duas cooperativas.

Histórico – A coleta seletiva em Santo André existe desde 1996 e, em 2000, passou a abranger toda a cidade. Como comparativo, a capital do Paraná, Curitiba, possui programas de reciclagem desde 1989 e conta com 22% de reaproveitamento do lixo reciclável. Já no município de São Paulo, somente um terço das residências conta com os serviços de coleta seletiva porta a porta. Das 12,5 toneladas de lixo diário recolhidas na capital paulista, apenas 4% são reaproveitadas. A meta da capital é atingir 10% até 2016.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....