27/03/2015 5º dia de paralisação dos funcionários da limpeza pública

Santo André, 27 de março de 2015 – Diante da greve dos funcionários da limpeza pública de Santo André, o Semasa informa que:

– Desde o início do movimento, na última segunda-feira, até o final da tarde desta sexta-feira, o Semasa e a Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, têm se empenhado em colocar equipes e equipamentos próprios nas ruas para amenizar o problema do acúmulo do lixo causado pela greve. O Semasa também têm feito gestões junto à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal para que escoltas sejam colocadas à disposição das equipes de limpeza que não aderiram ao movimento. Reiteramos que o prefeito Carlos Grana vem acompanhando de perto as negociações para uma solução breve do impasse, bem como garantir a segurança para cumprimento de liminar que estabelece a continuidade de 70% do efetivo de coleta para serviços emergencial.

– Nestes cinco dias de movimento, as equipes emergenciais conseguiram coletar 520 toneladas de lixo, o que corresponde a menos de um dia de coleta em Santo André. Diariamente, 650 toneladas de resíduos são coletadas na cidade.

– Hoje, 5º dia do movimento, foram colocados nas ruas, com escolta da Guarda Civil, 11 caminhões de coleta, com 44 funcionários. Foram atendidos, além do Centro, os bairros Vila Pires, Cidade São Jorge, Vila Helena, Marajoara, Jardim Progresso, Vila América e Homero Thon. Em um dia de trabalho normal, são 250 funcionários na ativa.

– O Semasa tem solicitado para a população não levar lixo às estações de coleta de recicláveis, que estão fechadas. Mesmo assim, muitos moradores deixam seus resíduos na frente destes locais, o que agrava o problema para a vizinhança. Hoje, 12 caminhões de lixo foram retirados da frente da Estação de Coleta Centreville (praça Eurico Gaspar Dutra), no Parque Gerassi. Na quinta, já havia ocorrido coleta emergencial na Estação Ipanema, na Av. Capitão Mario Toledo de Camargo.

– Hoje, outros 16 funcionários da terceirizada, 4 caminhões e uma máquina limparam outro ponto viciado de descarte, na rua Beckham, em Utinga, nas proximidade da estação de trem.

– Em todos estes dias, têm sido priorizadas a coleta do lixo orgânico nos hospitais. A coleta de infectantes está normalizada desde quarta-feira.

– As feiras livres também têm sido priorizadas, com distribuição de sacos para os feirantes, além da coleta e lavagem das vias com carro-pipa. São 24 funcionários destinados a esta tarefa.

– Durante todas as madrugadas desde o início do movimento, 15 varredores e outros 10 funcionários operacionais e motoristas se responsabilizam pela limpeza do Centro e pontos estratégicos. Na última madrugada, foi feita a limpeza também da Vila Pires e a área comercial da Vila Assunção.

– Todo lixo recolhido tem sido levado para o Aterro Municipal, onde a PM permanece para garantir a segurança.

ESQUEMA DE LIMPEZA EMERGERCIAL DE FIM DE SEMANA

– Sábado pela manhã sairão 14 caminhões compactadores, com escolta da Guarda Municipal, 3 equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, com basculante para a limpeza da frente e do entorno das estações de coleta Palmeiras (Prestes Maia), Carnaúba (Tamarutaca) e Caminho do Pilar.

– À tarde, duas equipes com compactadores mais caminhão-pipa farão a limpeza das 12 feiras livres do sábado. À noite a coleta volta aos pontos mais críticos da cidade, como áreas comerciais.

– No domingo, 2 equipes próprias com basculantes e máquinas vão priorizar a limpeza das caçambas de núcleos habitacionais.

– Ainda no domingo, se repete o esquema de limpeza em todas as 14 feiras livres à tarde e, à noite, volta a ser feita coleta emergencial em pontos estratégicos.

O Semasa volta a pedir que a população evite colocar o lixo na rua enquanto o impasse não se resolve.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...