14/04/2015 Cidade busca ampliar também a qualidade dos resíduos recolhidos

Santo André, 14 de abril de 2015 – A nova campanha para incentivar a coleta seletiva em Santo André ajudará a cidade a expandir seus índices de recolhimento e reciclagem de resíduos secos. Atualmente em 8%, a cidade estima atingir novamente os 20%. Mas o crescimento percentual não é o único objetivo. Aumentar a qualidade do material recolhido também é considerado vital neste processo, por exercer influencia direta no índice de aproveitamento e reciclagem dos resíduos secos quando chegam às cooperativas.

Pensando em informar a população quanto a isso, a campanha traz dicas de separação e fala sobre os materiais que podem ou não ser considerados secos e recicláveis.

Muitas vezes, surgem dúvidas na hora da separação: que tipo de plástico incluir, se existe necessidade de higienização dos materiais, como armazená-los até a data de recolhimento, entre outras.

O Semasa recomenda que, na dúvida, embalagens e plásticos em geral sejam separados junto aos resíduos secos e encaminhados para a reciclagem. Quanto à higienização, não é necessária, mas é preciso bom senso ao descartar resíduos que, embora secos, já estejam comprometidos pelos úmidos e orgânicos.

Os resíduos secos que podem e devem ser separados para a coleta seletiva, podem ser classificados em quatro categorias gerais: plástico em geral, papéis, metais e vidro.

O descarte de materiais que não se encaixem em nenhuma dessas categorias, como entulho, madeira, pneus e eletroeletrônicos, deve ser feito de maneira diferenciada, diretamente nas estações de coleta do Semasa espalhadas pela cidade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

25/03/2024: Santo André realiza eleição complementar para Conselho de Gestão e Saneamento Ambiental

Entidades representantes de povos e comunidades tradicionais poderão se inscrever para vagas no Comugesan Santo André, 25 de março de 2024 – O Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André (Comugesan) está com inscrições abertas para eleição complementar de vagas remanescentes destinadas exclusivamente a entidades da sociedade civil representantes de povos e comunidades tradicionais de Santo André. A eleição acontece no dia 21 de maio e os interessados podem se inscrever até 20 de abril. Os...

Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

22/03/2024: Santo André flagra descarte irregular de resíduos no Parque Erasmo Assunção

Moradores foram autuados; disposição ilegal de materiais tem sido frequente na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para reformas Santo André, 22 de março de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) autuou moradores por descarte irregular de materiais na manhã desta sexta-feira (22), no Parque Erasmo Assunção. Os resíduos foram colocados na calçada da Estação de Coleta Erechim, que está fechada temporariamente para passar por obras de reforma. Desde...

Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

22/03/2024: Santo André interdita bares na Vila Luzita e Vila Guarani por ruído excessivo

Locais descumpriram a legislação vigente e já haviam sido autuados pela fiscalização ambiental Santo André, 22 de março de 2023 – Dando continuidade às ações para garantir o sossego público e o combate à poluição sonora, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou a interdição de dois bares nesta sexta-feira (22) por infrações relacionadas à emissão de ruído excessivo. Ambos os locais promoviam eventos com música ao vivo, especialmente no período noturno, e apresentavam recorrência...

Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

22/03/2024: Moeda Verde é destaque no prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards

Programa andreense que troca recicláveis por hortifrúti foi finalista na categoria “Cidade Sustentável” Santo André, 21 de março de 2024 – O programa Moeda Verde mais uma vez obteve reconhecimento nacional por ser uma iniciativa que contribui para a construção de um futuro mais sustentável. Nesta quinta-feira (21), a ação andreense foi uma das três finalistas do prêmio Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, edição brasileira do maior evento de tecnologia do mundo, o Smart City Expo World Congress,...