14/04/2015 Cidade busca ampliar também a qualidade dos resíduos recolhidos

Santo André, 14 de abril de 2015 – A nova campanha para incentivar a coleta seletiva em Santo André ajudará a cidade a expandir seus índices de recolhimento e reciclagem de resíduos secos. Atualmente em 8%, a cidade estima atingir novamente os 20%. Mas o crescimento percentual não é o único objetivo. Aumentar a qualidade do material recolhido também é considerado vital neste processo, por exercer influencia direta no índice de aproveitamento e reciclagem dos resíduos secos quando chegam às cooperativas.

Pensando em informar a população quanto a isso, a campanha traz dicas de separação e fala sobre os materiais que podem ou não ser considerados secos e recicláveis.

Muitas vezes, surgem dúvidas na hora da separação: que tipo de plástico incluir, se existe necessidade de higienização dos materiais, como armazená-los até a data de recolhimento, entre outras.

O Semasa recomenda que, na dúvida, embalagens e plásticos em geral sejam separados junto aos resíduos secos e encaminhados para a reciclagem. Quanto à higienização, não é necessária, mas é preciso bom senso ao descartar resíduos que, embora secos, já estejam comprometidos pelos úmidos e orgânicos.

Os resíduos secos que podem e devem ser separados para a coleta seletiva, podem ser classificados em quatro categorias gerais: plástico em geral, papéis, metais e vidro.

O descarte de materiais que não se encaixem em nenhuma dessas categorias, como entulho, madeira, pneus e eletroeletrônicos, deve ser feito de maneira diferenciada, diretamente nas estações de coleta do Semasa espalhadas pela cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...