14/04/2015 Coleta seletiva andreense vai além do porta a porta

Santo André, 14 de abril de 2015 – A coleta seletiva em Santo André não se resume a separação e descarte correto de resíduos secos e úmidos por parte da população. Além da coleta porta a porta, existem ações específicas, que visam combater o descarte irregular, em andamento.

No caso dos resíduos de construção civil e demolição, por exemplo, foi iniciada na cidade, em 2013, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do ABC, a campanha Operação Obra Limpa. A ação tem como objetivo combater o descarte irregular deste tipo de material, que é crime ambiental, por meio da colaboração das empresas de caçamba e apoio dos moradores das sete cidades.

Merece destaque também o posicionamento da cidade em relação à Logística Reversa. Prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, de 2010, ela consiste em acordos que o governo federal está fazendo como o setor industrial prevendo a restituição ao fabricante dos resíduos descartados após o uso do produto. O objetivo é que esse “lixo” possa ser reaproveitado de uma forma ambientalmente adequada.

Dos acordos previstos federativamente, Santo André já tem ações específicas em andamento quanto ao descarte e destinação corretos de lâmpadas fluorescentes e eletroeletrônicos. Além destes, a cidade também é pioneira no descarte e destinação correto de diversos outros materiais, como pneus, pilhas e baterias, telhas de amianto, óleo de cozinha, madeira e entulho. A população pode encaminhar até 1m³ de resíduos de pequenas construções para as 17 estações de coleta da cidade. O volume equivale a 10 sacos de 100 litros.

Vale lembrar que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental passível de multa e detenção. O valor da infração pode chegar a 10.000 FMPs (Fator Monetário Padrão – cerca de R$ 28.173,00). A população pode e deve denunciar o descarte irregular ao Semasa, por meio do número 115, da Central de Atendimento.

Quantidade de produtos entregues nas estações de coleta em 2014:

PNEUS – 732 ton: empresa recebe e recicla material, que vira combustível para a secagem de cimento, no reparo de trincas de asfalto em rodovias e até mesmo para a confecção de tapetes para automóveis.

PILHAS E BATERIAS – 5,5 ton: além das 17 estações, elas podem ser entregues em 53 outros pontos da cidade.

TELHAS DE AMIANTO – 5,5 ton: material pode ser entregue somente nas estações de coleta Antonia e Bom Pastor, onde é encaminhado para um aterro industrial.

LÂMPADAS FLUORESCENTES – 57 mil unidades: vapor de mercúrio é separado dos demais elementos e rejeito segue para aterro de produtos perigosos.

ÓLEO DE COZINHA – 12.650 litros: o produto é recolhido e entregue a parceiro, que o usa na confecção de sabão.

ENTULHO – 60 mil ton: é reciclado no aterro e utilizado na execução de pista para acesso dos caminhões.

MADEIRA – 17 mil ton: uma máquina instalada no aterro tritura os pedaços grandes de madeira e o material é encaminhado para indústria, que o utiliza como fonte de energia.

ELETROELETRÔNICOS: todas as estações de coleta recebem eletroeletrônicos, que são separados na Central de Triagem e comercializados pelas cooperativas.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...