09/04/2015 Cartilha orienta população sobre importância das árvores na cidade

Santo André, 09 de abril de 2015 – Os agentes ambientais do Semasa, da Defesa Civil e do Departamento de Parque e Áreas Verdes (DPAV) da Prefeitura de Santo André têm à disposição um novo instrumento para orientarem a população sobre a importância das árvores na cidade.

A cartilha “Árvore. Essencial ao equilíbrio da vida” foi desenvolvida para mostrar de maneira didática os benefícios que as árvores proporcionam à cidade e para tirar dúvidas dos moradores sobre queda, plantio, poda, remoção e fiscalização.

O material quer demonstrar que nem todas as árvores que caem estão doentes. O objetivo é fazer com que as pessoas se lembrem de que, além de pedir a supressão, têm de plantar novas árvores.

A publicação surgiu a partir do aumento de solicitações da população para a vistoria em árvores, observado durante o último verão, consequência dos fortes ventos que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo.

Apenas a Defesa Civil recebeu entre o início do Programa Operação Chuvas de Verão (1º de dezembro) e o final da estação (31 de março), 375 ligações informando problemas com quedas de galhos ou árvores, ou pedindo análise de risco de queda. O número foi 42% maior do que o do verão 2013/2014, quando foram registradas 264 solicitações do tipo.

A cartilha tem, por exemplo, informações sobre como funciona o plantio e como adotar uma árvore; quando o DPAV deve ser acionado e quando é a Defesa Civil que atua; dá dicas de prevenção para evitar acidentes, além de explicar como é realizada a fiscalização ambiental quando uma árvore é removida.

A publicação será entregue prioritariamente pelos agentes públicos a moradores que solicitarem vistorias para análise de risco. Mas o material também está disponível no site do Semasa e pode ser baixado e impresso por qualquer pessoa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....