14/04/2015 Cidade busca ampliar também a qualidade dos resíduos recolhidos

Santo André, 14 de abril de 2015 – A nova campanha para incentivar a coleta seletiva em Santo André ajudará a cidade a expandir seus índices de recolhimento e reciclagem de resíduos secos. Atualmente em 8%, a cidade estima atingir novamente os 20%. Mas o crescimento percentual não é o único objetivo. Aumentar a qualidade do material recolhido também é considerado vital neste processo, por exercer influencia direta no índice de aproveitamento e reciclagem dos resíduos secos quando chegam às cooperativas.

Pensando em informar a população quanto a isso, a campanha traz dicas de separação e fala sobre os materiais que podem ou não ser considerados secos e recicláveis.

Muitas vezes, surgem dúvidas na hora da separação: que tipo de plástico incluir, se existe necessidade de higienização dos materiais, como armazená-los até a data de recolhimento, entre outras.

O Semasa recomenda que, na dúvida, embalagens e plásticos em geral sejam separados junto aos resíduos secos e encaminhados para a reciclagem. Quanto à higienização, não é necessária, mas é preciso bom senso ao descartar resíduos que, embora secos, já estejam comprometidos pelos úmidos e orgânicos.

Os resíduos secos que podem e devem ser separados para a coleta seletiva, podem ser classificados em quatro categorias gerais: plástico em geral, papéis, metais e vidro.

O descarte de materiais que não se encaixem em nenhuma dessas categorias, como entulho, madeira, pneus e eletroeletrônicos, deve ser feito de maneira diferenciada, diretamente nas estações de coleta do Semasa espalhadas pela cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...

Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

07/10/2021: Semasa beneficia escolas de Santo André com implantação de hortas

Plantio faz parte das ações promovidas pelo trabalho socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera  Santo André, 7 de outubro de 2021 – Espaços que estavam ociosos em escolas estaduais e municipais de Santo André começaram a ganhar um destino nobre. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou ações de agricultura urbana, beneficiando a comunidade escolar com a plantação de frutos, temperos, ervas aromáticas e hortaliças. A implantação de hortas é mais uma atividade do...

Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

06/10/2021: Santo André volta a realizar licenciamento ambiental em área de manancial

Liberação foi realizada pelo Comitê da Bacia do Alto Tietê após compatibilização da legislação municipal Santo André, 6 de outubro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), voltará a licenciar atividades e empreendimentos nas áreas de manancial do município. Os pedidos serão feitos de forma digital pelo sistema Acto (https://santoandre.inmov.net.br/) a partir de 5 de novembro. Santo André interrompeu o licenciamento em áreas de APRM (Áreas...